Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Importância da decomposição

Clique aqui e descubra a importância da decomposição para nosso planeta e para a manutenção da vida.

Que maravilha seria se todos os alimentos não estragassem com o tempo, não é mesmo? Apesar de parecer uma vantagem, a falta de organismos decompositores poderia ser um grave problema mundial. Acompanhe-nos nessa leitura e descubra o porquê!

Primeiramente devemos lembrar que todos os seres vivos são formados por matéria orgânica e, assim que eles morrem, essa matéria é degradada. Esse processo natural é chamado de decomposição e é realizado por seres heterotróficos chamados de decompositores. Como exemplo desses seres, podemos citar os fungos e as bactérias.

Os seres decompositores nutrem-se dos restos de seres vivos, tais como plantas e animais, e liberam na natureza sais minerais e outros nutrientes. Esses nutrientes são então utilizados pelos organismos produtores, como as plantas, sendo, portanto, reaproveitados. Dessa forma, podemos concluir que a decomposição favorece a ciclagem dos nutrientes.

A decomposição faz com que cadáveres de animais, restos de plantas e até mesmo nossos alimentos sejam degradados. É por isso que muitas vezes esse processo não é visto com bons olhos. Entretanto, a decomposição é fundamental para a manutenção da cadeia alimentar, além de evitar que o planeta seja um grande depósito de seres mortos. Sem a decomposição seria impossível, por exemplo, a manutenção da vida, uma vez que alguns nutrientes não retornariam ao meio e os organismos, que não conseguiriam obtê-los, morreriam.


O processo de decomposição faz com que os nutrientes retornem ao meio

Todos os compostos orgânicos que são capazes de sofrer decomposição recebem o nome de biodegradáveis e aqueles que não sofrem esse processo são chamados de não biodegradáveis.

Curiosidade: Vale lembrar que, em alguns casos, os organismos não sofrem total decomposição, mas podem ser cobertos por sedimentos e âmbar ou passar por congelamento, por exemplo. Nesses casos, podem ser formados fósseis, que são restos de organismos antigos ou evidências de sua existência preservados.


Por Ma. Vanessa dos Santos

A decomposição promove o apodrecimento dos alimentos A decomposição promove o apodrecimento dos alimentos
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Como encher um balão utilizando a Química?

Ciências

Cadeia e teia alimentar

Ciências

Importância das bactérias

Ciências

Bactérias

Últimos artigos

Período Helenístico

Período Helenístico foi iniciado com a conquista da Grécia pelos macedônicos e ficou marcado pela difusão da cultura grega a partir do reinado de Alexandre, o Grande.

Império Carolíngio

Império Carolíngio foi a continuidade do Reino dos Francos sob o controle da Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino, o Breve em meados do século VII.

Civilização Micênica

Civilização Micênica foi uma das grandes civilizações do período de formação do povo grego, conhecida por suas grandes cidades fortificadas e pelo seu bom comércio.

Peste de Atenas

Peste de Atenas foi uma epidemia que atingiu essa cidade grega em 430-427 a.C., bem no início da Guerra do Peloponeso, causando milhares de mortes.