Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Crescimento populacional

Crescimento populacional é o aumento do número de habitantes em uma área. Esse indicador demográfico é influenciado por diversos fatores.

Ilustração representativa da ideia de crescimento populacional. O aumento do número de habitantes de um território em um dado período é chamado de crescimento populacional.

Crescimento populacional é um indicador demográfico que expressa o aumento do número de habitantes de uma localidade num determinado período. O crescimento populacional pode acontecer somente por meio do maior número de nascimentos, os quais superam o número de mortes, ou, ainda, por meio da imigração.

Existem vários fatores que promovem o crescimento da população, como as melhorias na área da saúde e o desenvolvimento socioeconômico. O crescimento populacional em escala mundial e também no Brasil tem apresentado queda de sua taxa, o que significa que, apesar do número de habitantes aumentar, isso acontece a um ritmo mais lento.

Leia também: Afinal, o que é população?

Resumo sobre crescimento populacional

  • Crescimento populacional é o aumento do número de habitantes em uma área.

  • Pode ser classificado em vegetativo ou absoluto.

  • Crescimento vegetativo acontece quando o número de nascimentos é maior do que o número de mortes num determinado período.

  • Crescimento absoluto faz a soma do crescimento vegetativo com o saldo migratório, que, quando positivo, faz com que a população cresça.

  • Melhorias na saúde, o desenvolvimento socioeconômico territorial e a ampliação do acesso às redes de serviço são algumas das causas do crescimento populacional.

  • Os pontos positivos do crescimento populacional são o crescimento do mercado consumidor, mais mão de obra e desenvolvimento socioeconômico e cultural.

  • Os pontos negativos do crescimento populacional são a macrocefalia urbana, a sobrecarga de serviços essenciais e a degradação do meio ambiente.

  • O crescimento da população mundial tem desacelerado nas últimas décadas. A ONU estima que, dos atuais oito bilhões, saltaremos para 10,4 bilhões apenas em 2080.

  • A população brasileira cresceu 6,5% entre 2011 e 2022, e hoje conta com pouco mais de 203 milhões de habitantes, com tendência de redução de crescimento nas próximas décadas.

O que é crescimento populacional?

Crescimento populacional é uma variável demográfica que avalia o aumento do número de habitantes numa determinada área, podendo ser analisada com base em diferentes escalas, que abrangem de bairros e cidades até os continentes e o mundo todo.

O crescimento da população de uma localidade varia de acordo com uma série de fatores estruturais internos e a conjuntura socioeconômica do período considerado, sendo importante para a compreensão da relação entre a população e o espaço geográfico. Conhecer os dados do crescimento populacional é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas e para a gestão territorial.

Tipos de crescimento populacional

Quando o número de nascidos vivos é maior do que a mortalidade, dizemos que a população registra crescimento populacional vegetativo.

O crescimento populacional é classificado em dois tipos:

  • Crescimento populacional vegetativo: acontece quando o número de nascimentos numa população é maior do que o número de mortes. Nenhum outro fator é considerado no seu cálculo.

  • Crescimento populacional absoluto: acontece quando, além do número de nascimentos superar o número de mortes, o saldo migratório da população é positivo, ou seja, considera-se, também, dados de imigração e emigração para o cálculo.

Quais são os fatores para o crescimento populacional?

Melhorias no sistema de saúde são fatores que condicionam o crescimento populacional.

O crescimento populacional é um fenômeno que depende de um conjunto de fatores sociais e econômicos de um território. Tais fatores podem atuar de maneira direta na variação positiva da população, ou, ainda, eles podem atuar indiretamente sobre outros fatores que são os responsáveis pela transformação dos indicadores demográficos de uma área. Levando isso em consideração, temos que os fatores para o crescimento populacional são:

  • Melhorias na área da saúde com o desenvolvimento de novos tratamentos e medicamentos ou, então, com o aumento do número de hospitais, de postos de atendimento e de profissionais qualificados para o atendimento ao público. A ampliação da saúde pública e, por conseguinte, do acesso da população aos serviços desse setor é, também, fundamental para a garantia do crescimento populacional. Essas melhorias ajudam na queda da mortalidade e no aumento da natalidade.

  • Implementação da infraestrutura urbana e territorial, como a ampliação do acesso da população às redes de esgoto e de água potável. Além de prevenirem o surgimento de doenças que podem se agravar com o passar do tempo, as redes de infraestrutura garantem a melhor qualidade de vida e fazem com que a população se mantenha no lugar onde elas vivem. Isso evita, portanto, a emigração.

