Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Crescimento Populacional

Leia e saiba mais sobre o crescimento populacional vegetativo e o crescimento absoluto.

As taxas de crescimento populacional são de importante compreensão para o planejamento social As taxas de crescimento populacional são de importante compreensão para o planejamento social

Sabemos que a população do mundo está em constante aumento, entretanto, esse aumento da população da Terra não acontece de forma igualitária em todos os locais e países. Assim, entender as taxas de crescimento de um determinado lugar é muito importante para planejar as políticas sociais, como o combate à fome.

A população em um determinado território é estudada a partir de dois tipos de crescimento, o crescimento absoluto e o crescimento vegetativo.

Crescimento vegetativo é o número de pessoas que nasceram menos o número de pessoas que morreram em um determinado local. Ou seja, é a diminuição da taxa de natalidade pela taxa de mortalidade.

As taxas de crescimento vegetativo são capazes de indicar, por exemplo, o aumento do número de pessoas em todo o mundo, mas não são capazes de dizer o aumento de pessoas em um determinado local, pois não consideram os casos de imigração.


As taxas de crescimento vegetativo são responsáveis pelo número de habitantes no mundo

Crescimento absoluto é o número total do crescimento da população de um determinado lugar, considerando o número de nascimentos e o número de pessoas que migraram para esse local. Explicando de uma forma mais simples: é o número de pessoas que existe atualmente em uma localidade menos o número de pessoas que tinha antes.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Distribuição da População Mundial

Geografia

IDH – Índice de Desenvolvimento Humano

Geografia

Migrações

História

O Povo Brasileiro

Últimos artigos

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.

Raposa

Raposa é um nome popular usado para se referir a alguns representantes da família Canidae, a mesma família dos cães e lobos. São animais onívoros e geralmente solitários.

Aranha-armadeira

Aranha-armadeira pode ser encontrada em todo território brasileiro. Recebe essa denominação devido à posição que assume quando se sente ameaçada.