Coordenadas geográficas são um sistema formado pelas latitudes e pelas longitudes, fundamental para se identificar a posição de qualquer ponto sobre a superfície terrestre.
Coordenadas geográficas são um sistema de orientação e de localização no espaço formado por um conjunto de linhas imaginárias traçadas sobre a superfície terrestre, que são os paralelos e os meridianos. Eles são usados para a determinação, respectivamente, da latitude e da longitude, sendo essas as duas medidas de coordenada geográfica.
Por meio das coordenadas geográficas, conseguimos identificar a posição de qualquer ponto sobre a superfície terrestre, o que é feito a partir da intersecção entre um paralelo e um meridiano observada em um mapa. Com a modernização tecnológica dos meios de comunicação e de informação, entretanto, encontrar as coordenadas geográficas de uma localidade tornou-se uma tarefa mais fácil, bastando uma consulta ao GPS.
Leia também: O que é mapa-múndi?
Coordenadas geográficas são um sistema de orientação e de localização composto por um conjunto de linhas (paralelos e meridianos) traçadas sobre a superfície terrestre.
Com as coordenadas geográficas, é possível identificar a posição de qualquer ponto.
A coordenada geográfica de um ponto é obtida a partir do encontro entre um paralelo e um meridiano.
São duas as medidas das coordenadas geográficas:
Latitude é a distância entre um ponto e a Linha do Equador. Pode referir-se tanto ao Hemisfério Norte (N) quanto ao Hemisfério Sul (S ou sinal negativo).
Longitude é a distância entre um ponto e o Meridiano de Greenwich. Pode referir-se tanto ao Hemisfério Leste (L ou E) quanto ao Hemisfério Oeste (O, W ou sinal negativo).
O sistema de coordenadas geográficas foi construído a partir de um conjunto de linhas imaginárias que é constituído pelos paralelos e pelos meridianos:
Paralelos: linhas horizontais que circundam o planeta Terra. Sua função é a medição da latitude. A Linha do Equador é o paralelo principal, onde a latitude é 0º.
Meridianos: linhas verticais traçadas sobre a superfície. Sua função é a medição da longitude. O principal meridiano é o Meridiano de Greenwich, de longitude 0º.
As coordenadas geográficas podem ser localizadas com o auxílio de um GPS ou a partir da identificação do encontro entre um paralelo e um meridiano no mapa.
Coordenadas geográficas são um sistema de orientação e de localização no espaço formado por um conjunto de linhas imaginárias traçadas sobre a superfície terrestre. Por meio dessas linhas, que são os paralelos e os meridianos, conseguimos determinar a posição de todo e qualquer objeto, pessoa ou lugar. Sobre cada um desses pontos, é possível identificar o encontro entre um paralelo e um meridiano: obtém-se, nessa intersecção, a sua coordenada geográfica, que é sempre expressa em graus, em minutos e em segundos.
As coordenadas geográficas são identificadas a partir dos paralelos e dos meridianos. Dessa forma, temos duas medidas que nos indicam a localização de um ponto no espaço:
Latitude: é a distância medida entre qualquer ponto na superfície terrestre e a Linha do Equador, que é o paralelo de referência. A latitude da Linha do Equador é 0º, e o seu valor aumenta conforme maior é a distância, chegando até 90º tanto no Hemisfério Norte quanto no Hemisfério Sul. Para saber qual dos dois hemisférios terrestres a latitude está indicando, basta estar atento aos sinais e aos símbolos utilizados na sua escrita:
Ausência de sinal negativo ou a presença da letra N logo após o valor da latitude indica que aquele ponto está situado no Hemisfério Norte.
Presença de sinal negativo (-) antes do número ou da letra S logo após o valor da latitude indica que aquele ponto está situado no Hemisfério Sul.
Longitude: é a distância medida entre qualquer ponto na superfície terrestre e o Meridiano de Greenwich. Esse é o meridiano de referência e divide o mundo entre o Hemisfério Leste e o Hemisfério Oeste. A longitude sobre ele é de 0º, mas seu valor aumenta até 180º em ambos os hemisférios. Quanto mais distante do Meridiano de Greenwich, maior é a longitude. Assim como a latitude, para identificarmos corretamente o hemisfério que a longitude está indicando, basta estar atento aos sinais e aos símbolos utilizados na sua escrita:
Ausência de sinal negativo ou a presença das letras L ou E (east, em inglês) após o valor da longitude indica que o ponto fica no Hemisfério Leste ou Oriental.
Presença de sinal negativo antes do número ou de uma das letras, O ou W (west, em inglês) após o valor da longitude são indicativos do Hemisfério Oeste ou Ocidental.
Os paralelos e os meridianos são as linhas imaginárias que compõem o sistema de coordenadas geográficas. A partir deles é que são medidas as latitudes e as longitudes.