  • Maior oferta de serviços essenciais e garantia do desenvolvimento socioeconômico territorial, fundamentais para o bem-estar da população e para a melhora de sua qualidade de vida. Com isso, observa-se a redução da saída de pessoas de um território, uma vez que elas encontram tudo o que precisam na área onde vivem, e também há a atração de novos moradores para aquela localidade.

Como ocorre o crescimento populacional?

O crescimento populacional ocorre quando há o aumento do número de pessoas em uma população. Essa variação positiva se dá de três maneiras diferentes:

  1. Quando a quantidade de pessoas nascidas vivas (taxa de natalidade) é maior do que a quantidade de pessoas que morrem (taxa de mortalidade) num determinado intervalo de tempo. Assim, o maior número de nascimentos garante o crescimento da população.

  2. Quando a quantidade de pessoas que se muda para uma localidade (os imigrantes) é maior do que a quantidade de pessoas que saem daquela área e se mudam para outros locais (os emigrantes). Com a imigração superando a emigração, observa-se o aumento do número de habitantes e, portanto, o crescimento populacional.

  3. Quando a taxa de natalidade é maior do que a taxa de mortalidade e, junto disso, os imigrantes são mais numerosos do que os emigrantes.

Causas do crescimento populacional

O crescimento populacional tem como causas:

  • avanços conquistados na área da saúde;

  • amplo acesso da população a serviços básicos, como saúde, educação e segurança;

  • garantia do bem-estar populacional e de melhora na qualidade de vida;

  • aumento da taxa de fecundidade (número de filhos por mulher);

  • diminuição da taxa de mortalidade e aumento da natalidade garantidos por melhorias na saúde;

  • ampliação das redes de infraestrutura urbana;

  • crescimento econômico;

  • maiores salários e criação de novos postos de trabalho;

  • atrativos socioeconômicos e territoriais que aumentam a imigração.

Taxa de crescimento populacional

A taxa de crescimento populacional indica o quanto a população de uma área cresceu durante o período de um ano. Esse indicador é sempre expresso em porcentagem. Uma das maneiras de se realizar o seu cálculo é a seguinte:

Consequências do crescimento populacional

O crescimento populacional apresenta consequências positivas e negativas. Existem territórios que se encontram em deficit populacional, o que prejudica serviços básicos e afeta diretamente o desenvolvimento econômico local. Com o acréscimo de população, é possível suprir demandas específicas dos territórios, além do fato de o maior número de pessoas representar um maior mercado consumidor local e auxiliar no desenvolvimento social e cultural de uma população.

Por sua vez, os aspectos negativos do crescimento populacional estão atrelados principalmente aos impactos urbanos e ambientais do maior número de pessoas convivendo numa mesma área. A macrocefalia urbana, a sobrecarga de serviços essenciais, como a saúde e a educação, e a ampliação de problemas socioeconômicos, como a pobreza, são alumas das consequências negativas do crescimento da população.

Existe, ainda, a questão ambiental. Com uma população maior, a exploração dos recursos naturais se intensifica ao mesmo tempo que a emissão de poluentes, piorando a degradação do meio ambiente que já está em curso.

Acesse também: O que é densidade demográfica?

Crescimento populacional no mundo

A população mundial atingiu a marca de oito bilhões de habitantes no ano de 2022, tendo aumentado em um bilhão de habitantes no período de apenas 11 anos, considerando que, em 2011, a humanidade chegou a sete bilhões de pessoas. Esse movimento representou uma taxa de crescimento populacional de 1,2% ao ano e teve a contribuição principalmente dos países subdesenvolvidos. Esse grupo de países é aquele que apresenta o maior crescimento populacional no mundo atualmente, uma vez que vive a fase de explosão demográfica de sua transição demográfica.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que a população mundial crescerá ainda mais nos próximos 30 anos, mas a sua taxa de crescimento será menor do que a anterior. No ano de 2050, a população mundial deve ser de 9,7 bilhões de habitantes, e poderá chegar a 2080 com 10,4 bilhões. A desaceleração do crescimento populacional é uma tendência que vem sendo acompanhada em países desenvolvidos e alguns países emergentes. Na medida em que as nações subdesenvolvidas avançarem em sua transição demográfica, o mesmo deve acontecer em seus territórios.

A população mundial chegou a oito bilhões de habitantes, e a Índia passou a ser o país mais populoso do mundo.[1]

O século XX, mais precisamente sua segunda metade, foi o período em que a população mundial experimentou maiores taxas de crescimento populacional. De aproximadamente 2,5 bilhões de habitantes em 1950, o mundo saltou para seis bilhões de habitantes no início dos anos 2000, o que aconteceu devido aos avanços no meio técnico e científico que promoveram melhoria na qualidade de vida em diversos países.

