Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Plâncton

Descubra o que é o plâncton e a diferença entre o zooplâncton e o fitoplâncton.

Você já deve ter observado em filmes e até mesmo em vídeos na internet algumas baleias abrindo a boca e ingerindo uma grande quantidade de água. Você sabia que naquele momento elas estão se alimentando? Apesar de não conseguirmos ver, existem diversos seres vivos microscópicos na água, os plânctons, que servem de alimento para animais aquáticos.

Os plânctons são formados por pequenos organismos que vivem na superfície da água, sendo arrastados passivamente por ela. Eles podem ser divididos em dois grandes grupos: o fitoplâncton e o zooplâncton. O primeiro grupo é formado por pequenas algas e plantas, já o zooplâncton é formado por pequenos organismos que não realizam fotossíntese, tais como microcrustáceos.


O zooplâncton é formado por pequenos animais

O fitoplâncton é capaz de realizar fotossíntese e constitui a base da cadeia alimentar aquática. Como dito anteriormente, ele é formado por plantas e algas, destacando-se as algas diatomáceas e dinoflagelados. Esses últimos estão relacionados com dois processos bastante interessantes: a maré vermelha e a bioluminescência.

A maré vermelha é um fenômeno que ocorre em decorrência de um aumento exagerado de dinoflagelados, o que acontece em virtude, principalmente, da poluição e da mudança de temperatura e salinidade da água. Esse aumento de algas faz com que a água se torne vermelha, graças à presença de pigmentos, e muitas vezes tóxica, levando à grande mortandade de animais aquáticos.

Já a bioluminescência é um processo que pode ser definido como a emissão de luz por um ser vivo. Observamos esse processo nos vaga-lumes, algumas águas-vivas, dinoflagelados e outros seres vivos. Veja a foto a seguir da luz produzida pelo plâncton no mar das Maldivas.


A bioluminescência é a produção de luz pelos animais

Além do fitoplâncton, há o zooplâncton, que também é importante para a cadeia alimentar aquática, uma vez que inclui os mais variados tipos de animais microscópicos. Além dos já citados microcrustáceos, o zooplâncton é formado por caranguejos, lagostas, peixes e outros animais em estágio larval.

Apesar de não serem vistos facilmente, o plâncton apresenta seres fantásticos de diferentes formas e hábitos de vida. Você imaginava que a vida microscópica era tão interessante?


Por Ma. Vanessa dos Santos

O fitoplâncton é formado por seres fotossintetizantes O fitoplâncton é formado por seres fotossintetizantes
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Maré vermelha

Ciências

Zooplâncton

Ciências

Ciclo do oxigênio

Ciências

Fitoplâncton

Últimos artigos

O que é patrimônio cultural?

Patrimônio cultural é qualquer objeto da cultura material e imaterial que é importante para a cultura de nossa sociedade e que, por isso, é preservado.

Embaixo ou em baixo: junto ou separado?

“Embaixo” é um advérbio de lugar e indica a localização de algo, enquanto “em baixo” é, na verdade, a junção de uma preposição com um adjetivo.

22 de abril – Dia da Terra

O Dia da Terra é comemorado em 22 de abril e é um momento para refletirmos sobre o modo como nos relacionamos com o nosso planeta e que atitudes devemos adotar.

Combustíveis fósseis

Combustíveis fósseis são fontes de energia originadas da decomposição de plantas e animais soterrados ao longo de milhares de anos. São úteis para a produção energética.