Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Brasil e América do Sul

A comparação do território brasileiro com a América do Sul.

Com extensão territorial de 42.054.927 quilômetros quadrados, a América é o segundo maior continente terrestre, atrás apenas da Ásia (44.961.951 Km2). Existem três subcontinentes americanos: América do Sul, América Central e América do Norte.

A América do Sul ocupa uma área de 17,8 milhões de Km2 e abriga doze países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela, além do território da Guiana Francesa.


O território brasileiro no mapa da América do Sul

O Brasil é o maior país sul-americano e o quinto maior do planeta, com extensão territorial de 8.514.876 quilômetros quadrados, o que corresponde a 48% da área total da América do Sul.

A grande extensão territorial proporciona ao país fronteira com quase todas as nações desse subcontinente, apenas Chile e Equador não fazem fronteira com o Brasil. O território nacional também é banhado pelo Oceano Atlântico, apresentando uma costa litorânea de 7,3 mil quilômetros.

O contingente populacional brasileiro também é o maior. Dos 393 milhões de habitantes da América do Sul, mais de 190,7 milhões residem no Brasil, quantidade que faz do país o quinto mais populoso do mundo, atrás somente da China, Índia, Estados Unidos da América (EUA) e Indonésia.

Vários países da América do Sul são menores e menos populosos que alguns estados brasileiros. O estado do Amazonas, por exemplo, só é menor que a Argentina; e a população do estado de São Paulo (41,2 milhões de habitantes) só é menor que a da Colômbia (46,3 milhões).

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Escola Kids

América do Sul América do Sul
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Vegetação do Brasil

Geografia

Relevo Brasileiro

Geografia

Localização do Brasil

Geografia

O Litoral do Brasil

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.