Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Competição

Compreenda o que é a competição e conheça alguns exemplos dessa relação ecológica.

Sempre ouvimos dizer que vivemos em um mundo bastante competitivo, onde estamos sempre lutando uns contra os outros para conseguir o que queremos. Essa competitividade, entretanto, não é exclusividade dos homens e pode ocorrer com todos os seres vivos.

A competição é uma relação ecológica que ocorre entre organismos da mesma espécie ou de espécies diferentes. Dizemos que a competição é intraespecífica quando indivíduos da mesma espécie estão envolvidos, e que é interespecífica quando se trata de espécies diferentes.

No caso de uma competição intraespecífica, os indivíduos podem “lutar” entre si para conseguir água, alimento, luz, abrigo ou até mesmo uma parceira. São diversas as espécies de animais em que os machos literalmente brigam entre si para conseguir acasalar. Nesses casos, o vencedor da luta ganha o direito de reproduzir-se.

Vale destacar que não são apenas os animais que competem por recursos, as plantas, por exemplo, podem também sofrer com a competição. Alguns vegetais quando estão muito próximos uns dos outros podem competir pela água ou até mesmo por luz. Sendo assim, às vezes, é necessária certa distância para que os indivíduos consigam sobreviver.

Quando a competição é interespecífica, as espécies estão competindo pelos recursos, tais como água e alimento. Nesse caso, ambas as espécies possuem os mesmos hábitos alimentares e necessitam do mesmo recurso. Como falamos de espécies diferentes, não há briga por parceiras sexuais.

Imagine a savana africana com sua grande quantidade de zebras e gnus, ambas as espécies são herbívoras e, portanto, competem pelo mesmo recurso. O mesmo ocorre com leões e hienas, que se alimentam de animais herbívoros. Nesses dois casos, temos exemplos de uma competição interespecífica.


Diversos animais de espécies diferentes competem pelo mesmo recurso: a água

Outro exemplo de competição interespecífica ocorre entre as plantas, que podem ter, por exemplo, copas que impedem a passagem de luz para indivíduos menores, levando-as à morte. Além disso, as raízes de espécies diferentes podem estar na mesma profundidade, ocasionando uma competição por água e nutrientes.

Podemos perceber, portanto, que na competição interespecífica as consequências podem ser graves, caso os hábitos de vida de uma espécie sejam muito parecidos com os de outra. A competição pode ocasionar a migração de uma das espécies para outra área e até mesmo a extinção de uma delas.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Observe a luta entre dois antílopes machos Observe a luta entre dois antílopes machos
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Ariranha

Ciências

Canibalismo

Ciências

Colônias

Ciências

Comensalismo

Últimos artigos

Rinocerontes

Rinocerontes são animais de grande porte encontrados na África e Ásia. São animais solitários, territorialistas e que podem viver cerca de 50 anos.

Animais ovíparos, ovovivíparos e vivíparos

Quando falamos em animais ovíparos, ovovivíparos e vivíparos, estamos nos referindo ao local onde o embrião de uma espécie se desenvolve.

Metáfora

A metáfora é uma figura de linguagem que usamos para comparar diferentes ideias por meio de algumas semelhanças entre elas. Isso é feito com o uso de linguagem figurada.

Cuca

Cuca é um ser do folclore brasileiro e apresentada como uma velha má que sequestra crianças. Por meio de Monteiro Lobato, a forma de jacaré da cuca se popularizou.