Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Crescimento da População Brasileira

Conheça o ritmo do crescimento da população brasileira e até quando esse processo vai continuar acontecendo.

O Censo Demográfico – uma contagem da população realizada pelo IBGE a cada 10 anos – revelou que a população brasileira, em 2010, era de 190 milhões de habitantes. Em 2013, estimativas apontaram que esse número já tinha ultrapassado os 200 milhões de pessoas. Apesar dessa grande diferença, você sabia que a população do nosso país está aumentando em uma velocidade menor do que antes?

Na década de 1960, o índice médio do aumento do número de habitantes por ano era de quase 3%. Isso é o mesmo que dizer que, para cada 100 pessoas que habitavam o nosso país, nasciam três a cada ano.

Nas décadas posteriores, o valor desse crescimento foi ficando menor, de modo que, em 2007, ele era de 1,2%, menos da metade de 50 anos antes. Entre os anos de 2012 e 2013, o índice de crescimento foi de apenas 0,9%, o que significa que essa taxa não para de cair.

Mas não esqueça: a população brasileira, por enquanto, não está ficando menor, apenas está crescendo em um ritmo mais lento.

Mas por que isso acontece?

Primeiramente, devemos lembrar que a população de um determinado local cresce de duas formas distintas: com o número de nascimentos subtraído do número de mortes (crescimento vegetativo) e com o número de pessoas que entraram no país subtraído do número de pessoas que saíram do nosso território (saldo migratório).

O que acontece é que o número de nascimentos vem se tornando menor nos últimos anos. Além disso, o crescimento migratório só tem impacto no nosso país no período colonial. A diminuição nessa taxa de natalidade se deve, principalmente, ao controle através de métodos contraceptivos e ao aumento do planejamento familiar, de modo que as famílias estão preferindo ter, geralmente, um ou dois filhos, no máximo.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil vai aumentar a sua população somente até o ano de 2042, quando atingirá um total de 228 milhões de habitantes. Depois desse ano, o número de pessoas vivendo em nosso país provavelmente vai diminuir gradativamente, quando, em 2060, ficará em 218 milhões.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

A população brasileira continua crescendo, mas em uma velocidade menor do que antes A população brasileira continua crescendo, mas em uma velocidade menor do que antes
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

IBGE

Geografia

Taxa de natalidade e mortalidade

Ciências

População

Geografia

Distribuição da População Mundial

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.