Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Fusos horários do Brasil

O Brasil possui ampla extensão longitudinal, motivo pelo qual está inserido em quatro diferentes fusos horários, que começam em GMT–2 horas e vão até GMT–5 horas.

Mapa com os fusos horários brasileiros O Brasil está divido em quatro fusos horários: de GMT–2 a GMT–5. (Fonte: IBGE)

Os fusos horários brasileiros são as diferentes faixas de horário em que o território do Brasil está inserido. Como o país fica a oeste do Meridiano de Greenwich, suas horas são atrasadas com relação a esse meridiano de referência. Podemos afirmar, então, que o Brasil se divide em quatro fusos horários:

  • GMT–2 horas;

  • GMT–3 horas (Horário de Brasília);

  • GMT–4 horas;

  • GMT–5 horas.

Entretanto, nem sempre foi assim. Essa divisão foi estabelecida oficialmente no ano de 2015, sendo considerada a oficial.

Leia também: Paralelos e meridianos — linhas imaginárias que ajudam na localização no globo terrestre

Resumo sobre os fusos horários brasileiros

  • Pela sua grande extensão territorial, o Brasil é divido em quatro fusos horários.

  • O Brasil fica a oeste de Greenwich, portanto, sua hora é atrasada com relação a esse meridiano de referência.

  • Os fusos horários brasileiros compreendem o intervalo que vai de GMT–2 a GMT–5.

  • O Horário de Brasília, hora oficial do país, corresponde ao fuso GMT–3.

  • O estado do Amazonas está inserido em dois diferentes fusos: GMT–4 e GMT–5.

  • O Distrito Federal e outros 10 estados brasileiros adotavam o horário de verão. Entretanto, essa medida foi extinta por decreto em 2019.

Quais são os fusos horários brasileiros?

Antes de conhecermos os fusos horários brasileiros, é importante relembrarmos esse conceito. Fusos horários são intervalos longitudinais de 15º dentro dos quais todas as cidades e os países inseridos marcam a mesma hora no relógio. O nosso planeta é dividido em 24 fusos horários, contabilizados a partir do Meridiano de Greenwich, o meridiano de 0º de longitude.

O Brasil é um país de ampla dimensão territorial, estendendo-se por até 4319 quilômetros, de leste a oeste. Por essa razão, o país ocupa quatro faixas horárias, também conhecidas como fusos horários. Na tabela a seguir, reunimos as características dos fusos horários brasileiros.

Fusos horários brasileiros

Fuso horário

Atraso com relação à Greenwich

Estados e territórios inseridos no fuso

1

Duas horas (GMT–2)

Arquipélagos de Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo, além do Atol das Rocas.

2

Três horas (GMT–3)

Horário Oficial de Brasília

Estados das regiões Nordeste, Sul e Sudeste, Distrito Federal, Amapá, Pará, Tocantins e Goiás.

3

Quatro horas (GMT–4)

Rondônia, Roraima, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Amazonas.

4

Cinco horas (GMT–5)

Acre e Amazonas.

A determinação de quais territórios farão parte de cada fuso, além da sua localização geográfica, depende da demarcação do Estado brasileiro mediante a avaliação de questões práticas e operacionais.

Em 2008, o Acre e parte do Amazonas passaram a compor o fuso 3, que tem diferença de três horas com relação ao Meridiano de Greenwich. No entanto, a partir de 2015, o resultado favorável de um referendo realizado com a população local fez com que essas áreas retornassem ao fuso 4, em que os horários são atrasados em cinco horas com relação a Greenwich.

Leia também: Mapa do Brasil — veja como o território brasileiro está organizado e dividido

Estados com mais de um fuso horário

O Amazonas é o estado que apresenta seu território dividido entre dois fusos. No caso amazonense, existem 13 municípios do extremo oeste, próximo da fronteira com o Acre, que estão localizados na faixa horária GMT–5, cinco horas atrasada com relação ao Meridiano de Greenwich e duas horas atrasada com relação ao Horário Oficial de Brasília (GMT–3). Entretanto, a maior parcela do estado do Amazonas está inserida no fuso GMT–4.

Os fusos horários do Brasil e o horário de verão

O horário de verão era aquele período do ano em que os relógios eram adiantados em uma hora. Isso significava que, à meia-noite (00:00 h), devia-se ajustar o relógio para 1:00 h da manhã. Essa mudança teve como principal objetivo a economia de energia elétrica e o alívio na sobrecarga do sistema de distribuição de eletricidade no território brasileiro, já que, no verão, há maior tempo de luz solar disponível durante o dia, e, além disso, é durante essa estação que o uso de aparelhos elétricos se intensifica.

