Conheça os fusos horários no Brasil, os critérios para a sua elaboração e suas modificações recentes.
O Brasil possui um grande território, sendo o quinto maior país em extensão territorial. Além disso, algumas partes do espaço geográfico brasileiro possuem uma longa extensão no sentido leste-oeste. Por causa disso, a iluminação do sol e a sucessão dos dias e noites não ocorrem ao mesmo tempo em diferentes localidades, o que significa que algumas regiões possuem horários diferentes das outras.
Assim, dizemos que o Brasil possui diferentes fusos horários, ou seja, diferentes áreas em que as horas são medidas em tempos diferentes, com atraso ou adiantamento de uma em relação à outra.
Mas você sabe quantos fusos horários existem no Brasil?
Oficialmente, existem quatro fusos horários no Brasil. Isso significa que o governo brasileiro divide o país em quatro áreas em que cada uma se encontra em um horário diferente. As áreas que estão mais a leste são mais adiantadas do que as áreas que se encontram a oeste, uma vez que nessas últimas o sol demora mais para nascer.
Veja o mapa a seguir:
Mapa dos fusos horários brasileiros atualmente
O mapa mostra quatro áreas com as diferentes regiões horárias. A primeira, localizada a -2GMT (ou seja, duas horas de atraso em relação ao Meridiano de Greenwich), abrange apenas algumas ilhas oceânicas pertencentes ao Brasil. A segunda, a -3GMT, abriga a maior parte do território, incluindo a capital Brasília. A terceira, -4GMT, engloba alguns estados a oeste do país. Por fim, a última – -5GMT – abrange o estado do Acre e uma pequena parte do Amazonas.
Já houve mudanças nos fusos horários brasileiros
O mapa acima dos fusos horários brasileiros representa o atual estágio das demarcações das horas, mas nem sempre ele foi assim. Anteriormente, metade do estado do Pará encontrava-se no fuso -4GMT, enquanto o Acre encontrava-se no fuso de -5GMT, tal como ele é agora.
No entanto, em 2008, todo o estado do Pará passou a integrar o fuso de -3GMT, enquanto o território do Acre passou a fazer parte do -4GMT. Dessa forma, o quinto fuso deixou de existir no território brasileiro. Mas, em 2010, um referendo realizado entre a população acriana e das áreas de seu entorno determinou que a região retornaria ao horário anterior, fato que foi sancionado pela Presidência da República em setembro de 2013.
E você, ao olhar o mapa, consegue identificar em qual fuso horário encontra-se atualmente?
Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia