Ciclo do Carbono

Entenda o que é o ciclo do carbono e como ele ocorre na natureza.

O carbono é um elemento químico que faz parte das moléculas orgânicas dos seres vivos O carbono é um elemento químico que faz parte das moléculas orgânicas dos seres vivos

Para entendermos o que é o ciclo do carbono, é importante sabermos que todos os organismos vivos, sejam eles autótrofos ou heterótrofos, são formados por moléculas orgânicas, como carboidratos, proteínas, lipídios e ácidos nucleicos, e que todos esses compostos orgânicos têm átomos de carbono em sua composição.

Mas... você deve estar se perguntando, como os seres vivos conseguem absorver o carbono?

Você já ouviu falar no gás carbônico (CO2)? Aquele gás que está presente na atmosfera e é um dos ingredientes necessários à fotossíntese realizada pelos seres autótrofos, ou seja, pelos vegetais?

Pois é, tudo começa com a fotossíntese que os vegetais realizam. No artigo A fotossíntese nas plantas”, vimos que todos os vegetais são capazes de realizar a fotossíntese e que um dos produtos desse fenômeno é a glicose, que é consumida pelo próprio vegetal, mas também por outros animais, que não são capazes de produzirem o próprio alimento, ou seja, os seres heterótrofos. No artigo Cadeia alimentar”, conseguimos entender muito bem como os animais que não conseguem produzir o próprio alimento conseguem obtê-lo através dos vegetais.

Na cadeia alimentar, a energia armazenada em um ser vivo é transferida para outro no momento em que ele o consome

Agora que já sabemos de onde o carbono que compõem as nossas moléculas orgânicas vem, vamos ver como ocorre o ciclo desse elemento químico na natureza.

Através da fotossíntese, os vegetais conseguem utilizar o gás carbônico presente na atmosfera

Em primeiro lugar, as plantas utilizam o gás carbônico presente na atmosfera para a realização da fotossíntese, transformando-o em matéria orgânica. Em seguida, parte dessa matéria orgânica é consumida pelos próprios vegetais em sua respiração, ficando a outra parte armazenada em seus tecidos.

Quando um ser heterótrofo se alimenta de qualquer vegetal, ele consome aquela matéria orgânica que estava armazenada. Essa matéria é utilizada nos processos metabólicos do animal, como a respiração, por exemplo, que libera gás carbônico para o ambiente.  O processo da respiração de todos os seres vivos, sejam eles micro-organismos, animais ou vegetais, libera gás carbônico para a atmosfera e, consequentemente, átomos de carbono.

A decomposição da matéria orgânica, ou seja, a decomposição dos corpos dos seres vivos após sua morte, também libera gás carbônico para a atmosfera.

Outro processo que libera grandes quantidades de gás carbônico para a atmosfera é a queima de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral.

A queima de combustíveis fósseis constitui uma grande fonte de gás carbônico para a atmosfera

Aproveite para conferir as nossas videoaulas sobre o assunto:

Por Escola Kids

Carbono

Ciclo do nitrogênio

Ciclo do oxigênio

Ciclos biogeoquímicos

Presidente da república

Presidente da república é a autoridade máxima em nosso país. É eleito(a) por meio do voto popular para um mandato de quatro anos.

Porquinho-da-índia

O porquinho-da-índia é um mamífero roedor que possui corpo pequeno e orelhas curtas. Ele pode ser criado como animal de estimação.

Escambo

O escambo é uma modalidade de transação que foi muito comum na Antiguidade. Por meio desse acordo, realiza-se a troca de mercadorias ou serviços.

Nucleotídeo

O nucleotídeo é a subunidade que forma o DNA e o RNA. Cada nucleotídeo é constituído por um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada.