Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Agropecuária extensiva e intensiva

Conheça as diferenças existentes entre agropecuária extensiva e intensiva!

A agropecuária é uma das principais atividades econômicas da atualidade e, ao lado do extrativismo mineral e vegetal, compõe quase que a totalidade das práticas sociais do meio rural. Os seus métodos e sistemas, no entanto, apresentam-se de formas diferentes conforme o nível de desenvolvimento tecnológico dos lugares e das condições das pessoas que realizam essa importante atividade.

Por esse motivo, em termos de classificação, dizemos que existe uma diferença entre a agropecuária extensiva e a intensiva.

A agropecuária extensiva é aquela praticada a partir de técnicas mais tradicionais e com baixo teor tecnológico. Na agricultura, ela se caracteriza pela produção com baixos investimentos e com o emprego de uma grande quantidade de trabalhadores. Na pecuária, ela ocorre com a criação de gados soltos e ocupa uma grande quantidade de terras, havendo uma menor produtividade.

Já a agropecuária intensiva ocorre de maneira oposta, ou seja, empregam-se avançados recursos tecnológicos, o que ocasiona uma menor necessidade de trabalhadores na produção, tanto na agricultura quanto na pecuária. A necessidade de ocupação de terras é menor, embora ela seja mais frequente em grandes propriedades, e a produtividade é bastante elevada.


Exemplo de criação de gado em agropecuária extensiva


Produção de leite em agropecuária intensiva, com recursos tecnológicos e confinamento

A agropecuária extensiva costuma ser praticada em áreas menos desenvolvidas economicamente, geralmente em países ou regiões em que o avanço da indústria e da urbanização ainda é recente ou não ocorreu totalmente. Já nas regiões mais modernizadas e industrializadas, o emprego de alta tecnologia da agropecuária intensiva é mais comum, o que inclui a utilização de modernos equipamentos, melhorias genéticas, uso de satélites e muitos outros recursos.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Você sabe diferenciar a agropecuária extensiva da intensiva? Você sabe diferenciar a agropecuária extensiva da intensiva?
Por Rodolfo F. Alves Pena

Você pode se interessar também

Geografia

Agricultura

Geografia

Pecuária

Geografia

Zona Rural

Últimos artigos

Rinocerontes

Rinocerontes são animais de grande porte encontrados na África e Ásia. São animais solitários, territorialistas e que podem viver cerca de 50 anos.

Animais ovíparos, ovovivíparos e vivíparos

Quando falamos em animais ovíparos, ovovivíparos e vivíparos, estamos nos referindo ao local onde o embrião de uma espécie se desenvolve.

Metáfora

A metáfora é uma figura de linguagem que usamos para comparar diferentes ideias por meio de algumas semelhanças entre elas. Isso é feito com o uso de linguagem figurada.

Cuca

Cuca é um ser do folclore brasileiro e apresentada como uma velha má que sequestra crianças. Por meio de Monteiro Lobato, a forma de jacaré da cuca se popularizou.