Analisando as tendências demográficas das regiões do planeta, observa-se que o crescimento populacional recente tem sido impulsionado pelos países da África, os quais apresentam taxas de fecundidade e de natalidade muito elevadas. No outro extremo, temos países europeus que enfrentam uma tendência de estagnação do crescimento populacional e até mesmo de redução de população, com a taxa de mortalidade superior à taxa de natalidade.

Crescimento populacional no Brasil

O crescimento populacional no Brasil é de 0,5% ao ano atualmente, e tem decrescido com o passar do tempo. Dados dos censos demográficos realizados pelo IBGE mostram que a população brasileira saltou de 190.732.694, em 2010, para 203.080.756, em 2022, o que indica um crescimento de 6,5% em pouco mais de uma década. A tendência é de que a população brasileira chegue a 234 milhões de habitantes em meados do século atual, o que demonstra a desaceleração do crescimento populacional no Brasil.

Os períodos anteriores, no entanto, não foram assim. Da mesma maneira como a tendência mundial, o Brasil apresentou um crescimento populacional muito elevado na segunda metade do século XX, o que se deveu a transformações socioeconômicas e espaciais pelas quais o país passou nesse período, como a urbanização, a industrialização, e melhorias na saúde e na infraestrutura. A população, de 41 milhões em 1940, saltou para 51 milhões em 1950. Duas décadas mais tarde, o Brasil contava com 93 milhões de habitantes.

Apesar do aumento recente da população, o Brasil tende a registrar queda na taxa de crescimento nos próximos anos.[2]

O século XXI começou com uma população brasileira de quase 170 milhões de pessoas, mostrando que o país mais do que triplicou de tamanho em um intervalo de tempo de 50 anos. Pensando no período atual, o IBGE estima a queda brusca do crescimento vegetativo já a partir de 2025, e, a partir do ano de 2040, é provável que a taxa de mortalidade supere a taxa de natalidade dos brasileiros.

Veja também: População brasileira — as características e a composição da população do nosso país

Exercícios resolvidos sobre crescimento populacional

Questão 1

(UFRGS) Observe o gráfico abaixo.

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-63635738. Acesso em: 14 jul. 2023.

Considere as afirmações abaixo, sobre a situação demográfica global.

I - Em novembro de 2022, a Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou que a população humana do planeta ultrapassou os 8 bilhões de indivíduos.

II - De acordo com as projeções demográficas da ONU, a população mundial alcançará seu pico na década de 2080, com 10,4 bilhões de habitantes.

III - Embora a população mundial nunca tenha sido tão grande como é nos dias de hoje, ela seguirá aumentando por várias décadas, mas a uma taxa de crescimento menor do que a atual.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.

B) Apenas III.

C) Apenas I e II.

D) Apenas II e III.

E) I, II e III.

Resolução:

Alternativa E

Todas as afirmativas estão corretas. O mundo chegou a oito bilhões de habitantes em 2022, e, apesar da taxa de crescimento populacional, a ONU estima continuidade do aumento da população mundial. O pico será de 10,4 bilhões de habitantes em 2080.

Questão 2

(Enem PPL)

ALVES, J. E. D. A nova projeção da população brasileira do IBGE. Disponível em: www.ufjf.br. Acesso em: 1 out. 2021.

A configuração da projeção demográfica apresentada é explicada pelo(a)

A) ampliação do êxodo campesino.

B) aumento da taxa de fecundidade.

C) redução do crescimento vegetativo.

D) retrocesso no controle de natalidade.

E) estagnação da entrada de imigrantes.

Resolução:

Alternativa C

Com o passar do tempo, a tendência é a de diminuição do crescimento da população brasileira causada pela menor taxa de natalidade, que impacta o crescimento vegetativo da população.

Créditos de imagem

[1] sharad pandey / Shutterstock

[2] Cris Faga / Shutterstock

Fontes

IBGE. Brasil em síntese. IBGE, [s.d.]. Disponível em: https://brasilemsintese.ibge.gov.br/.

IBGE. Panorama do Censo 2022. Disponível em: https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/.

LUCCI, Elian Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado: ensino médio, 3. São Paulo: Saraiva, 2016.

UN. Global issues: Population. UN, [s.d.]. Disponível em: https://www.un.org/en/global-issues/population.

Por Paloma Guitarrara

Você pode se interessar também

Geografia

Crescimento da População Brasileira

Geografia

Distribuição da População Mundial

História

Formação do povo brasileiro

Geografia

IDH – Índice de Desenvolvimento Humano

Últimos artigos

Aspas

As aspas são sinais gráficos usados para destacar palavras ou expressões. São muito comuns para marcar a mudança da fala ou para indicar expressões que precisam de destaque.

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.