Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Fusos horários no Brasil

Conheça os fusos horários no Brasil, os critérios para a sua elaboração e suas modificações recentes.

Atualmente, o Brasil é dividido em quatro diferentes fusos horários Atualmente, o Brasil é dividido em quatro diferentes fusos horários

O Brasil possui um grande território, sendo o quinto maior país em extensão territorial. Além disso, algumas partes do espaço geográfico brasileiro possuem uma longa extensão no sentido leste-oeste. Por causa disso, a iluminação do sol e a sucessão dos dias e noites não ocorrem ao mesmo tempo em diferentes localidades, o que significa que algumas regiões possuem horários diferentes das outras.

Assim, dizemos que o Brasil possui diferentes fusos horários, ou seja, diferentes áreas em que as horas são medidas em tempos diferentes, com atraso ou adiantamento de uma em relação à outra.

Mas você sabe quantos fusos horários existem no Brasil?

Oficialmente, existem quatro fusos horários no Brasil. Isso significa que o governo brasileiro divide o país em quatro áreas em que cada uma se encontra em um horário diferente. As áreas que estão mais a leste são mais adiantadas do que as áreas que se encontram a oeste, uma vez que nessas últimas o sol demora mais para nascer.

Veja o mapa a seguir:


Mapa dos fusos horários brasileiros atualmente

O mapa mostra quatro áreas com as diferentes regiões horárias. A primeira, localizada a -2GMT (ou seja, duas horas de atraso em relação ao Meridiano de Greenwich), abrange apenas algumas ilhas oceânicas pertencentes ao Brasil. A segunda, a -3GMT, abriga a maior parte do território, incluindo a capital Brasília. A terceira, -4GMT, engloba alguns estados a oeste do país. Por fim, a última – -5GMT – abrange o estado do Acre e uma pequena parte do Amazonas.

Já houve mudanças nos fusos horários brasileiros

O mapa acima dos fusos horários brasileiros representa o atual estágio das demarcações das horas, mas nem sempre ele foi assim. Anteriormente, metade do estado do Pará encontrava-se no fuso -4GMT, enquanto o Acre encontrava-se no fuso de -5GMT, tal como ele é agora.

No entanto, em 2008, todo o estado do Pará passou a integrar o fuso de -3GMT, enquanto o território do Acre passou a fazer parte do -4GMT. Dessa forma, o quinto fuso deixou de existir no território brasileiro. Mas, em 2010, um referendo realizado entre a população acriana e das áreas de seu entorno determinou que a região retornaria ao horário anterior, fato que foi sancionado pela Presidência da República em setembro de 2013.

E você, ao olhar o mapa, consegue identificar em qual fuso horário encontra-se atualmente?


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Brasil e América do Sul

Geografia

Cartografia

Português

Como abreviar as horas?

Geografia

Divisão Administrativa do Brasil

Últimos artigos

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.

Transporte passivo

Transporte passivo garante o transporte de substâncias através da membrana plasmática sem que ocorra o gasto de energia. A osmose é um tipo de transporte passivo.