Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Canibalismo

Compreenda a definição de canibalismo e conheça alguns animais que realizam essa relação ecológica.

Foto de um louva-a-deus comendo outro louva-a-deus. O louva-a-deus fêmea alimenta-se do macho durante a reprodução

O canibalismo, assim como o mutualismo, a predação e o parasitismo, é uma relação ecológica, ou seja, uma interação entre organismos vivos. Essa relação ocorre entre indivíduos da mesma espécie (relação intraespecífica) e um deles é sempre prejudicado (relação desarmônica).

Nessa relação ecológica, um indivíduo mata e alimenta-se de outro da mesma espécie que a dele. Esse comportamento, apesar de bastante estranho, é comum no reino animal e não está ligado apenas à alimentação. Conheça a seguir alguns exemplos de animais que realizam canibalismo.

O louva-a-deus é um dos exemplos mais clássicos. Durante a reprodução, a fêmea literalmente come a cabeça do macho, devorando-o vivo. Ao alimentar-se do macho, a fêmea assegura os nutrientes necessários para sua reprodução. Esse tipo de canibalismo é frequentemente chamado de canibalismo sexual e, dependendo da espécie, pode ocorrer antes, durante ou após a cópula.

O canibalismo nos tubarões-mangona ocorre ainda no interior do útero

Outro exemplo dessa relação ecológica é visto na especie de tubarão conhecida como tubarão-mangona. Eles praticam um tipo interessante de canibalismo, o chamado canibalismo intrauterino, em que o embrião mais desenvolvido alimenta-se dos outros embriões ainda no útero da mãe. Essa espécie corre sérios riscos de extinção, e esse hábito acaba dificultando o aumento do número de indivíduos.

Os leões, algumas vezes, também praticam canibalismo. Frequentemente, esses animais são observados alimentando-se dos filhotes de um antigo líder do grupo. Com esse comportamento, o leão garante que todos os filhotes da nova geração sejam suas crias, e não de um líder anterior.

Curiosidade: Apesar de muitos acharem que a viúva-negra mata seu parceiro e alimenta-se dele após a reprodução, esse fato não é bem verdade. O macho morre acidentalmente após a cópula, uma vez que seu aparelho reprodutor quebra-se e ele perde o hemolinfa, uma substância com a função de sangue desses animais. Só após essa morte trágica, a fêmea alimenta-se dele.

Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Amensalismo

Ciências

Colônias

Ciências

Comensalismo

Ciências

Competição

Últimos artigos

Esportes olímpicos

Os esportes olímpicos são os esportes praticados em uma edição de Jogos Olímpicos. Essa escolha é responsabilidade do COI, instituição que organiza as Olimpíadas.

Bloqueio Continental

O Bloqueio Continental foi um embargo estabelecido por Napoleão Bonaparte que proibiu o comércio com os ingleses no continente europeu. Esteve em vigor entre 1806 e 1814.

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é o rico conjunto de manifestações de nossa cultura. Mitos, lendas, danças, músicas, brincadeiras e festas populares fazem parte dele.

El Niño

O El Niño é um fenômeno descrito pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, provocando chuvas volumosas no Sul do Brasil e secas severas no Norte e no Nordeste.