Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Ciclo do oxigênio

Veja aqui tudo o que você precisa saber a respeito do clico do oxigênio, um dos ciclos biogeoquímicos. Neste texto falaremos sobre as etapas do ciclo do oxigênio, a importância desse ciclo para os organismos vivos e os fatores que podem afetá-lo. Além disso, apresentaremos um breve resumo sobre o tema.

No ciclo do oxigênio, observamos a movimentação desse elemento pelos organismos vivos e meio físico. No ciclo do oxigênio, observamos a movimentação desse elemento pelos organismos vivos e meio físico.

O ciclo do oxigênio é um ciclo biogeoquímico em que observamos a utilização do oxigênio pelos seres vivos e a sua liberação para o meio para que possa ser novamente reaproveitado. Por ser um ciclo biogeoquímico, envolve a passagem do elemento pelos componentes bióticos (seres vivos) e abióticos (sem vida) de um ecossistema.

Veja também: Não sabe o que é um ciclo biogeoquímico? Aprenda aqui!

O oxigênio é um elemento que apresenta como principal reservatório a atmosfera, onde representa 20% do total de gases disponíveis. Na atmosfera, encontramos esse elemento na forma de gás oxigênio (O2) e também na forma de gás carbônico (CO2). O oxigênio está ainda presente formando a água. Temos, portanto, no ecossistema, o oxigênio disponibilizado para os organismos vivos na forma de gás oxigênio (O2), gás carbônico (CO2) e água (H2O). Não podemos nos esquecer de que o oxigênio ainda garante a formação da camada de ozônio.

Leia também: Por que há um buraco na camada de ozônio?

Etapas do ciclo do oxigênio


Veja o esquema acima do ciclo do oxigênio.

Para mostrar as etapas do ciclo do oxigênio, podemos começar a partir da análise de um importante processo realizado por plantas, algas e alguns procariontes (organismos com células sem núcleo celular definido): a fotossíntese, processo em que organismos fotossintetizantes utilizam gás carbônico e água, na presença de luz, e produzem glicose e liberam oxigênio.

A fotossíntese é o principal fator responsável pela produção de oxigênio no planeta, sendo fundamental, portanto, para a vida na Terra. Vale salientar ainda que os principais organismos responsáveis por esse processo são o fitoplâncton marinho (micro-organismos fotossintetizantes, como algas), e não as árvores, como muitos acreditam.

Leia também: Produção de oxigênio pelas algas e árvores

O oxigênio liberado na fotossíntese é utilizado em diferentes processos, tais como a respiração dos seres vivos, combustão (queima) e decomposição. Nessas reações, o oxigênio é utilizado e há liberação de gás carbônico, devolvendo assim o oxigênio à atmosfera. Há também formação de água, que, no caso dos animais, é devolvida para o meio pela transpiração e liberação de urina e fezes.

Verificamos, portanto, que o ciclo do carbono e o ciclo do oxigênio estão intimamente ligados, uma vez que a fotossíntese necessita de gás carbônico e libera oxigênio; na respiração, o oxigênio é utilizado, e o gás carbônico é liberado para o meio.

Importância do ciclo do oxigênio

O ciclo do oxigênio é essencial para os seres vivos, uma vez que esse elemento é utilizado de diversas formas por esses organismos. Como dito, o oxigênio é utilizado na respiração e, sem ele, várias espécies morreriam. O oxigênio ainda participa da formação da camada de ozônio e, portanto, é fundamental na proteção da Terra contra os raios ultravioleta emitidos pelo Sol.

Fatores que interferem no ciclo do oxigênio

Os seres humanos afetam consideravelmente o ciclo do oxigênio, uma vez que é responsável pela liberação de uma grande quantidade de gás carbônico, afetando assim o balanço de oxigênio na Terra. Essa liberação é realizada, principalmente, em decorrência da queima dos combustíveis fósseis e desmatamento.


Na fotossíntese, o gás carbônico é utilizado, e o oxigênio é liberado para o meio.

Além da poluição do ar ocasionada por queima de combustíveis fósseis e desmatamento, o homem interfere na quantidade de oxigênio quando libera gases conhecidos como clorofluorcarbonetos (CFCs), presentes, no passado, em sprays e aparelhos de refrigeração em grande escala. Os CFCs interferem na camada de ozônio por provocar a destruição do ozônio (O3) e a formação de oxigênio. O ozônio garante a proteção do planeta contra os raios ultravioleta vindos do Sol. Por causa da importância do O3 para a vida na Terra, o uso de CFCs atualmente é proibido em muitos locais do planeta.

Leia também: Aquecimento global

Resumo do ciclo do oxigênio

O ciclo do oxigênio garante a movimentação do oxigênio no meio físico e pelos seres vivos. O principal fator de produção de oxigênio no planeta é a fotossíntese, realizada pelos organismos chamados de fotossintetizantes (plantas, algas e alguns procariontes). O oxigênio produzido na fotossíntese é utilizado, principalmente, nos processos de respiração, decomposição e combustão.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Ciclo do carbono

Ciências

Ciclos biogeoquímicos

Ciências

Fotossíntese

Ciências

Plâncton

Últimos artigos

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.

Arte rupestre

A arte rupestre são as obras de arte produzidas pelos hominídeos na Pré-História, destacando-se as pinturas e as gravuras.

Semana Santa

A Semana Santa é uma tradição cristã que tem relação com a Páscoa. Essa semana acompanha os últimos dias da vida de Jesus até a sua ressurreição.

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.