Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Os Estados Brasileiros

Saiba quais são os estados brasileiros e suas regiões geográficas.

Regiões e estados brasileiros Regiões e estados brasileiros

O Brasil é um país com enorme extensão territorial e proporções continentais.  Para facilitar sua administração e organização política, houve uma divisão de governos, sendo eles: federal, estadual e municipal. Assim surgiram os Estados e os municípios.

Os Estados são conhecidos também como Unidades da Federação. No total, o Brasil possui 26 Estados, mais o Distrito Federal.  Todo estado possui uma capital, onde são tomadas as decisões políticas e administrativas. Para administrar cada Unidade da Federação existe um governador, representando o poder executivo; e deputados estaduais, representantes do poder legislativo.

Os Estados brasileiros estão situados em 5 cinco regiões: Centro-Oeste,  Norte, Nordeste, Sul e Sudeste.

Os estados que compõem o Centro-Oeste são: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.

 

A região Norte abriga os seguintes estados: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

 

O Nordeste abrange Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O Sul é composto por Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

 

A região sudeste abriga os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Existem muitas diferenças entre os estados brasileiros. Isso pode ser verificado pela quantidade de população, densidade demográfica, extensão territorial, quantidade de municípios e aspectos econômicos.

Por exemplo, o Amazonas é o estado com maior extensão territorial, ocupando aproximadamente 17% do território brasileiro. Já o estado do Sergipe é o menor estado da Federação, ocupando uma área de menos de 0,5% do país.

Os costumes, tradições, cultura, música, culinária e sotaque também são diferentes entre os estados. Goiás, situado no Centro-Oeste brasileiro, por exemplo, é conhecido pela música sertaneja, com a vida ligada ao meio rural. Já o Rio Grande do Sul é conhecido pela culinária, com o churrasco e o chimarrão.

O importante é saber que existem essas diferenças e respeitá-las. Cada estado tem sua particularidade e todos contribuem para o bem maior da nação brasileira.


Por Régis Rodrigues
Graduado em Geografia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Capitais do Brasil

Geografia

Crescimento da População Brasileira

Geografia

Diferença entre limite e fronteira

Geografia

Divisão Administrativa do Brasil

Últimos artigos

Ponto e vírgula (;)

O ponto e vírgula é um sinal de pontuação que indica uma pausa mais longa que a pausa da vírgula, mas sem interromper o enunciado, como o ponto.

Alvéolos pulmonares

Alvéolos pulmonares são estruturas que lembram pequenas bolsas e são onde ocorrem as trocas gasosas. São os responsáveis pelo aspecto esponjoso do pulmão.

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.