Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Fusos horários

Descubra o que são os fusos horários, como eles foram inventados e como se distribuem pelo mundo.

No final do século XIX, as ciências já conheciam todas as partes da Terra. Todos os países estavam, de certa forma, interligados em relações econômicas e políticas. No entanto, ainda não havia um padrão no que se refere à forma com que as diferentes localidades mediam o tempo, o que criava muitos problemas.

Por causa disso, no ano de 1881, os líderes de 25 países – dentre eles, o Brasil – reuniram-se na cidade de Washington, capital dos Estados Unidos, para tentar resolver esse grande problema. Nessa conferência, eles resolveram dividir a Terra em 24 partes, pois sabiam que a Terra levava 24 horas para dar a volta em seu próprio eixo (rotação) e completar um dia.

Assim, cada uma dessas partes – que foram chamadas de fusos horários – contava uma hora e media 15º. À medida que se deslocava para o leste, acrescentava-se uma hora por fuso, e à medida que se deslocava para o oeste, diminuía-se uma hora por fuso. Dessa forma, todos os países poderiam medir as suas horas em harmonia com os demais.


As diferentes localidades do mundo tiveram seus horários definidos em relação ao todo.

Outra decisão tomada na Conferência de Washington foi a definição do ponto inicial a partir do qual os fusos iriam ser contados. Como a cidade de Londres era a capital do principal país da época - a Inglaterra -, definiu-se que esse ponto inicial deveria ser lá e criaram o Meridiano de Greenwich para exercer essa função. Portanto, nesse meridiano, encontrava-se o primeiro fuso. A tudo que se encontrava a leste, horas eram somadas, e a tudo que se encontrava a oeste, diminuíam-se as horas.

Porém, um novo problema foi detectado. A divisão da Terra em fusos ou meridianos não coincidia com as fronteiras e divisões territoriais dos países e das cidades. De modo que, em um local, poderia ser uma hora e, bem próximo dali, ser outra hora.

Para resolver mais esse problema, foi criada a chamada hora legal, em que os países tinham autonomia para regulamentar sua hora oficial, baseados nas linhas de fusos horários e respeitando as suas fronteiras. Observe o mapa abaixo e tente perceber as diferentes distribuições dos fusos horários pelo mundo, com as devidas adaptações territoriais realizadas pelos países.


Observe no mapa que as horas legais de cada país são representadas por diferentes cores.

Compreender os fusos horários é muito importante para descobrir facilmente a hora em outras localidades do mundo. Isso permite planejar viagens e eventos, bem como nos ajuda a descobrir, por exemplo, a melhor hora para ligar para um amigo (a) que mora em outro país.

Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Fusos horários Fusos horários
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Cartografia

Geografia

Movimentos da Terra

Português

Como abreviar as horas?

Matemática

Quantas Horas, por Favor?

Últimos artigos

Dízima periódica

Uma dízima periódica é um número que possui sua parte decimal infinita e periódica

Período Helenístico

Período Helenístico foi iniciado com a conquista da Grécia pelos macedônicos e ficou marcado pela difusão da cultura grega a partir do reinado de Alexandre, o Grande.

Império Carolíngio

Império Carolíngio foi a continuidade do Reino dos Francos sob o controle da Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino, o Breve em meados do século VII.

Civilização Micênica

Civilização Micênica foi uma das grandes civilizações do período de formação do povo grego, conhecida por suas grandes cidades fortificadas e pelo seu bom comércio.