No horário de verão, algumas localidades do Brasil adiantavam os relógios em uma hora.

No Brasil, além do Distrito Federal, 10 estados adotavam o horário de verão, a maioria deles no fuso GMT–3, e somente dois no fuso GMT–4, conforme mostra a lista a seguir.

Minas Gerais

São Paulo

Espírito Santo

Mato Grosso

Mato Grosso do Sul

Rio de Janeiro

Goiás

Paraná

Santa Catarina

Rio Grande do Sul

Nota-se, ainda, que foram os estados mais distantes da Linha do Equador que adotavam essa mudança de horário. Isso acontecia porque, próximo do paralelo de 0º, os dias e as noites têm duração similar durante todo o ano, e não há alteração significativa durante o verão.

O horário de verão havia sido adotado no país em 1931, mas foi extinto por um decreto assinado no ano de 2019. Hoje, portanto, o horário de verão não é mais adotado no Brasil.

Exercícios sobre fusos horários do Brasil

Questão 1

(UEL) Analise o mapa de fusos horários do Brasil a seguir.

Supondo que um passageiro saia às 7 h da manhã de Fernando de Noronha (PE) com destino a Campo Grande (MS) para uma reunião e sabendo-se que a viagem teve duração de 6 horas e 30 minutos, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o horário local em que o passageiro deve chegar a Campo Grande (MS).

a) 05h30min

b) 09h30min

c) 10h30min

d) 11h30min

e) 13h30min

Resolução: Sabe-se que Fernando de Noronha está situado no fuso GMT–2, e que Campo Grande está situado no fuso GMT–4, portanto, duas horas atrasado (-2 h) com relação ao ponto de origem. Assim, o cálculo do horário de chegada deve ser feito da seguinte maneira:

Horário de chegada = horário local + tempo de viagem + fuso

Horário de chegada = 7:00 + 6:30 + (-2:00)

Horário de chegada = 13:30 – 2:00

Horário de chegada = 11:30

Alternativa D

Questão 2

(Fema) São Paulo é uma das 27 unidades federativas do Brasil, localizado a sudoeste da região Sudeste. A área do estado é de 248.222.362 km², a maior parte ao norte do Trópico de Capricórnio, sendo a décima segunda unidade da federação em área do Brasil e a segunda do Sudeste, atrás apenas de Minas Gerais.

Sobre o fuso horário do estado, é correto dizer que:

a) O fuso horário do estado segue o horário de Brasília, que é o mesmo em relação ao Meridiano de Greenwich.

b) O fuso horário do estado segue o horário de Brasília, que é uma hora adiantado em relação ao Meridiano de Greenwich.

c) O fuso horário do estado segue o horário de Brasília, que é uma hora atrasado em relação ao Meridiano de Greenwich.

d) O fuso horário do estado segue o horário de Brasília, que é duas horas atrasado em relação ao Meridiano de Greenwich.

e) O fuso horário do estado segue o horário de Brasília, que é três horas atrasado em relação ao Meridiano de Greenwich.

Resolução: Alternativa E

O fuso horário de São Paulo segue o Horário Oficial de Brasília, que se encontra duas horas atrasado com relação a Greenwich (GMT–3).

Fontes:

LUCCI, Elian Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado, 1: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2016, 289p. 1ª edição.

MOREIRA, Igor. O espaço geográfico: Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Editora Ática, 47ª edição, 3ª reimpressão. 455p.

PINHEIRO, Luiz Claudio. Comissão aprova referendo sobre alteração do fuso horário do Acre. Agência Câmara de Notícias, 11 dez. 2008. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/124889-comissao-aprova-referendo-sobre-alteracao-do-fuso-horario-do-acre/.

Por Paloma Guitarrara

Você pode se interessar também

Geografia

Brasil e América do Sul

Geografia

Cartografia

Português

Como abreviar as horas?

Geografia

Divisão Administrativa do Brasil

Últimos artigos

Esportes olímpicos

Os esportes olímpicos são os esportes praticados em uma edição de Jogos Olímpicos. Essa escolha é responsabilidade do COI, instituição que organiza as Olimpíadas.

Bloqueio Continental

O Bloqueio Continental foi um embargo estabelecido por Napoleão Bonaparte que proibiu o comércio com os ingleses no continente europeu. Esteve em vigor entre 1806 e 1814.

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é o rico conjunto de manifestações de nossa cultura. Mitos, lendas, danças, músicas, brincadeiras e festas populares fazem parte dele.

El Niño

O El Niño é um fenômeno descrito pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, provocando chuvas volumosas no Sul do Brasil e secas severas no Norte e no Nordeste.