Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

População brasileira

As características e os principais dados da população brasileira. Leia e confira!

A população brasileira é uma das maiores do mundo, com mais de 190 milhões de pessoas A população brasileira é uma das maiores do mundo, com mais de 190 milhões de pessoas

A população brasileira, no início da década de 2010, ultrapassou os 190 milhões de habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. Desde o século XX, o número de habitantes do nosso país cresceu mais de 10 vezes! Mas quais são as características gerais dessa população?

Do total de pessoas que vivem no Brasil, 51,8% (um pouco mais da metade) são mulheres e 48,5% são homens. A estimativa é que existam no país seis milhões de mulheres a mais que os homens. A diferença, no entanto, é que a maior parte dos homens tem idade entre 25 e 39 anos, enquanto, entre as mulheres, a maioria está com idade entre 40 e 59 anos.

Dividindo a população por cor, 47,7% das pessoas declaram-se brancas, 43,1% declaram-se pardas e 7,6% declaram-se negras. Estes dados são do Censo Demográfico de 2010 e, se comparados ao censo demográfico de 2000, representam um aumento da população negra e parda, além de uma diminuição das pessoas que se declaram como brancas.


O Brasil é um país com uma grande diversidade étnica

A Região mais populosa do Brasil é a Sudeste, com 42% do número total de pessoas; em segundo lugar fica a região Nordeste, com 27%; em terceiro fica a região Sul, com 14%; em quarto, a região norte, com 8%, e, por último, o centro-oeste, com 7%.

O estado mais populoso é São Paulo, com mais de 41 milhões de habitantes, seguido por Minas Gerais, que conta com quase 20 milhões e, em terceiro lugar, o Rio de Janeiro, com 16 milhões. O estado que possui o menor número de pessoas é Roraima, com menos de 500 mil.

Entre os municípios, a liderança fica com a cidade de São Paulo, com quase 12 milhões, e a lanterna fica com a pequena cidade de Borá, no interior paulista, com pouco mais que 800 pessoas.


São Paulo, a cidade mais habitada do país

Com a análise dos dados demográficos disponibilizados pelo Censo Demográfico do IBGE é possível concluir que a população brasileira é, em sua maioria, urbana. Pouco mais de 84% dos brasileiros vivem nas cidades, e menos de 16% dos brasileiros vivem no campo.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Crescimento da População Brasileira

Geografia

Distribuição da população brasileira

Geografia

IBGE

Geografia

Imigração no Brasil

Últimos artigos

Brincadeiras juninas

As brincadeiras juninas são uma das partes mais divertidas da Festa Junina. A seguir, você verá dicas de 15 dessas brincadeiras!

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.