Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Países mais populosos do mundo

 Os países mais populosos do mundo não estão, necessariamente, entre os 10 maiores países em termos de extensão territorial, uma vez que tamanho de área nem sempre condiz com tamanho de população.

Para se ter uma ideia, dos 10 países mais populosos do planeta, 8 estão à frente do maior país da Terra, a Rússia, 9º colocada no ranking populacional.

Leia também: Quais são os países que falam português?

Lista dos 10 países mais populosos do mundo

  • 10º lugar: México — 127.575.529 habitantes.

  • 9º lugar: Rússia — 145.872.260 habitantes.

  • 8º lugar: Bangladesh — 163.046.173 habitantes.

  • 7º lugar: Nigéria — 200.963.603 habitantes.

  • 6º lugar: Brasil — 211.049.519 habitantes.

  • 5º lugar: Paquistão — 216.565.317 habitantes.

  • 4º lugar: Indonésia — 270.625.567 habitantes.

  • 3º lugar: Estados Unidos da América — 326.766.748 habitantes.

  • 2º lugar: Índia — 1.366.417.756 habitantes.

  • 1º lugar: China — 1.433.783.692  habitantes.

Dados sobre os países mais populosos do mundo

  • 10º lugar: México

Considerada uma das maiores economias latinas, o México é um país localizado na América do Norte, banhado por dois oceanos, Atlântico e Pacífico. É membro do Nafta, um bloco econômico que envolve Estados Unidos e Canadá, com trocas comerciais entre os três países.

Além disso, é membro da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), com uma renda de média para alta, industrialização recente, além de ocupar a 15º colocação em relação ao PIB (Produto Interno Bruto). É também um país com alto potencial turístico devido às ruínas da antiga civilização asteca, entre outros fatores.

  • 9º lugar: Rússia

A Rússia, maior país do mundo em extensão territorial, está localizada em dois continentes: Europa e Ásia. Apesar de ser o maior país, não é o mais populoso, pois as condições climáticas não são favoráveis ao desenvolvimento populacional. A maior parte do país possui clima polar e frio, com médias de temperatura negativas durante quase o ano todo.

Possui um passado histórico interessante, tendo sido o primeiro país a protagonizar uma revolução socialista, além do papel de destaque na Guerra Fria.

  • 8º lugar: Bangladesh

Localizado na Ásia e fronteiriço com a Índia, Bangladesh é um país recente, oriundo de lutas civis após a independência do país vizinho em 1947. O islamismo é a religião oficial, com 86% da população sendo muçulmana. É considerado um país subdesenvolvido, mas com economia em ascensão e grande competitividade na área têxtil. Possui dois idiomas oficiais: bengali, falado por 98% da população, e inglês, que é mais utilizado pela classe média alta.

Trem em Dhaka, capital de Bangladesh. [1]
Trem em Dhaka, capital de Bangladesh. [1]
  • 7º lugar: Nigéria

Grande destaque econômico do continente africano, a Nigéria é um grande produtor de petróleo, sendo membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). Entretanto, o país sofre com ataques terroristas promovidos pelo Boko Haram. Por conta disso, mesmo com grande produção petrolífera, a renda econômica é considerada média-baixa, gerando desigualdade social e baixo nível de desenvolvimento em políticas públicas.

Veja também: Quais são os países da África?

  • 6º lugar: Brasil

Maior potência econômica da América Latina, o Brasil está entre as 10 maiores economias do mundo. Possui grandes reservas hídricas (as maiores do mundo) e abriga a maior parte da Floresta Amazônica. Membro do Brics e do Mercosul, tem grande protagonismo no campo das commodities, destacando-se em recursos minerais e vegetais, como ferro e soja.

Além disso, é no Brasil que está localizada a segunda maior usina hidrelétrica do mundo, a Usina de Itaipu, no Paraná. A renda econômica é classificada como média-alta, mas o país possui grande concentração de renda e desemprego em ascensão.

