Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Fotossíntese

A fotossíntese converte energia solar em energia química utilizando-a para realização da síntese de compostos orgânicos, como açúcares, a partir de dióxido de carbono e água.

por Vanessa Sardinha dos Santos
A fotossíntese converte energia solar em energia química, utilizando a última para realização da síntese de compostos orgânicos. A fotossíntese converte energia solar em energia química, utilizando a última para realização da síntese de compostos orgânicos.

A fotossíntese transforma energia solar em energia química, com a utilização da última para realização da síntese de compostos orgânicos, como açúcares, a partir de dióxido de carbono e água.

Como ocorre a fotossíntese?

A fotossíntese é um processo realizado por organismos autotróficos fotossintetizantes, como plantas, algas e alguns procariontes. Eles captam a luz solar, transformam em energia química e produzem os compostos orgânicos (carboidratos ou açúcares) a partir de água e dióxido de carbono. Ao final do processo, oxigênio é liberado no ambiente.

Leia também: Seres autotróficos e heterotróficos

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cloroplastos e os pigmentos fotossintetizantes

A fotossíntese ocorre nos cloroplastos, que são organelas presentes nas células dos organismos eucariontes fotossintetizantes. Essas organelas armazenam os pigmentos fotossintetizantes, que são responsáveis pela absorção da luz. Existem diversos tipos de pimentos fotossintetizantes, como clorofilas e carotenoides. O principal deles é a clorofila-a.

Os cloroplastos são constituídos por membrana dupla e DNA próprio. Apresentam um espaço interno denominado de estroma, onde estão presentes enzimas que são utilizadas na fase de fixação do carbono na fotossíntese. Nos cloroplastos, são encontradas também, entre membranas denominadas de lamelas, vesículas achatadas, os tilacoides. Esses encontram-se empilhados formando estruturas denominadas grana, onde encontramos os pigmentos.

A fotossíntese ocorre nos cloroplastos e produz açúcares e oxigênio, a partir de dióxido de carbono e água.
A fotossíntese ocorre nos cloroplastos e produz açúcares e oxigênio, a partir de dióxido de carbono e água.

Etapas da fotossíntese

A fotossíntese pode ser dividida em duas etapas ou fases, a luminosa e a de fixação de carbono:

→ Fase luminosa ou fotoquímica

Nessa etapa, que ocorre nos tilacoides dos cloroplastos, ocorrem a captação de energia luminosa e a transformação em energia química. Nesse processo, as moléculas dos pigmentos passam para um estado excitado, emitindo parte da energia absorvida. Esses pigmentos estão organizados em dois fotossistemas, que podem ser definidos como unidades de captação de luz presentes nos tilacoides. No fotossistema I, os pigmentos absorvem comprimentos de ondas de 700 nm ou maiores; já no fotossistema II, absorvem-se comprimentos de ondas 680 nm ou menores. Geralmente, os dois fotossistemas atuam em conjunto.

Nessa fase, a energia luminosa é absorvida por pigmentos no fotossistema II e transferida para moléculas de clorofila do centro de reação. Os elétrons energizados são transferidos para um receptor de elétrons. De acordo com a transferência desses elétrons, eles são substituídos por outros provenientes da fotólise da água. Aqui ocorre também a produção de oxigênio.

Alguns pares de elétrons passam para o fotossistema I estimulando a síntese de ATP. A energia absorvida nesse momento estimula as moléculas de clorofila do centro de reação desse fotossistema, e os elétrons energizados são aceitos por uma molécula NADP+. Os elétrons removidos da clorofila são substituídos por outros provenientes do fotossistema II.

Fase de fixação do carbono

Essa fase ocorre no estroma do cloroplasto e inicia-se com o processo de fixação do carbono em um composto orgânico. Nessa etapa são utilizadas as moléculas de NADPH e ATP produzidas na fase luminosa para a produção de açúcares a partir da redução do carbono fixado. As reações que aqui ocorrem são denominadas Ciclo de Calvin e, nesse processo, a maior parte do carbono fixado é convertida em sacarose ou amido.

Leia também: É perigoso dormir com plantas no quarto?

Equação da fotossíntese

O processo de fotossíntese pode ser resumido na seguinte equação:

6 CO2 + 12 H2O + energia luminosa → C6H12O6 + 6 O2 + 6 H2O

Embora essa equação seja bastante utilizada para descrever o processo da fotossíntese, na realidade, as primeiras moléculas a serem formadas não são de glicose (C6H12O6), mas açúcares mais simples com apenas três átomos de carbono.

Importância da fotossíntese

A fotossíntese é essencial para que a vida exista na Terra da maneira que a encontramos hoje, pois, por meio da fotossíntese, é que o oxigênio existente no planeta é produzido. Além disso, a fotossíntese também é responsável pela produção de energia para praticamente todos os seres vivos. Assim, os organismos fotossintetizantes são a base das cadeias alimentares tanto terrestres quanto aquáticas.

Leia também: Como o corpo da planta transporta substâncias?

Os organismos fotossintetizantes (autotróficos) captam a luz solar, transformam em energia química, produzem os compostos orgânicos a partir de água e dióxido de carbono e liberam oxigênio no ambiente. Já os organismos heterotróficos consomem esses compostos orgânicos para obter a energia necessária para seu metabolismo. Nesse processo de obtenção de energia, eles oxidam esses compostos orgânicos com o oxigênio liberado no ambiente pelos organismos fotossintetizantes e liberam o dióxido de carbono, mantendo, assim, o equilíbrio.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Você pode se interessar também

Ciências

Cloroplasto

Ciências

Caules subterrâneos

Ciências

Por que a maioria das folhas é verde?

Ciências

Quimiossíntese

Últimos artigos

Modernismo

O Modernismo foi o principal movimento literário do século XX e teve manifestações na Europa e no Brasil.

Noradrenalina

A noradrenalina ou norepinefrina atua como hormônio e neurotransmissor. Entre suas funções, podemos destacar a ação vasodilatadora e a degradação do glicogênio em glicose.

China

A China é um país localizado no continente asiático e que concentra a maior população do mundo. É atualmente um dos países em maior ascensão econômica.

Guerra das Rosas

A Guerra das Rosas foi um conflito que se arrastou pela segunda metade do século XV, na Inglaterra, e colocou York e Lancaster na disputa pelo trono inglês.