Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Cartografia

Confira aqui a definição de cartografia e veja as diversas formas de representá-la.

A cartografia existe há muito tempo. Esse mapa, por exemplo, é muito antigo A cartografia existe há muito tempo. Esse mapa, por exemplo, é muito antigo

Quantas vezes você já se perguntou: “Onde fica a escola?”, “Onde fica o Brasil?”, “Onde fica tal rua?”, “Como chegar ao parque?”, “Vou viajar para o interior de Minas Gerais. Mas onde fica?”.

Essas perguntas podem ser respondidas sem que alguém emita sequer um som pela boca. Basta olhar para um mapa.

Mas o que é um mapa?

O mapa é uma representação gráfica da superfície terrestre que serve para a orientação e a localização de objetos, pessoas, ruas, cidades e países no espaço geográfico.


Mapa que demonstra a localização do Bioma Cerrado no território brasileiro

 Além do mapa, você já deve ter visto gráficos e tabelas, que são também representações gráficas. Eles servem para demonstrar determinados acontecimentos no espaço geográfico. Por exemplo, gráfico de crescimento populacional, de taxas de desemprego, etc.


Tabela que demonstra a produção agrícola em Goiás no ano de 2008

 Agora você sabe, então, que mapas, gráficos e tabelas são representações gráficas para demonstrar acontecimentos no espaço geográfico.

A cartografia vai ser o conhecimento responsável por juntar as informações geográficas e representá-las em mapas, gráficos e tabelas. A partir de conhecimentos científicos, técnicos e artísticos, a cartografia elabora representações gráficas.

As representações gráficas auxiliam tanto a orientação e a localização de alguma coisa no espaço geográfico, quanto a representação e a demonstração de fenômenos geográficos.

 
Por Régis Rodrigues
Graduado em Geografia


Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Atlas geográfico

Geografia

Fusos horários

Geografia

Fusos horários no Brasil

Geografia

Leitura dos Mapas

Últimos artigos

Revolta da Armada

Revolta da Armada foi um levante armado organizado por membros da Marinha, em 1893. Esse movimento se deu pela forte oposição da Marinha a Floriano Peixoto.

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.