Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Colônias

Descubra o que são colônias e conheça alguns exemplos dessa relação ecológica.

As colônias são um exemplo de relação ecológica que ocorre entre indivíduos da mesma espécie. Nessa relação, todos são beneficiados, sendo considerada, portanto, uma relação harmônica.

Nas colônias, todos os indivíduos unem-se fisicamente e trabalham juntos para garantir a sua sobrevivência. É encontrada inclusive certa divisão de trabalho, uma característica que acaba gerando confusão entre essa relação ecológica e as sociedades. Nas sociedades, entretanto, os indivíduos encontram-se independentes fisicamente.

As colônias podem ser chamadas de isomorfas ou heteromorfas. Nas colônias isomorfas, os indivíduos são semelhantes morfologicamente e desempenham uma mesma função. Como exemplo, podemos citar as bactérias do gênero Streptococcus, que são responsáveis por doenças como pneumonia e infeções na garganta. Essas colônias são relativamente simples quando comparada às heteromórficas.

O coral é um exemplo de colônia isomorfa
O coral é um exemplo de colônia isomorfa

Outro exemplo de colônias isomórficas são os corais, que são formados por vários cnidários em forma de pólipos que constroem um esqueleto de carbonato de cálcio à sua volta. Eles são responsáveis pela formação de vários recifes existentes no mundo, locais que abrigam uma grande quantidade de seres vivos. O maior coral do mundo, conhecido como a Grande Barreira de Corais, tem dois mil quilômetros de extensão e localiza-se na costa de Queensland, na Austrália.

Quando temos uma colônia com indivíduos diferentes morfologicamente e que possuem funções diferentes, temos uma colônia heteromorfa. O exemplo clássico desse tipo de colônia é a caravela-portuguesa, que é formada por uma variedade de indivíduos com diversas funções. É possível verificar um indivíduo responsável por manter a flutuação da caravela, indivíduos responsáveis pela alimentação, outros relacionados com a captura do alimento e defesa e aqueles responsáveis pela reprodução.

Percebe-se, assim, que essa relação ecológica é baseada na cooperação, em que cada indivíduo tem papel crucial para a colônia. O desenvolvimento desse comportamento, sem dúvida, foi fundamental para a sobrevivência dessas espécies no planeta.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Apesar de aparentar ser um único ser, a caravela-portuguesa é formada por vários indivíduos Apesar de aparentar ser um único ser, a caravela-portuguesa é formada por vários indivíduos
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Inquilinismo

Ciências

Canibalismo

Ciências

Predação

Ciências

Sociedade dos cupins

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.