Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

É perigoso dormir com plantas no quarto?

Será que é perigoso dormir com plantas no quarto? Clique e descubra!

É comum ouvir as pessoas dizerem que não devemos dormir com plantas no quarto e que estas podem desencadear dores de cabeça, não é mesmo? Mas será que essa afirmativa é verdadeira?

Primeiramente devemos lembrar que as plantas realizam dois processos importantes: a fotossíntese e a respiração. Na fotossíntese, os organismos fotossintetizantes, como plantas e algas, utilizam energia luminosa para produzir carboidratos, que funcionam como o alimento para esses seres. Durante o processo de fotossíntese, há o consumo de gás carbônico e a liberação de oxigênio.

Assim sendo, para que haja fotossíntese, é necessário que a planta seja exposta à luz. Vale destacar, no entanto, que algumas etapas podem ocorrer na ausência de luminosidade, acontecendo inclusive durante a noite, como é o caso de algumas plantas suculentas.

No processo de respiração, por sua vez, a planta faz uso do oxigênio para conseguir liberar a energia que está armazenada nos carboidratos por ela produzidos. Esse processo, diferentemente da fotossíntese, não necessita de luz. Sendo assim, ocorre durante todo o dia e noite.

Muitas pessoas acreditam que as plantas realizam a respiração apenas durante a noite, quando não há luz para realizar fotossíntese. Entretanto, essa afirmativa é incorreta. O que acontece é que, durante o dia, o oxigênio produzido no processo de fotossíntese é utilizado na respiração, havendo, portanto, uma compensação.

Para confirmar que esse pensamento não passa de um mito, basta fazer algumas perguntas simples: Em todas as vezes que acampamos e dormimos em uma área verde, ficamos com dores de cabeça? Os índios sentem dores de cabeça frequentes? É claro que todas essas respostas são negativas, não é mesmo?

Levando em consideração o consumo de oxigênio, outra pergunta pode surgir: Dormir com muitas pessoas no quarto faz mal? Quando comparados a uma planta, os seres humanos consomem muito mais oxigênio, mas, mesmo assim, não observamos casos de sufocamento ao dormir acompanhado.

Percebe-se, portanto, que quando analisamos a quantidade de oxigênio consumida, as plantas ou outros seres vivos não nos causam nenhum dano. Entretanto, devemos ficar atentos às substâncias produzidas por algumas plantas para afastar herbívoros. Esses produtos podem desencadear reações alérgicas e merecem, portanto, atenção.


Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada:

Dormir com plantas no quarto faz mal para a saúde? Dormir com plantas no quarto faz mal para a saúde?
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Dicas para ter uma boa noite de sono

Ciências

Fotossíntese

Ciências

Plantas

Ciências

Plantas tóxicas

Últimos artigos

Amensalismo

Amensalismo é uma relação ecológica em que uma das espécies envolvidas inibe o crescimento ou a reprodução de outra. Um exemplo dessa interação é a maré vermelha.

Camelos

Camelos são animais mamíferos que se destacam por possuírem duas corcovas, que funcionam como reserva de gordura, ajudando-os em momentos de escassez de alimento.

Maomé

Maomé ou Muhammad é o profeta do islamismo. Segundo a tradição islâmica, foi por meio das pregações dele que o islamismo surgiu como religião no século VII.

Corujas

As corujas são aves conhecidas, principalmente, pelo hábito noturno de algumas espécies, seus grandes olhos e por serem excelentes predadoras.