Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Mata Atlântica

As principais características da Mata Atlântica e sua atual condição em termos de preservação.

A Mata Atlântica recebe esse nome porque se encontra na área mais próxima ao Oceano Atlântico. É o terceiro maior bioma do Brasil e caracteriza-se pela sua elevada biodiversidade, apesar de seu território ter sido em boa parte destruído.

É no território da Mata Atlântica que habita a maior parte da população brasileira, com cerca de 115 milhões de pessoas, o que corresponde a 61% dos habitantes do Brasil. Esses dados são do Censo Demográfico realizado pelo IBGE em 2010.

Estima-se que já tenham sido desmatados 96% de sua área original, restando alguns poucos trechos divididos em pequenas partes e em reservas ambientais. Existem, ao todo, 799 unidades de conservação.


Observe no mapa a diferença da Mata que existia antes da mata remanescente *

Mesmo assim, a diversidade dos animais que compõem a sua fauna impressiona, com cerca de 1300 espécies registradas. A maior parte dessas espécies é endêmica, ou seja, encontra-se somente na Mata Atlântica, não existindo em nenhum outro lugar do mundo. A sua flora também é bastante diversificada.

Muitas delas encontram-se ameaçadas de extinção, pois o seu ambiente natural foi praticamente todo destruído. Dentre as espécies mais ameaçadas estão o Mico-Leão-Dourado, a lontra, a onça pintada e muitos outros.


Mico-leão-dourado, uma das espécies em risco de extinção

Existem diversas tribos indígenas que habitam a região da Mata Atlântica, dentre elas, as mais conhecidas são: Pataxó, Guarani Kaiowa e Tupiniquim.

___________________________

* Fonte da imagem: INPE/SOS Mata Atlântica (Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, 2011).


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

A exuberância da Mata Atlântica A exuberância da Mata Atlântica
Por Rodolfo F. Alves Pena

Você pode se interessar também

Geografia

Desmatamento no Brasil

Geografia

Fronteira Agrícola

Geografia

Vegetação do Brasil

Geografia

Bioma Pampa

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.