Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Ariranha

A ariranha é um mamífero da família Mustelidae, a maior entre animais carnívoros, alimenta-se principalmente de peixes e habita ambientes de água doce e suas margens.

A ariranha (Pteronura brasiliensis), também conhecida como lontra-gigante, é um mamífero carnívoro pertencente à família Mustelidae, que é a maior e mais diversificada família de animais carnívoros, e à subfamília Lutrinae, das lontras.

Onde e como vivem

A ariranha apresenta uma distribuição pela América do Sul, sendo encontrada em países como Brasil, Bolívia, Peru, Paraguai, Venezuela, Equador, entre outros. A ariranha habita ambientes de água doce, como rios de correntezas lentas, riachos, lagos e suas margens. Geralmente buscam locais onde essas margens apresentam menor declive e a vegetação é mais densa, na qual possam construir suas tocas.

Além das tocas, a ariranha também constrói latrinas, nas quais faz as suas necessidades fisiológicas, e também campsides, que são áreas construídas em regiões sombreadas e próximos a áreas de alimentação, servindo para descanso e demarcação de território.

A ariranha é um animal que vive em grupos. Esses grupos familiares são constituídos por até 15 membros e apresentam um casal dominante. Ainda, demarcam seu território por meio dos campsides e das latrinas, utilizando-se de odores e também da vocalização.

Saiba mais: A competição entre os animais

Características

A ariranha é um animal mamífero e, como tal, apresenta algumas características específicas do grupo, como o fato de ser um animal endotérmico, apresentar glândulas mamárias e um corpo coberto de pelos. A seguir, mais algumas características da ariranha:

  • corpo alongado que pode alcançar 1,8 metros e pesar cerca de 32 kg;

  • longa e achatada cauda que auxilia na natação;

  • membranas interditais nas patas, ou seja, membranas entre os dedos que também auxiliam na natação;

  • pelagem marrom com uma mancha branca e irregular no pescoço, entre outras características.

A ariranha apresenta membranas interdigitais entre os seus dedos que a auxiliam durante a natação.
A ariranha apresenta membranas interdigitais entre os seus dedos que a auxiliam durante a natação.

Alimentação

A ariranha pode ser bastante seletiva com sua alimentação em determinadas épocas do ano, quando, por exemplo, há maior abundância de alimento. Em outras épocas, acaba sendo oportunista, variando, assim, sua dieta.

A ariranha alimenta-se, principalmente, de peixes, podendo estar incluídos também em sua alimentação alguns invertebrados, como moluscos e crustáceos, além de pequenos vertebrados, como alguns mamíferos e aves.

Por alimentar-se principalmente de peixes, muitas vezes a ariranha acaba tornando-se vítima dos pescadores, já que estes acreditam que elas os atrapalham em sua atividade.

A ariranha é um animal carnívoro que tem os peixes como o seu principal alimento.
A ariranha é um animal carnívoro que tem os peixes como o seu principal alimento.

Saiba mais: A alimentação dos animais

Reprodução

A ariranha reproduz-se, geralmente, uma vez ao ano, produzindo uma ninhada com, no máximo, seis filhotes. No entanto, a média de filhotes por gestação é de dois indivíduos.

A primeira gestação da ariranha ocorre por volta dos quatro anos de idade. O tempo de gestação é de cerca de 70 dias. Os filhotes de ariranha são totalmente dependentes da mãe e só saem da toca após seis semanas de vida. Eles amamentam até os nove meses e com 10 meses começam a caçar com os pais.

Por volta dos dois anos e meio, podem dispersar-se de seu grupo inicial para darem origem ao seu próprio grupo. Em alguns estudos, entretanto, foi observada a dispersão com até menos de um ano de vida.

Embora semelhantes, a ariranha e a lontra-neotropical apresentam diferenças, tanto físicas quanto comportamentais.
Embora semelhantes, a ariranha e a lontra-neotropical apresentam diferenças, tanto físicas quanto comportamentais.

Saiba mais: Reprodução dos animais

Diferenças entre ariranha e lontra-neotropical

A ariranha e a lontra-netropical (Lontra longicaudis), embora bastante semelhantes e muitas vezes encontradas habitando os mesmos ambientes, são animais que apresentam diferenças significativas não apenas físicas mas também comportamentais. O que permite que ambas vivam em um mesmo local, sem que haja grande competição entre elas.

A seguir, algumas diferenças entre as duas espécies:

Ariranha (Pteronura brasiliensis)

Lontra-neotropical (Lontra longicaudis)

Pode chegar a 1,8 metro de comprimento e pesar cerca de 32 kg.

Pode chegar a 1,5 metro de comprimento e pesar cerca de 15 kg.

Vive em grupos familiares com a presença de até 15 indivíduos.

É um animal solitário, podendo, às vezes, ser observado com os filhotes ou em casal, principalmente em época reprodutiva.

Apresenta hábitos diurnos.

Apresenta hábitos noturnos.

É geralmente encontrada vivendo em ambientes aquáticos maiores.

É geralmente encontrada habitando corpos d'água menores.


Quer saber mais sobre as lontras? Leia, então, nosso texto: Lontra: características, reprodução, extinção e curiosidades

Extinção

A ariranha vem sofrendo um declínio de sua população há décadas. Há alguns anos, a maior ameaça era a caça, tanto para a venda de sua pele quanto para a criação dessa em cativeiro.

Atualmente, o que vem ameaçando as populações de ariranha remanescentes são, principalmente, a degradação e fragmentação ambiental, por meio da contaminação dos corpos d'água com mercúrio e agrotóxicos, por exemplo; e a construção de empreendimentos hidrelétricos.

A caça ainda é um problema para as ariranhas, assim como o conflito com pescadores que as abatem, como já citado, devido à disputa por peixes. Além disso, as ariranhas vêm sofrendo com doenças, provavelmente transmitidas por animais domésticos.

Atualmente a ariranha encontra-se classificada, segundo a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, da União Internacional Para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), como em perigo. É importante destacar que, em algumas regiões do Brasil, atualmente, elas já se encontram extintas, como na Mata Atlântica, sendo mais encontradas na Amazônia e Pantanal.

Leia também: Animais ameaçados de extinção

Curiosidades

A ariranha apresenta uma marcação branca individualizada em seu pescoço, o que a diferencia de outros membros da família Mustelidae e de outros membros de seu grupo.

 

Na natureza, vive cerca de 11 anos; em cativeiro, foi observada uma longevidade de cerca de 20 anos.

  

A ariranha ou lontra-gigante é um mamífero pertencente à família Mustelidae, a maior família de animais carnívoros. A ariranha ou lontra-gigante é um mamífero pertencente à família Mustelidae, a maior família de animais carnívoros.
Por Helivania Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Animais endotérmicos e animais ectotérmicos

Ciências

População

Ciências

Competição

Ciências

Mamíferos

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.