Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Amensalismo

Amensalismo, também chamado de antibiose, é uma relação ecológica que ocorre entre indivíduos de espécies diferentes, e um dos envolvidos é prejudicado. Trata-se, portanto, de uma relação ecológica interespecífica e desarmônica.

No amensalismo, uma das espécies envolvidas é responsável pela liberação de substâncias que interferem no desenvolvimento ou reprodução de outro ser vivo. A maré vermelha é uma das situações em que podemos observar a ocorrência dessa interação.

Leia também: Competição, um exemplo de relação desarmônica

O que é amensalismo?

A maré vermelha é um clássico exemplo de amensalismo.

O amensalismo, também chamado de antibiose, é uma relação ecológica em que uma espécie produz substâncias que inibem o crescimento ou reprodução de outra espécie. Uma espécie é, portanto, inibida ou prejudicada, enquanto a outra não é beneficiada diretamente e tampouco prejudicada com a interação. Trata-se, portanto, de uma relação interespecífica, por envolver espécies diferentes, e desarmônica, por causar prejuízo a um dos envolvidos.

Exemplos de amensalismo

Veja a seguir dois importantes exemplos de amensalismo.

  • Maré vermelha: exemplo clássico de amensalismo. Nesse fenômeno observa-se a proliferação excessiva de algas que liberam substâncias tóxicas no ambiente. Essas substâncias podem desencadear a morte das espécies que se desenvolvem naquele local, como alguns peixes, crustáceos e moluscos. As marés vermelhas são assim chamadas devido ao fato de que as algas responsáveis por esse fenômeno apresentam pigmentos vermelhos ou marrons. Como essas algas se proliferam excessivamente, a água fica com uma aparência avermelhada. Para saber mais, leia nosso texto específico: Maré vermelha.

  • Algumas espécies de fungos e bactérias: algumas espécies de fungos liberam substâncias antibióticas que inibem o crescimento bacteriano. Esse é o caso do fungo do gênero Penicillium, que é usado na produção de um antibiótico chamado penicilina.

Alguns fungos liberam substâncias que inibem o crescimento de bactérias.

O que são relações ecológicas?

Relações ecológicas são interações que os seres vivos estabelecem entre si. As interações que ocorrem entre indivíduos de uma mesma espécie são chamadas de intraespecíficas, sendo esse o caso da sociedade, da colônia e do canibalismo. As relações ecológicas estabelecidas entre indivíduos de espécies diferentes são denominadas interespecíficas, sendo esse o caso do comensalismo, mutualismo, predatismo e parasitismo.

As relações ecológicas podem ser classificadas ainda como harmônicas e desarmônicas. As relações ecológicas denominadas harmônicas são aquelas em que todas as espécies envolvidas se beneficiam ou apenas uma é favorecida, enquanto a outra não é beneficiada ou prejudicada com a interação. Como exemplos de relação harmônica, podemos citar o comensalismo, o mutualismo, a sociedade e a colônia.

As relações ecológicas denominadas desarmônicas são aquelas em que pelo menos um dos envolvidos é prejudicado com a interação. Como exemplos de relações desarmônicas, podemos citar a competição, o canibalismo e o amensalismo.

Leia também: Canibalismo — uma relação ecológica desarmônica

Exercício sobre amensalismo

Agora que você já aprendeu um pouco sobre o amensalismo, vamos testar seus conhecimentos. Leia atentamente a questão abaixo e responda:

Questão 1 — A maré vermelha é considerada um tipo de amensalismo, pois:

a) as algas envolvidas no processo parasitam organismos aquáticos, como peixes, impedindo que eles se desenvolvam.

b) as algas responsáveis por esse fenômeno eliminam toxinas que provocam a morte de outras espécies, como alguns peixes.

c) as algas responsáveis por esse fenômeno retiram os nutrientes de que precisam para o seu desenvolvimento de animais presentes na água.

d) as algas envolvidas no processo contribuem para o crescimento do zooplâncton.

e) as algas envolvidas no processo competem por luminosidade umas com as outras.

Resposta: Letra b. O amensalismo é uma relação ecológica em que uma espécie inibe o desenvolvimento ou reprodução de outra. As algas responsáveis pela maré vermelha liberam toxinas que prejudicam o desenvolvimento de outros organismos, causando a sua morte, portanto é um caso de amensalismo.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Canibalismo

Ciências

Colônias

Ciências

Comensalismo

Ciências

Maré vermelha

Últimos artigos

Revolta da Armada

Revolta da Armada foi um levante armado organizado por membros da Marinha, em 1893. Esse movimento se deu pela forte oposição da Marinha a Floriano Peixoto.

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.