Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Cartografia

Confira aqui a definição de cartografia e veja as diversas formas de representá-la.

A cartografia existe há muito tempo. Esse mapa, por exemplo, é muito antigo A cartografia existe há muito tempo. Esse mapa, por exemplo, é muito antigo

Quantas vezes você já se perguntou: “Onde fica a escola?”, “Onde fica o Brasil?”, “Onde fica tal rua?”, “Como chegar ao parque?”, “Vou viajar para o interior de Minas Gerais. Mas onde fica?”.

Essas perguntas podem ser respondidas sem que alguém emita sequer um som pela boca. Basta olhar para um mapa.

Mas o que é um mapa?

O mapa é uma representação gráfica da superfície terrestre que serve para a orientação e a localização de objetos, pessoas, ruas, cidades e países no espaço geográfico.


Mapa que demonstra a localização do Bioma Cerrado no território brasileiro

 Além do mapa, você já deve ter visto gráficos e tabelas, que são também representações gráficas. Eles servem para demonstrar determinados acontecimentos no espaço geográfico. Por exemplo, gráfico de crescimento populacional, de taxas de desemprego, etc.


Tabela que demonstra a produção agrícola em Goiás no ano de 2008

 Agora você sabe, então, que mapas, gráficos e tabelas são representações gráficas para demonstrar acontecimentos no espaço geográfico.

A cartografia vai ser o conhecimento responsável por juntar as informações geográficas e representá-las em mapas, gráficos e tabelas. A partir de conhecimentos científicos, técnicos e artísticos, a cartografia elabora representações gráficas.

As representações gráficas auxiliam tanto a orientação e a localização de alguma coisa no espaço geográfico, quanto a representação e a demonstração de fenômenos geográficos.

 
Por Régis Rodrigues
Graduado em Geografia


Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Atlas geográfico

Geografia

Fusos horários

Geografia

Fusos horários no Brasil

Geografia

Leitura dos Mapas

Últimos artigos

Crise de 1929

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo. Foi iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Retângulo

O retângulo possui quatro lados e todos os ângulos internos medindo 90°. Essa forma geométrica está muito presente no cotidiano, como na face de caixas e nas paredes.

Paralelepípedo

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui todas as faces com paralelogramos. Essa forma pode ser percebida nos prédios e em caixas de sapatos.

Hiena

Hiena é um animal encontrado na África e na Ásia, bastante conhecido por seu hábito de se alimentar de carniça. Existem atualmente três espécies diferentes de hienas.