Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Divisão Administrativa do Brasil

Quantos estados e municípios o Brasil possui? Conheça a divisão administrativa do Brasil e descubra essa e outras informações!

O Brasil, assim como todos os países, possui a sua divisão administrativa. O que essa expressão significa?

Divisão administrativa é a forma de se dividir o território de um país em diversas partes. Essas partes são chamadas de províncias, unidades federativas ou estados. Esses, por sua vez, também são subdivididos em municípios que podem estar divididos em um ou mais distritos.

Na divisão administrativa do Brasil, temos o distrito federal, os estados, os distritos e os municípios.

Distrito Federal: É a sede do poder federal, local onde se encontra a capital do País. No Brasil, o Distrito Federal se encontra no estado de Goiás, e a nossa capital brasileira é Brasília. É no Distrito Federal que se encontram as sedes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

Estados: São as unidades federativas do país. São administrados por governos estaduais, que estão subordinados ao Governo Federal. Cada estado possui a sua própria capital, onde está instalada a sua sede administrativa.

Municípios: correspondem às unidades administrativas menores do que os estados. São administradas pelos governos municipais, também chamados de prefeituras, que estão subordinadas ao Governo Estadual e ao Governo Federal.

Distritos: são unidades administrativas pertencentes aos municípios. Um município pode ser composto por um ou vários distritos. O distrito sede costuma ter o mesmo nome do município e os demais distritos costumam ser chamados de vilas. Quando uma vila consegue se emancipar, ela é elevada ao status de município.

O Brasil possui 26 estados, 1 Distrito Federal e 5570 cidades
O Brasil possui 26 estados, 1 Distrito Federal e 5570 cidades

Assim, a divisão administrativa do Brasil divide o nosso país em 26 estados e 1 Distrito Federal. Distribuídos por esses estados, encontram-se 5.570 municípios, número que pode aumentar nos próximos anos, pois vilas e distritos podem conseguir sua emancipação e também se transformarem em municípios.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Divisão administrativa do Brasil. Tente contar quantos estados existem no Brasil Divisão administrativa do Brasil. Tente contar quantos estados existem no Brasil
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

O Estado e os Três Poderes

Geografia

Localização do Brasil

Geografia

Fusos horários no Brasil

Geografia

Regiões Geoeconômicas do Brasil

Últimos artigos

Dízima periódica

Uma dízima periódica é um número que possui sua parte decimal infinita e periódica

Período Helenístico

Período Helenístico foi iniciado com a conquista da Grécia pelos macedônicos e ficou marcado pela difusão da cultura grega a partir do reinado de Alexandre, o Grande.

Império Carolíngio

Império Carolíngio foi a continuidade do Reino dos Francos sob o controle da Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino, o Breve em meados do século VII.

Civilização Micênica

Civilização Micênica foi uma das grandes civilizações do período de formação do povo grego, conhecida por suas grandes cidades fortificadas e pelo seu bom comércio.