Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Crescimento Populacional

Leia e saiba mais sobre o crescimento populacional vegetativo e o crescimento absoluto.

Sabemos que a população do mundo está em constante aumento, entretanto, esse aumento da população da Terra não acontece de forma igualitária em todos os locais e países. Assim, entender as taxas de crescimento de um determinado lugar é muito importante para planejar as políticas sociais, como o combate à fome.

A população em um determinado território é estudada a partir de dois tipos de crescimento, o crescimento absoluto e o crescimento vegetativo.

Crescimento vegetativo é o número de pessoas que nasceram menos o número de pessoas que morreram em um determinado local. Ou seja, é a diminuição da taxa de natalidade pela taxa de mortalidade.

As taxas de crescimento vegetativo são capazes de indicar, por exemplo, o aumento do número de pessoas em todo o mundo, mas não são capazes de dizer o aumento de pessoas em um determinado local, pois não consideram os casos de imigração.


As taxas de crescimento vegetativo são responsáveis pelo número de habitantes no mundo

Crescimento absoluto é o número total do crescimento da população de um determinado lugar, considerando o número de nascimentos e o número de pessoas que migraram para esse local. Explicando de uma forma mais simples: é o número de pessoas que existe atualmente em uma localidade menos o número de pessoas que tinha antes.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

As taxas de crescimento populacional são de importante compreensão para o planejamento social As taxas de crescimento populacional são de importante compreensão para o planejamento social
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Distribuição da População Mundial

Geografia

IDH – Índice de Desenvolvimento Humano

Geografia

Migrações

História

O Povo Brasileiro

Últimos artigos

Rinocerontes

Rinocerontes são animais de grande porte encontrados na África e Ásia. São animais solitários, territorialistas e que podem viver cerca de 50 anos.

Animais ovíparos, ovovivíparos e vivíparos

Quando falamos em animais ovíparos, ovovivíparos e vivíparos, estamos nos referindo ao local onde o embrião de uma espécie se desenvolve.

Metáfora

A metáfora é uma figura de linguagem que usamos para comparar diferentes ideias por meio de algumas semelhanças entre elas. Isso é feito com o uso de linguagem figurada.

Cuca

Cuca é um ser do folclore brasileiro e apresentada como uma velha má que sequestra crianças. Por meio de Monteiro Lobato, a forma de jacaré da cuca se popularizou.