Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Competição

Compreenda o que é a competição e conheça alguns exemplos dessa relação ecológica.

Foto de dois tigres lutando, uma alusão à competição. Observe a luta entre dois tigres.

Sempre ouvimos dizer que vivemos em um mundo bastante competitivo, onde estamos sempre lutando uns contra os outros para conseguir o que queremos. Essa competitividade, entretanto, não é exclusividade dos homens e pode ocorrer com todos os seres vivos.

A competição é uma relação ecológica que ocorre entre organismos da mesma espécie ou de espécies diferentes. Dizemos que a competição é intraespecífica quando indivíduos da mesma espécie estão envolvidos, e que é interespecífica quando se trata de espécies diferentes.

No caso de uma competição intraespecífica, os indivíduos podem “lutar” entre si para conseguir água, alimento, luz, abrigo ou até mesmo uma parceira. São diversas as espécies de animais em que os machos literalmente brigam entre si para conseguir acasalar. Nesses casos, o vencedor da luta ganha o direito de reproduzir-se.

Vale destacar que não são apenas os animais que competem por recursos, as plantas, por exemplo, podem também sofrer com a competição. Alguns vegetais quando estão muito próximos uns dos outros podem competir pela água ou até mesmo por luz. Sendo assim, às vezes, é necessária certa distância para que os indivíduos consigam sobreviver.

Quando a competição é interespecífica, as espécies estão competindo pelos recursos, tais como água e alimento. Nesse caso, ambas as espécies possuem os mesmos hábitos alimentares e necessitam do mesmo recurso. Como falamos de espécies diferentes, não há briga por parceiras sexuais.

Imagine a savana africana com sua grande quantidade de zebras e gnus, ambas as espécies são herbívoras e, portanto, competem pelo mesmo recurso. O mesmo ocorre com leões e hienas, que se alimentam de animais herbívoros. Nesses dois casos, temos exemplos de uma competição interespecífica.

Diversos animais de espécies diferentes competem pelo mesmo recurso: a água.

Outro exemplo de competição interespecífica ocorre entre as plantas, que podem ter, por exemplo, copas que impedem a passagem de luz para indivíduos menores, levando-as à morte. Além disso, as raízes de espécies diferentes podem estar na mesma profundidade, ocasionando uma competição por água e nutrientes.

Podemos perceber, portanto, que na competição interespecífica as consequências podem ser graves, caso os hábitos de vida de uma espécie sejam muito parecidos com os de outra. A competição pode ocasionar a migração de uma das espécies para outra área e até mesmo a extinção de uma delas.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Ariranha

Ciências

Canibalismo

Ciências

Colônias

Ciências

Comensalismo

Últimos artigos

Sexta-feira Santa

Sexta-feira Santa é uma importante data do calendário cristão, sendo parte da Semana Santa e do Tríduo Pascal. Essa data relembra o dia da crucificação de Jesus.

Meridiano de Greenwich

O Meridiano de Greenwich, que marca 0º de longitude, é fundamental para o sistema de coordenadas geográficas. Serve também de referência para determinar os fusos horários.

Quaresma

A Quaresma é um período, tradicionalmente, de 40 dias que é marcado como um momento de devoção e de penitência e que se inicia na Quarta-Feira de Cinzas.

Estrelas

As estrelas são corpos celestes esféricos e de grandes dimensões, emissores de brilho e de calor. Elas se formam nas nebulosas e são compostas por gases como o hidrogênio.