Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Atlas geográfico

Clique aqui e conheça o atlas geográfico, conjunto de mapas que pode ser muito útil.

Com um atlas geográfico é possível conhecer países, cidades e regiões. É viajar sem sair do lugar Com um atlas geográfico é possível conhecer países, cidades e regiões. É viajar sem sair do lugar

 Um atlas geográfico é um conjunto de mapas, que podem estar reunidos em um livro ou podem estar em formato digital. Os mapas em papel são muito usados nas escolas como fonte de pesquisa e como orientação nas viagens.

O atlas pode conter mapas da Terra, de um ou mais países, de uma região e até mesmo de um município ou cidade. Eles podem ser gerais, mostrando o planeta Terra, seus continentes e países, ou serem específicos, como um atlas de viagem, em que há mais destaque aos pontos turísticos.

Nos mapas escolares, geralmente encontramos as características físicas (como relevo, vegetação, hidrografia e clima), divisão político-administrativa e, em algumas ocasiões, mapas mais temáticos com a distribuição da população, atividades econômicas e indicadores sociais de um determinado país ou região.

História do Atlas

A teoria mais conhecida para o nome Atlas é a de que sua origem remonta à lenda grega na qual a figura mitológica Atlas foi castigada pelos deuses. Esse castigo consistia na obrigação de segurar eternamente a Terra e os céus em seus ombros. Por conter mapas e a representação do mundo e de partes específicas, o Atlas Geográfico recebeu esse nome.


Atlas é uma figura mitológica grega e foi condenado a sustentar o mundo para sempre

O primeiro atlas publicado foi uma obra do geógrafo greco-romano Cláudio Ptolomeu. A extensa e ampla obra chamada Geographia foi referência para os pesquisadores durante muitos séculos. A obra era uma grande coleção dividida em três partes com oito volumes.

Atualmente, os atlas e os mapas neles contidos apresentam muito mais precisão das informações apresentadas. Essa evolução deve-se, em parte, ao constante avanço na tecnologia de captura de imagens, geoprocessamento e confecção de mapas. As imagens disponibilizadas pelos satélites e os programas e recursos para edição e correção proporcionaram um salto qualitativo na Cartografia.


Para pesquisa e consulta nas escolas, os mapas físicos (em formato de livro) ainda são muito utilizados

Com a invasão das ferramentas digitais em todos os ramos, a Cartografia também não ficou imune. Objetos e sites digitais de localização têm feito com que os atlas e os mapas impressos sejam colocados como segunda opção. Porém, para alguns fins, como pesquisa e consulta escolar, os mapas impressos ainda são muito utilizados.

 
Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

Por Amarolina Ribeiro

Você pode se interessar também

Geografia

Cartografia

Geografia

Continentes

Geografia

Coordenadas Geográficas

Geografia

Oceanos

Últimos artigos

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.

Raposa

Raposa é um nome popular usado para se referir a alguns representantes da família Canidae, a mesma família dos cães e lobos. São animais onívoros e geralmente solitários.

Aranha-armadeira

Aranha-armadeira pode ser encontrada em todo território brasileiro. Recebe essa denominação devido à posição que assume quando se sente ameaçada.