Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Mercosul

Você sabe o que é o Mercosul e para que ele foi criado? Clique aqui e descubra!

O Mercado Comum do SulMercosul – é um bloco econômico, ou seja, um acordo feito por alguns países para facilitar o comércio e as relações econômicas entre eles, com o objetivo de aumentar o desenvolvimento e a integração. No caso desse bloco, o acordo envolve países da América do Sul, incluindo o Brasil. Ele foi fundado em 1991 pelo Tratado de Assunção.

Os países-membros do Mercosul são divididos em duas categorias: a dos membros efetivos e a dos membros associados. Além desses dois grupos, existem também os membros observadores, que são paises que não fazem parte de fato do Mercosul, mas que acompanham o andamento do bloco, são eles México e Nova Zelândia.

Os membros efetivos do Mercosul são: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai (membros que fundaram o bloco) e a Venezuela (2012)**. Esses países participam de todos os principais acordos e possuem uma integração comercial maior.

Já os membros associados do Mercosul são: Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Guiana e Suriname. Eles não participam plenamente do bloco, fazendo parte apenas em alguns acordos. Os membros associados também não possuem poder de voto nas decisões mais importantes do bloco.

Olhe o mapa a seguir e veja os países que participam do Mercosul:

Mapa com os membros que fazem parte do Mercosul
Mapa com os membros que fazem parte do Mercosul*

A principal característica do Mercosul é a adoção da Tarifa Externa Comum, o que faz com que esse bloco seja chamado de União Aduaneira. Essa tarifa só é totalmente adotada pelos membros permanentes do bloco e é um dos fatores que tornam o Mercosul um bloco importante para a região da América do Sul.

E o que é a Tarifa Externa Comum?

A Tarifa Externa Comum, também chamada de TEC, é um preço padronizado das trocas comerciais. Com ela, os países “combinam” de colocar o mesmo preço sobre um mesmo produto que eles vendem para aqueles que não fazem parte do bloco. Isso evita a concorrência entre eles, além de facilitar as trocas entre si, pois a TEC é mais cara para países que não são membros do Mercosul.

Por exemplo: se os Estados Unidos quiserem comprar milho do Brasil, o preço desse produto deverá ser o mesmo do milho oferecido pelo Paraguai. Assim, não haverá concorrência entre esses dois países sobre esse produto, evitando que um deles saia perdendo.

Por causa dessas características, o Mercosul tornou-se um bloco muito importante para a integração dos países da América do Sul, que, antes de sua fundação, não possuíam uma relação comercial muito grande. Hoje em dia, por exemplo, o Brasil é o principal exportador para os seus vizinhos, o que não acontecia antes.

*A Nova Zelândia não aparece no mapa por fazer parte da Oceania.

** A Venezuela foi suspensa do Mercosul por tempo indeterminado em dezembro de 2016.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

A logomarca do Mercosul, Mercado Comum do Sul A logomarca do Mercosul, Mercado Comum do Sul
Por Amarolina Ribeiro

Você pode se interessar também

Geografia

Globalização

Geografia

Blocos Econômicos

Geografia

Continente Americano

Geografia

Brasil e América do Sul

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.