Pecuária é a atividade de criação de animais para a produção de alimentos e de matérias-primas. Ela pertence ao setor primário da economia.
A pecuária é uma atividade de criação de animais para a produção de alimentos e de matérias-primas. Animais como bois, vacas, porcos, galinhas, cabras e ovelhas podem ser criados confinados através da pecuária intensiva ou em áreas maiores, alimentando-se de pastagem, na pecuária extensiva. Os produtos que são obtidos dessa atividade são carnes, leites, ovos, peles, couros e lãs. Além de serem consumidos pelo produtor e pela sua família, servindo à sua subsistência, ou destinado aos mercados locais ou internacionais, os produtos da pecuária são usados na indústria para a fabricação de diferentes tipos de bens, incluindo roupas e calçados.
A pecuária desempenha papel muito importante na economia e na vida dos seres humanos, da qual faz parte desde a domesticação dos animais há 11.000 anos. Entretanto, essa atividade apresenta impactos negativos para o meio ambiente, como a compactação do solo, o desmatamento e a emissão de gases poluentes da atmosfera.
Leia também: Agricultura — atividade de cultivo do solo e de plantio que garante a produção de alimentos e de matérias-primas
Pecuária é o nome dado à prática de criação de animais com o objetivo de se produzir alimentos e matérias-primas. Devido a isso, a pecuária é classificada como uma atividade pertencente ao setor primário da economia junto da agricultura e do extrativismo.
A pecuária pode ser categorizada através da sua finalidade, isto é, conforme o uso dos seus produtos. Com base nesse critério, podemos falar em três tipos de pecuária: de corte, leiteira e de lã. Entenda:
Apesar de sempre associarmos a pecuária com a criação de bois ou de vacas, existe uma enorme variedade de animais que são criados para a alimentação (do produtor ou de terceiros) e também para a produção de matérias-primas variadas. Conheça, abaixo, alguns dos animais da pecuária:
São também animais da pecuária:
Nem todos eles são criados unicamente para o abate. Os cavalos, por exemplo, são criados para o lazer, para o esporte e como meio de transporte, da mesma forma que os burros e as mulas.
A pecuária é uma das atividades econômicas responsáveis pela produção de proteína para os seres humanos, a qual é obtida através dos diferentes tipos de carne (bovina, suína, caprina, frango), dos ovos (de galinha, de codorna) e também dos leites extraídos das vacas, das cabras e das búfalas. Os leites são usados para a fabricação de outros tipos de alimentos, que são os chamados derivados do leite, como queijos, manteigas, margarinas e iogurtes, mas esses não são os únicos produtos da pecuária.
Muitas matérias-primas para a indústria são derivadas da criação de animais, como:
A pecuária pode ser categorizada conforme o manejo, ou seja, as técnicas empregadas e a forma como os animais são criados. Nesse sentido, temos a pecuária intensiva e a pecuária extensiva. Entenda:
A pecuária é uma atividade que tem importância para a subsistência dos seres humanos e para a economia. Em primeiro lugar, ela é responsável por fornecer uma parcela dos alimentos que são consumidos pela sociedade no cotidiano: diferentes tipos de carnes, leite e ovos. Eles fazem parte da nossa dieta há milhares de anos e fornecem proteína, minerais e vitaminas.
Muitas famílias de pequenos produtores depende da pecuária para a sua renda mensal, sendo essa atividade parte do seu sustento não somente através da alimentação, mas, sobretudo, da economia.
Em se tratando de economia, a pecuária é uma importante atividade que auxilia na composição do Produto Interno Bruto (PIB) de várias cidades, países e territórios. A geração de receita para uma determinada área é feita, também, por meio da comercialização.
Os produtos da pecuária são vendidos no próprio território ou enviados para o exterior como exportações. Por isso, podemos afirmar que essa é uma atividade de grande relevância para as relações internacionais e para a balança comercial dos países. O Brasil mesmo é um exportador de carne, assim como Índia, Estados Unidos, Austrália e Argentina. |2|
Embora apresente inúmeros benefícios para os seres humanos e para a economia, a pecuária impacta negativamente o meio ambiente. O solo, o ar e a vegetação são os principais recursos afetados pela criação de animais. Nesse sentido, confira a seguir os problemas ambientais causados pela pecuária.
A pecuária é uma das atividades econômicas de grande importância para o Brasil. Desde o início do desenvolvimento do território nacional, ela foi fundamental na expansão do território ocupado e na garantia de alimentos para os centros urbanos que estavam surgindo nos períodos colonial e imperial. Desempenhava, então, um papel de atividade complementar à cana-de-açúcar e ao ouro, por exemplo. Com o passar do tempo, ampliou a sua presença em todo o país, especialmente no Sul e no Centro-Oeste, e tornou-se uma grande exportadora de produtos.
A carne bovina é um dos principais produtos de exportação do Brasil. Ela é adquirida por países como China, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Filipinas e Egito. A carne de frango também fica na lista das principais mercadorias destinadas ao mercado externo pelo Brasil.
