Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Localização do Brasil

Veja a localização do Brasil e conheça mais sobre o nosso país!

Entender a localização do Brasil é muito importante para conhecer melhor o país onde vivemos Entender a localização do Brasil é muito importante para conhecer melhor o país onde vivemos

Falar sobre a localização do Brasil é falar de sua posição geográfica com relação ao mundo.

O Brasil está localizado em um continente chamado América do Sul. Ele faz divisa com outros 10 países diferentes. Assim, as fronteiras do nosso país só não estão localizadas ao lado de dois países da América do Sul: Chile e Equador. Observe o mapa abaixo:


Observe a localização do Brasil na América do Sul e procure identificar quais são os países com quem fazemos fronteira

O território brasileiro possui uma área de 8.514.876 km², sendo o quinto maior país do mundo. Em razão disso, é chamado de “país com dimensões continentais”, pois sua área é equivalente à de um continente.

O Brasil está localizado em três hemisférios diferentes: uma pequena parte ao norte, localizada no hemisfério norte; a maior parte no hemisfério sul e todo ele localizado no hemisfério ocidental ou oeste. É cortado ao norte pela Linha do Equador e ao sul pelo Trópico de Capricórnio.

O ponto situado mais ao norte do país é o Monte Caburaí, em Roraima. O ponto mais ao Sul é o Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul. A distância entre esses dois pontos é de 4.394 km.

O ponto situado mais ao leste do país é a Ponta do Seixas, na Paraíba. O ponto mais ao oeste é a Serra Contamana, no Acre. A distância entre esses dois pontos é de 4.319 km.

Entender a localização geográfica e os dados do espaço do Brasil é muito importante para conhecer o lugar onde vivemos.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Brasil e América do Sul

Ciências

Climas do Brasil

Geografia

Divisão Administrativa do Brasil

Geografia

Estados do Brasil

Últimos artigos

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.