Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Bactérias

Conheça as bactérias, seres unicelulares que podem, sim, fazer bem aos seres humanos.

As bactérias são seres unicelulares, procariontes e muito abundantes em todo o planeta. Algumas espécies de bactérias causam doenças, enquanto que outras espécies vivem em harmonia com os seres vivos.

Existem algumas bactérias que conseguem absorver o nitrogênio do ar. Essas bactérias se fixam nas raízes de algumas plantas leguminosas, como o feijão e a soja, repassando à planta todo o nitrogênio absorvido por elas. Com a presença do nitrogênio, a planta consegue crescer mais e gerar melhores frutos; e em troca, a planta oferece às bactérias alimento e moradia. Essa relação que a bactéria mantém com a planta é uma relação harmoniosa que favorece os dois lados.

Figura mostrando os nódulos em uma raiz de leguminosa. Esses nódulos possuem células que estão repletas de bactérias
Figura mostrando os nódulos em uma raiz de leguminosa. Esses nódulos possuem células que estão repletas de bactérias

Algumas bactérias são chamadas de saprófagas porque se alimentam de matéria orgânica em decomposição. Elas são muito importantes para o meio ambiente, pois são capazes de degradar todo e qualquer tipo de substância orgânica, mantendo o ambiente limpo, sem acúmulo de matéria orgânica.

Certas bactérias, ao realizarem o processo de respiração, produzem um composto chamado de ácido láctico. Esse composto é muito utilizado na produção de alguns alimentos como queijo, coalhadas e iogurtes. Outras bactérias, também pelo processo da respiração, originam um composto denominado álcool etílico, que é utilizado na produção de bebidas alcoólicas.

Os lactobacilos convivem em harmonia com os seres humanos
Os lactobacilos convivem em harmonia com os seres humanos

Há bactérias que vivem em nosso organismo e não nos causam nenhum mal. É o caso das bactérias chamadas de lactobacilos, que vivem em diversas partes do nosso corpo, como o intestino, e impedem o desenvolvimento de outras bactérias que causam doenças.

As bactérias chamadas de bactérias parasitas conseguem alimento através dos tecidos corporais dos seres vivos, causando doenças como lepra, coqueluche, tuberculose, cólera, tétano, entre outras.

Algumas bactérias podem causar doenças graves nos seres humanos
Algumas bactérias podem causar doenças graves nos seres humanos

Os antibióticos são os medicamentos mais indicados para combater as doenças causadas por bactérias. Algumas doenças, como o tétano e a coqueluche, que são causadas por bactérias, podem ser prevenidas com a vacinação, mas a melhor forma de se prevenir de muitas doenças bacterianas é mantendo uma boa higiene.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

As bactérias são seres unicelulares e procariontes As bactérias são seres unicelulares e procariontes
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Cadeia alimentar

Ciências

Eutrofização

Ciências

Importância da decomposição

Ciências

Produção do vinagre

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.