As principais características da Mata Atlântica e sua atual condição em termos de preservação.
A Mata Atlântica recebe esse nome porque se encontra na área mais próxima ao Oceano Atlântico. É o terceiro maior bioma do Brasil e caracteriza-se pela sua elevada biodiversidade, apesar de seu território ter sido em boa parte destruído.
É no território da Mata Atlântica que habita a maior parte da população brasileira, com cerca de 115 milhões de pessoas, o que corresponde a 61% dos habitantes do Brasil. Esses dados são do Censo Demográfico realizado pelo IBGE em 2010.
Estima-se que já tenham sido desmatados 96% de sua área original, restando alguns poucos trechos divididos em pequenas partes e em reservas ambientais. Existem, ao todo, 799 unidades de conservação.
Observe no mapa a diferença da Mata que existia antes da mata remanescente *
Mesmo assim, a diversidade dos animais que compõem a sua fauna impressiona, com cerca de 1300 espécies registradas. A maior parte dessas espécies é endêmica, ou seja, encontra-se somente na Mata Atlântica, não existindo em nenhum outro lugar do mundo. A sua flora também é bastante diversificada.
Muitas delas encontram-se ameaçadas de extinção, pois o seu ambiente natural foi praticamente todo destruído. Dentre as espécies mais ameaçadas estão o Mico-Leão-Dourado, a lontra, a onça pintada e muitos outros.
Mico-leão-dourado, uma das espécies em risco de extinção
Existem diversas tribos indígenas que habitam a região da Mata Atlântica, dentre elas, as mais conhecidas são: Pataxó, Guarani Kaiowa e Tupiniquim.
___________________________
* Fonte da imagem: INPE/SOS Mata Atlântica (Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, 2011).
Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto: