Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Carbono

Entenda o que é o carbono e veja como ele é importante para a origem e manutenção da vida.

O que você, a grafite do lápis e o diamante têm em comum? Todos são constituídos de carbono! O que você, a grafite do lápis e o diamante têm em comum? Todos são constituídos de carbono!

No texto Do que são feitas todas as coisas foi explicado que tudo é constituído de minúsculas partículas chamadas de átomos e que os elementos químicos são formados por átomos do mesmo tipo. Os átomos que formam cada elemento diferenciam-se pela quantidade de prótons (partículas positivas presentes no núcleo).

O carbono, que é um elemento químico, também é formado por um conjunto de átomos iguais. Todos os átomos de carbono possuem seis prótons em seu núcleo. A seguir temos um desenho que representa dois modelos de como seriam os átomos que formam o carbono:


Modelos de átomos de carbono

Todos os elementos conhecidos estão registrados na Tabela Periódica, desde o mais leve, que é o Hidrogênio (H - com um próton), até o mais pesado, que até agora é Ununóctio (Uuo - com 118 prótons). O carbono também aparece na Tabela Periódica como o sexto elemento contando da esquerda para a direita:


Elemento carbono na Tabela Periódica

O carbono tem uma propriedade especial: ele consegue realizar quatro ligações químicas diferentes. Isso significa que, além de conseguir unir-se com átomos de outros elementos, como o hidrogênio, o oxigênio, o nitrogênio, o enxofre e o fósforo, o carbono também consegue ligar-se de diferentes formas com outros átomos de carbono.

O resultado é a formação de milhares de compostos de carbono que estão presentes na natureza, em rochas, nos minerais, nos produtos feitos nas indústrias, nos plásticos, na fumaça, no petróleo, nas plantas e dentro de nosso próprio corpo.

Para você conseguir imaginar como isso acontece, pense no carbono como uma bolinha cinza e veja a seguir como os seus átomos ligam-se e formam diversos tipos de substâncias:


Ilustração de substâncias de carbono

Logo mais a seguir temos a representação do diamante e da grafite que vem dentro do lápis que usamos para desenhar e escrever. Você sabe o que esses dois materiais têm em comum? Pode não parecer, mas os dois são formados somente por átomos de carbono.

Sabemos que eles são totalmente diferentes, mas isso acontece porque seus átomos estão unidos de formas diferentes. Veja a estrutura de cada um:

Estruturas formadas por carbono puro de grafite e diamante
Estruturas formadas por carbono puro de grafite e diamante

A gasolina que faz o carro movimentar-se é feita de vários compostos do carbono, como os mostrados a seguir:


O heptano e o isoctano são alguns dos compostos de carbono que constituem a gasolina

Quando nós respiramos ou quando acendemos uma fogueira, lançamos para a atmosfera gás carbônico, que também é um composto do carbono (CO2).

O nosso corpo é formado de carbono, além de outros elementos químicos. Na verdade, todas as formas de vida conhecidas, que incluem os humanos, os animais e as plantas, contêm obrigatoriamente o carbono em sua constituição.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Você pode se interessar também

Ciências

Ciclo do carbono

Ciências

Do que são feitas todas as coisas?

Ciências

Tabela Periódica

Ciências

Átomos e Moléculas

Últimos artigos

Aspas

As aspas são sinais gráficos usados para destacar palavras ou expressões. São muito comuns para marcar a mudança da fala ou para indicar expressões que precisam de destaque.

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.