Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Maré vermelha

Entenda o que é a maré vermelha, um fenômeno que é resultado do aumento da quantidade de algas no oceano.

A maré vermelha é causada por uma proliferação excessiva de algas A maré vermelha é causada por uma proliferação excessiva de algas

Você já ouviu falar a respeito da maré vermelha? Esse fenômeno ocorre em todos os mares do planeta e caracteriza-se por um aumento exagerado de algumas espécies de algas. Vamos conhecer mais sobre esse processo?

As algas microscópicas ocorrem em grande quantidade em todos os mares e lagos do mundo. Elas fazem parte do chamado fitoplâncton, que constitui a base da cadeia alimentar aquática. Alguns fatores, tais como elevação da temperatura da água, baixa quantidade de sais, mares calmos e o aumento de nutrientes, que geralmente são resultados do lançamento inadequado de resíduos, fazem com que as algas aumentem sua população rapidamente.

Quando as algas aumentam excessivamente, dizemos que ocorreu uma “floração”. Geralmente o aumento desses seres vivos na água é acompanhado da liberação de substâncias tóxicas (florações tóxicas), que podem causar a morte de peixes e outros animais, como mamíferos aquáticos. O homem, ao beber a água ou se alimentar de animais contaminados, pode também se intoxicar.


As florações podem levar à morte de peixes e outros animais aquáticos

Nos oceanos, algumas dessas florações recebem o nome de maré vermelha. As algas que se apresentam em maior quantidade nesse tipo de floração possuem pigmentos vermelhos ou marrons, que acabam dando essa coloração à água.

Dentre as principais algas que são responsáveis pela maré vermelha, destacam-se aquelas pertencentes ao grupo dos dinoflagelados. Essas algas unicelulares possuem dois flagelos que são usados para a locomoção através de rodopios. As toxinas liberadas pelos dinoflagelados são altamente tóxicas.

Além de matar animais, as florações causam muitos prejuízos econômicos, uma vez que as praias ficam impróprias para banho, afastando, assim, os turistas. Além disso, peixes e moluscos podem ficar contaminados, prejudicando as pessoas que vivem dessa atividade econômica.

Você sabia que, em 2007, na Baía de Todos os Santos, ocorreu uma grande maré vermelha que matou toneladas de peixes e mariscos? O aumento da quantidade de algas ocorreu em virtude, provavelmente, da grande poluição no local.
 

Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Amensalismo

Ciências

Plâncton

Ciências

Poluição

Geografia

Poluição da Água

Últimos artigos

Epiglote

Epiglote é uma estrutura cartilaginosa que atua como uma válvula. Essa válvula se fecha durante o ato de engolir, impedindo que o alimento entre na via respiratória.

Héstia

Héstia era uma divindade presente nos mitos gregos, considerada a personificação da lareira. Era a deusa do lar, da hospitalidade e da vida doméstica.

Papiro

Papiro é uma planta aquática que era encontrada ao longo do rio Nilo e utilizada para a fabricação de uma superfície para registro de textos.

Hades

Hades era um dos deuses mais tradicionais de toda a mitologia grega, conhecido como senhor do submundo, local para onde iam as almas dos mortos para os gregos.