  • 5º lugar: Paquistão

Surgido em agosto de 1947, após a independência da Índia (país vizinho), o Paquistão é um país muçulmano, assim como Bangladesh. Tem o inglês como idioma oficial por ter sido colônia inglesa nos séculos XIX e XX.

Com um grande mercado emergente, esse país possui em sua base econômica a produção agrícola e o setor de serviços, que juntos respondem por quase 70% do PIB. Disputa a região da Caxemira com Índia e China.

  • 4º lugar: Indonésia

Localizado no sudeste asiático, o arquipélago indonésio sofre com as adversidades climáticas e geológicas da região, como tufões e maremotos. Na economia, o turismo e as atividades de empresas privadas são destaques. Porém, é na indústria que se localiza a força do PIB, representando 46% desse índice econômico.

Ainda possui um grande percentual de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza, com menos de 1 dólar por dia, além de possuir políticas conservadoras relacionadas à religião e à liberdade de expressão.

  • 3º lugar: Estados Unidos da América

A maior economia do mundo está localizada na América do Norte, estando presente em vários blocos e grupos econômicos, como Nafta, Apec, G-20, entre outros. Possui uma economia capitalista de alta produtividade, com indústria bastante desenvolvida em termos tecnológicos.

Ocupa a primeira posição em vários quesitos, como importação de petróleo e produção de energia elétrica, milho e soja. Atrai grande quantidade de imigrantes legais e ilegais, devido ao número de oportunidades existentes no país.

  • 2º lugar: Índia

Para muitos, a Índia ultrapassará a China ainda neste século com relação ao tamanho da população. É um país asiático emergente que cresceu consideravelmente em termos econômicos. Sua população majoritariamente pratica o hinduísmo. Os rituais sagrados dessa religião marcam as características sociais da população indiana, como os eventos religiosos às margens do Rio Ganges.

Na economia, destacam-se o setor de serviços e a produção agrícola. Mesmo com avanços econômicos, é o país com a maior quantidade de pessoas miseráveis, haja vista a alta concentração de renda e o tamanho da população.

  • 1º lugar: China

A maior população do mundo está na China, um país asiático gigante em vários assuntos. É na China que está, por exemplo, a maior usina hidrelétrica do mundo, a Usina de Três Gargantas. Além disso, a China possui a maior quantidade de bilionários do planeta.

É o país que mais importa e exporta produtos no globo, sendo a segunda maior economia, atrás apenas dos Estados Unidos. Possui uma série de problemas políticos e sociais, como a existência de apenas um partido e o cerceamento de liberdades civis.

Diferença entre populoso e povoado

Para entendermos esses dois conceitos, precisamos esclarecer que eles não são sinônimos, uma vez que um se refere à população total (populoso), e outro, à população e sua distribuição pelo território (povoado).

Um território é considerado populoso quando há um alto número de habitantes na localidade, como a China, número 1 no ranking populacional. Esse conceito faz referência à população absoluta de determinado local.

Já um território povoado faz referência ao modo como a população está distribuída. Na Geografia, usamos a densidade demográfica para medir o grau de povoamento de um local. É o que chamamos de população relativa, mostrando a relação proporcional entre o número de habitantes e a área que eles ocupam.

Vale lembrar que nem sempre um território populoso é povoado, uma vez que a população pode estar distribuída de forma irregular e desigual pelo espaço geográfico.

Nem sempre um local populoso é um local povoado.

Como comparação, vejamos o caso da China. Esse país possui a maior população do globo, mas uma densidade demográfica de 152 hab/km², ocupando a 58º posição no ranking.

O país mais povoado do mundo é Mônaco, com uma densidade demográfica de 26.152 hab/km² e uma população de 38.967 pessoas, estando na 188º posição do ranking populacional. Para saber mais sobre esses importantes conceitos geográficos, leia o texto: Diferença entre populoso e povoado.

Crédito da imagem

[1] Dietmar Temps / Shutterstock

Por Átila Matias

Você pode se interessar também

Geografia

Crescimento Populacional

Geografia

Crescimento da População Brasileira

Geografia

Densidade demográfica

Geografia

Diferença entre populoso e povoado

Últimos artigos

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.