Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Mercosul

Você sabe o que é o Mercosul e para que ele foi criado? Clique aqui e descubra!

A logomarca do Mercosul, Mercado Comum do Sul A logomarca do Mercosul, Mercado Comum do Sul

O Mercado Comum do SulMercosul – é um bloco econômico, ou seja, um acordo feito por alguns países para facilitar o comércio e as relações econômicas entre eles, com o objetivo de aumentar o desenvolvimento e a integração. No caso desse bloco, o acordo envolve países da América do Sul, incluindo o Brasil. Ele foi fundado em 1991 pelo Tratado de Assunção.

Os países-membros do Mercosul são divididos em duas categorias: a dos membros efetivos e a dos membros associados. Além desses dois grupos, existem também os membros observadores, que são paises que não fazem parte de fato do Mercosul, mas que acompanham o andamento do bloco, são eles México e Nova Zelândia.

Os membros efetivos do Mercosul são: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai (membros que fundaram o bloco) e a Venezuela (2012)**. Esses países participam de todos os principais acordos e possuem uma integração comercial maior.

Já os membros associados do Mercosul são: Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Guiana e Suriname. Eles não participam plenamente do bloco, fazendo parte apenas em alguns acordos. Os membros associados também não possuem poder de voto nas decisões mais importantes do bloco.

Olhe o mapa a seguir e veja os países que participam do Mercosul:

Mapa com os membros que fazem parte do Mercosul
Mapa com os membros que fazem parte do Mercosul*

A principal característica do Mercosul é a adoção da Tarifa Externa Comum, o que faz com que esse bloco seja chamado de União Aduaneira. Essa tarifa só é totalmente adotada pelos membros permanentes do bloco e é um dos fatores que tornam o Mercosul um bloco importante para a região da América do Sul.

E o que é a Tarifa Externa Comum?

A Tarifa Externa Comum, também chamada de TEC, é um preço padronizado das trocas comerciais. Com ela, os países “combinam” de colocar o mesmo preço sobre um mesmo produto que eles vendem para aqueles que não fazem parte do bloco. Isso evita a concorrência entre eles, além de facilitar as trocas entre si, pois a TEC é mais cara para países que não são membros do Mercosul.

Por exemplo: se os Estados Unidos quiserem comprar milho do Brasil, o preço desse produto deverá ser o mesmo do milho oferecido pelo Paraguai. Assim, não haverá concorrência entre esses dois países sobre esse produto, evitando que um deles saia perdendo.

Por causa dessas características, o Mercosul tornou-se um bloco muito importante para a integração dos países da América do Sul, que, antes de sua fundação, não possuíam uma relação comercial muito grande. Hoje em dia, por exemplo, o Brasil é o principal exportador para os seus vizinhos, o que não acontecia antes.

*A Nova Zelândia não aparece no mapa por fazer parte da Oceania.

** A Venezuela foi suspensa do Mercosul por tempo indeterminado em dezembro de 2016.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Por Amarolina Ribeiro

Você pode se interessar também

Geografia

Blocos Econômicos

Geografia

Brasil e América do Sul

Geografia

Continente Americano

Geografia

Globalização

Últimos artigos

Conto fantástico

O conto fantástico é uma pequena narrativa que apresenta fatos ou personagens sobrenaturais e absurdos. No conto fantástico, ocorrem coisas que contrariam a razão.

Conflitos entre Israel e Palestina

Os conflitos entre Israel e Palestina se deram pela disputa do território da Palestina, sobretudo a partir de 1948, mas também pela luta dos palestinos por sua autodeterminação.

Reforma Protestante

A Reforma Protestante, iniciada em 1517, deu origem a novas doutrinas cristãs no continente europeu. O grande reformador foi o monge alemão Martinho Lutero.

Machu Picchu

Machu Picchu foi uma cidade construída pelos incas no século XV e conhecida como um refúgio do imperador inca. Foi abandonada no século XVI e redescoberta em 1911.