Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Carbono

Entenda o que é o carbono e veja como ele é importante para a origem e manutenção da vida.

No texto Do que são feitas todas as coisas foi explicado que tudo é constituído de minúsculas partículas chamadas de átomos e que os elementos químicos são formados por átomos do mesmo tipo. Os átomos que formam cada elemento diferenciam-se pela quantidade de prótons (partículas positivas presentes no núcleo).

O carbono, que é um elemento químico, também é formado por um conjunto de átomos iguais. Todos os átomos de carbono possuem seis prótons em seu núcleo. A seguir temos um desenho que representa dois modelos de como seriam os átomos que formam o carbono:

Modelos de átomos de carbono
Modelos de átomos de carbono

Todos os elementos conhecidos estão registrados na Tabela Periódica, desde o mais leve, que é o Hidrogênio (H - com um próton), até o mais pesado, que até agora é Ununóctio (Uuo - com 118 prótons). O carbono também aparece na Tabela Periódica como o sexto elemento contando da esquerda para a direita:

Elemento carbono na Tabela Periódica
Elemento carbono na Tabela Periódica

O carbono tem uma propriedade especial: ele consegue realizar quatro ligações químicas diferentes. Isso significa que, além de conseguir unir-se com átomos de outros elementos, como o hidrogênio, o oxigênio, o nitrogênio, o enxofre e o fósforo, o carbono também consegue ligar-se de diferentes formas com outros átomos de carbono.

O resultado é a formação de milhares de compostos de carbono que estão presentes na natureza, em rochas, nos minerais, nos produtos feitos nas indústrias, nos plásticos, na fumaça, no petróleo, nas plantas e dentro de nosso próprio corpo.

Para você conseguir imaginar como isso acontece, pense no carbono como uma bolinha cinza e veja a seguir como os seus átomos ligam-se e formam diversos tipos de substâncias:

Ilustração de substâncias de carbono
Ilustração de substâncias de carbono

Logo mais a seguir temos a representação do diamante e da grafite que vem dentro do lápis que usamos para desenhar e escrever. Você sabe o que esses dois materiais têm em comum? Pode não parecer, mas os dois são formados somente por átomos de carbono.

Sabemos que eles são totalmente diferentes, mas isso acontece porque seus átomos estão unidos de formas diferentes. Veja a estrutura de cada um:

Estruturas formadas por carbono puro de grafite e diamante
Estruturas formadas por carbono puro de grafite e diamante

A gasolina que faz o carro movimentar-se é feita de vários compostos do carbono, como os mostrados a seguir:

O heptano e o isoctano são alguns dos compostos de carbono que constituem a gasolina
O heptano e o isoctano são alguns dos compostos de carbono que constituem a gasolina

Quando nós respiramos ou quando acendemos uma fogueira, lançamos para a atmosfera gás carbônico, que também é um composto do carbono (CO2).

O nosso corpo é formado de carbono, além de outros elementos químicos. Na verdade, todas as formas de vida conhecidas, que incluem os humanos, os animais e as plantas, contêm obrigatoriamente o carbono em sua constituição.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

O que você, a grafite do lápis e o diamante têm em comum? Todos são constituídos de carbono! O que você, a grafite do lápis e o diamante têm em comum? Todos são constituídos de carbono!
Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Você pode se interessar também

Ciências

Ciclo do Carbono

Ciências

Tabela Periódica

Ciências

Átomos e Moléculas

Ciências

Do que são feitas todas as coisas?

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.