Internamente, o rebanho de galináceos é o maior do país. De acordo com o IBGE, são 1,5 bilhão de cabeças, isto é, animais, criados em todo o território nacional. O rebanho bovino fica em segundo lugar, com 238 milhões de cabeças. Os principais estados pecuários do Brasil são Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, que fazem parte da região Centro-Oeste do país. Hoje em dia, a pecuária tem apresentado crescimento de quase 5% ao ano, contribuindo para o avanço do setor agropecuário no país.
|
Pecuária |
Agropecuária |
|
A pecuária consiste exclusivamente na criação de animais que servem para a subsistência do produtor ou para a comercialização de alimentos e matérias-primas. É uma das práticas que integra a agropecuária. |
A agropecuária reúne as práticas da agricultura e da pecuária. Isso não significa que elas são sempre realizadas juntas no mesmo lugar: apenas que são duas práticas que compartilham semelhanças, como o fato de utilizarem o solo como recurso natural e de fornecerem alimentos e matérias-primas para os seres humanos. |
Veja também: Agropecuária — mais detalhes sobre esse conjunto de atividades
A história da pecuária começa com a domesticação de animais, que aconteceu há aproximadamente 11.000 anos no continente asiático com a domesticação de ovelhas. As evidências indicam, então, que a criação de animais teve início pouco antes do início do cultivo de plantas e de vegetais para o consumo humano. Antes disso, os seres humanos e os animais coexistiam no espaço. Mesmo com a domesticação dos animais, os indícios de que havia o seu confinamento e, de fato, a prática semelhante àquela que observamos nas fazendas datam de 8.000 anos atrás, no Oriente Médio.
As carnes eram usadas para a alimentação, enquanto as peles e o couro protegiam os seres humanos contra o frio e contra as adversidades do tempo atmosférico. Com o passar do tempo, a pecuária deixou de ser uma simples atividade que servia para a subsistência para se tornar parte do seu sistema econômico. Um exemplo disso é como ela foi inserida no Brasil. Iniciada no século XVI, a pecuária começou como atividade complementar à agricultura, até mesmo mediante o uso do gado como força para a movimentação de equipamentos da lavoura de cana-de-açúcar, e passou a ser uma fonte de renda.
A modernização tecnológica da agropecuária no século XX introduziu várias inovações nesse setor, principalmente no que diz respeito ao melhoramento genético de espécies de animais criadas em confinamento. Com isso, a pecuária passou, também, a fazer parte dos circuitos globais da economia. Atualmente, ela representa uma das principais fornecedoras de commodities em escala internacional. O Brasil, nesse contexto, consagrou-se como o principal produtor e exportador de carne vermelha do mundo.
Questão 1
(Fatec)
A pecuária consiste na criação de animais para a comercialização, principalmente para a obtenção de matérias-primas, como a carne, o leite, o couro, entre outras. Dentro da pecuária, destaca-se a existência de dois sistemas de criação: o extensivo e o intensivo.
<https://tinyurl.com/3y6rf989> Acesso em: 26.03.2023. Adaptado.
O sistema extensivo:
A) consiste na criação do gado solto em grandes áreas, e a dieta dos animais é baseada majoritariamente em pastagem e suplementos minerais.
B) usa métodos avançados de preparo do solo e de cultivo das forrageiras de modo que a exploração deste recurso se dá por um tempo maior.
C) possui uma estratégia nutricional avançada, que, combinada a outras tecnologias alimentares, melhora a produtividade do rebanho.
D) cria os animais em um sistema de confinamento, colocando o maior número de cabeças de gado no menor espaço possível.
E) utiliza inseminação artificial, maquinários computadorizados, agrotóxicos e fertilizantes de alto desempenho.
Resposta:
Alternativa A.
Na pecuária extensiva, os animais são criados em grandes áreas e alimentam-se da pastagem, o que é diferente do que acontece no sistema intensivo de pecuária.
Questão 2
Considerando os seus conhecimentos sobre a atividade pecuária, assinale a alternativa que apresenta a principal região produtora no Brasil.
A) Norte
B) Centro-Oeste
C) Sudeste
D) Sul
E) Nordeste
Resposta:
Alternativa B.
Apesar da importância que a pecuária exibe em todas as regiões do país, a região Centro-Oeste é, hoje, a principal produtora desse setor. Além disso, a maior parte das exportações brasileiras de carne vem dos estados dessa região.
Fontes
Comex Stat. Disponível em: https://comexstat.mdic.gov.br/pt/home.
HARTUNG, Joerg. A short history of livestock production. Hartung, Joerg. In: Livestock Housing: Modern Management to Ensure Optimal Health and Welfare of Farm Animals. Alemanha: Wageningen Academic, 2013. P. 21-34. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/287686202_A_short_history_of_livestock_production.
IBGE. Produção Agropecuária. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/explica/producao-agropecuaria/br.
REDAÇÃO. Principais diferenças entre pecuária intensiva e extensiva. Agro Estadão, 16 mar. 2022. Disponível em: https://agro.estadao.com.br/summit-agro/principais-diferencas-entre-pecuaria-intensiva-e-extensiva.
SIQUEIRA, Breno. Valor da produção da pecuária e aquicultura chega a R$ 122,4 bilhões em 2023. Agência de Notícias IBGE, 19 set. 2024. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/41352-valor-da-producao-da-pecuaria-e-aquicultura-chega-a-r-122-4-bilhoes-em-2023.