Leia e saiba mais sobre o crescimento populacional vegetativo e o crescimento absoluto.
Sabemos que a população do mundo está em constante aumento, entretanto, esse aumento da população da Terra não acontece de forma igualitária em todos os locais e países. Assim, entender as taxas de crescimento de um determinado lugar é muito importante para planejar as políticas sociais, como o combate à fome.
A população em um determinado território é estudada a partir de dois tipos de crescimento, o crescimento absoluto e o crescimento vegetativo.
Crescimento vegetativo é o número de pessoas que nasceram menos o número de pessoas que morreram em um determinado local. Ou seja, é a diminuição da taxa de natalidade pela taxa de mortalidade.
As taxas de crescimento vegetativo são capazes de indicar, por exemplo, o aumento do número de pessoas em todo o mundo, mas não são capazes de dizer o aumento de pessoas em um determinado local, pois não consideram os casos de imigração.
As taxas de crescimento vegetativo são responsáveis pelo número de habitantes no mundo
Crescimento absoluto é o número total do crescimento da população de um determinado lugar, considerando o número de nascimentos e o número de pessoas que migraram para esse local. Explicando de uma forma mais simples: é o número de pessoas que existe atualmente em uma localidade menos o número de pessoas que tinha antes.
Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia