Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Ciclo do oxigênio

Veja aqui tudo o que você precisa saber a respeito do clico do oxigênio, um dos ciclos biogeoquímicos. Neste texto falaremos sobre as etapas do ciclo do oxigênio, a importância desse ciclo para os organismos vivos e os fatores que podem afetá-lo. Além disso, apresentaremos um breve resumo sobre o tema.

O ciclo do oxigênio é um ciclo biogeoquímico em que observamos a utilização do oxigênio pelos seres vivos e a sua liberação para o meio para que possa ser novamente reaproveitado. Por ser um ciclo biogeoquímico, envolve a passagem do elemento pelos componentes bióticos (seres vivos) e abióticos (sem vida) de um ecossistema.

Veja também: Não sabe o que é um ciclo biogeoquímico? Aprenda aqui!

O oxigênio é um elemento que apresenta como principal reservatório a atmosfera, onde representa 20% do total de gases disponíveis. Na atmosfera, encontramos esse elemento na forma de gás oxigênio (O2) e também na forma de gás carbônico (CO2). O oxigênio está ainda presente formando a água. Temos, portanto, no ecossistema, o oxigênio disponibilizado para os organismos vivos na forma de gás oxigênio (O2), gás carbônico (CO2) e água (H2O). Não podemos nos esquecer de que o oxigênio ainda garante a formação da camada de ozônio.

Leia também: Por que há um buraco na camada de ozônio?

Etapas do ciclo do oxigênio


Veja o esquema acima do ciclo do oxigênio.

Para mostrar as etapas do ciclo do oxigênio, podemos começar a partir da análise de um importante processo realizado por plantas, algas e alguns procariontes (organismos com células sem núcleo celular definido): a fotossíntese, processo em que organismos fotossintetizantes utilizam gás carbônico e água, na presença de luz, e produzem glicose e liberam oxigênio.

A fotossíntese é o principal fator responsável pela produção de oxigênio no planeta, sendo fundamental, portanto, para a vida na Terra. Vale salientar ainda que os principais organismos responsáveis por esse processo são o fitoplâncton marinho (micro-organismos fotossintetizantes, como algas), e não as árvores, como muitos acreditam.

Leia também: Produção de oxigênio pelas algas e árvores

O oxigênio liberado na fotossíntese é utilizado em diferentes processos, tais como a respiração dos seres vivos, combustão (queima) e decomposição. Nessas reações, o oxigênio é utilizado e há liberação de gás carbônico, devolvendo assim o oxigênio à atmosfera. Há também formação de água, que, no caso dos animais, é devolvida para o meio pela transpiração e liberação de urina e fezes.

Verificamos, portanto, que o ciclo do carbono e o ciclo do oxigênio estão intimamente ligados, uma vez que a fotossíntese necessita de gás carbônico e libera oxigênio; na respiração, o oxigênio é utilizado, e o gás carbônico é liberado para o meio.

Importância do ciclo do oxigênio

O ciclo do oxigênio é essencial para os seres vivos, uma vez que esse elemento é utilizado de diversas formas por esses organismos. Como dito, o oxigênio é utilizado na respiração e, sem ele, várias espécies morreriam. O oxigênio ainda participa da formação da camada de ozônio e, portanto, é fundamental na proteção da Terra contra os raios ultravioleta emitidos pelo Sol.

Fatores que interferem no ciclo do oxigênio

Os seres humanos afetam consideravelmente o ciclo do oxigênio, uma vez que é responsável pela liberação de uma grande quantidade de gás carbônico, afetando assim o balanço de oxigênio na Terra. Essa liberação é realizada, principalmente, em decorrência da queima dos combustíveis fósseis e desmatamento.


Na fotossíntese, o gás carbônico é utilizado, e o oxigênio é liberado para o meio.

Além da poluição do ar ocasionada por queima de combustíveis fósseis e desmatamento, o homem interfere na quantidade de oxigênio quando libera gases conhecidos como clorofluorcarbonetos (CFCs), presentes, no passado, em sprays e aparelhos de refrigeração em grande escala. Os CFCs interferem na camada de ozônio por provocar a destruição do ozônio (O3) e a formação de oxigênio. O ozônio garante a proteção do planeta contra os raios ultravioleta vindos do Sol. Por causa da importância do O3 para a vida na Terra, o uso de CFCs atualmente é proibido em muitos locais do planeta.

Leia também: Aquecimento global

Resumo do ciclo do oxigênio

O ciclo do oxigênio garante a movimentação do oxigênio no meio físico e pelos seres vivos. O principal fator de produção de oxigênio no planeta é a fotossíntese, realizada pelos organismos chamados de fotossintetizantes (plantas, algas e alguns procariontes). O oxigênio produzido na fotossíntese é utilizado, principalmente, nos processos de respiração, decomposição e combustão.

No ciclo do oxigênio, observamos a movimentação desse elemento pelos organismos vivos e meio físico. No ciclo do oxigênio, observamos a movimentação desse elemento pelos organismos vivos e meio físico.
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Ciclo do Carbono

Ciências

Ciclos biogeoquímicos

Ciências

Fotossíntese

Ciências

Plâncton

Últimos artigos

Pau-brasil

Pau-brasil foi o primeiro artigo que os portugueses exploraram durante a colonização. Era uma madeira conhecida por permitir a fabricação de um corante avermelhado.

Deuses gregos

Os deuses gregos formavam o chamado panteão da religião dos gregos. Na crença grega, eram imortais, mas tinham forma humana e sentimentos comuns aos dos humanos.

Macacos

Macacos são animais mamíferos da ordem dos primatas que, geralmente, são encontrados vivendo em grupos, os quais apresentam comportamento social.

Tutu

Tutu, no folclore brasileiro, é reconhecido como um monstro disforme que é muito associado com o bicho-papão, o monstro devorador de crianças.