Paralelos: são as linhas horizontais que são traçadas sobre a superfície terrestre. Eles circundam toda a esfera do nosso planeta e são utilizados principalmente para a medição da latitude. O principal paralelo é a Linha do Equador, onde a latitude é 0º. Ela divide a Terra em Hemisfério Norte e em Hemisfério Sul.
Além desse, existem quatro outros paralelos chamados de notáveis pela função importante que desempenham, dividindo a superfície terrestre em diferentes zonas climáticas. São esses paralelos:
Círculo Polar Ártico (66° 33’ 50’’ N);
Trópico de Câncer (23º 27’ N);
Trópico de Capricórnio (23º 27’ S);
Círculo Polar Antártico (66º 33’ S).
Meridianos: são linhas verticais traçadas sobre a superfície terrestre. Diferente de um paralelo, entretanto, um meridiano não circunda todo o planeta: cada meridiano começa no polo Norte e termina no polo Sul. Assim, todos os meridianos encontram-se nos polos. Eles são usados principalmente para a medição das longitudes, tendo como referência o Meridiano de Greenwich, que tem 0º.
Eles formam, ainda, a base para a contagem de horas no mundo, sendo fundamentais para a composição dos fusos horários. Além do Meridiano de Greenwich, existe o meridiano de 180º que fica localizado no lado oposto do globo terrestre: a Linha Internacional da Data.
Confira também: Paralelos e meridianos — mais detalhes sobre essas linhas imaginárias que integram o sistema de coordenadas geográficas
Com a modernização das tecnologias de informação, localizar as coordenadas geográficas, hoje, tornou-se uma tarefa simples: basta consultarmos um GPS. O GPS é o aparelho que indica, dentre outros dados espaciais, a latitude e a longitude do ponto em que estamos e do ponto para onde queremos ir. Esse é um instrumento que apresenta elevada precisão e, por isso, é um dos mais utilizados atualmente para a determinação das coordenadas geográficas.
Caso estejamos com um mapa em mãos, a identificação das coordenadas geográficas é feita a partir dos paralelos e dos meridianos. Cada lugar e cada objeto sobre a superfície terrestre podem ser representados a partir de um ou mais pontos, os quais representam a intersecção entre um paralelo e um meridiano. É justamente a latitude e a longitude dessas linhas imaginárias que se cruzam que constituem uma coordenada geográfica.
Agora que já compreendemos o que são as coordenadas geográficas, vejamos alguns exemplos práticos. Observe os dados a seguir de uma cidade brasileira:
Latitude: 16º40’00’’ S
Longitude: 49º15’’00’’ O
A partir da sua leitura, podemos constatar que é uma localidade no Hemisfério Sul, o que é indicado pelo S após os números. Além disso, essa cidade fica no Hemisfério Oeste, o que nos é mostrado pela letra O. Para além disso, sabemos que é uma cidade brasileira. Então, obrigatoriamente, ela estará no ocidente. As coordenadas geográficas acima nos indica a posição de Goiânia (GO) no mapa.
Vejamos um segundo exemplo:
Latitude: 39°55’00’’ N
Longitude: 116°22’60’’ L
Diferente do nosso primeiro exemplo, agora temos uma localidade situada no Hemisfério Norte e no Hemisfério Leste. Pela longitude, percebe-se que ela fica mais distante do Meridiano de Greenwich do que a cidade anteriormente vista. As coordenadas geográficas acima são da cidade de Beijing, capital da China.
Questão 1
(UEG) Considere a representação cartográfica a seguir.
A localização dos pontos A, B e C respectivamente, segundo as coordenadas geográficas, é:
A) 20°N e 15°O; 30°N e 60°L; 15°S 60°L
B) -20° e 15°N; 30°S e 60°L; 15°N e -30°O
C) -15° e 20°N; 15°S e 9°L; 30°N e 9°O
D) 20°N e 4°O; 30°N e 9°L; 15°S 9°L
E) 15°N e 20°O; 60°N e 30°L; 60°S 15°L
Resolução:
Alternativa A.
Considerando que a latitude vem primeiro, observe que A fica sobre o paralelo de 20º no Hemisfério Norte e sobre o meridiano de 15º no Hemisfério Oeste. O ponto B está também no Hemisfério Norte, mas no paralelo de 30º e no meridiano de 60º no Hemisfério Leste. Por fim, C está sobre o paralelo 15º no Hemisfério Sul e sobre o meridiano 60º no Hemisfério Leste.
Questão 2
(UERR) Um grupo de geólogos brasileiros mapeou as coordenadas geográficas de uma viagem que faria para explorar um importante sítio fossilífero. O plano de percurso era sair do Brasil e viajar para as coordenadas 40° ao norte e 105° a leste.
De acordo com as coordenadas geográficas apresentadas na situação hipotética precedente, o destino da viagem seria o continente:
A) africano.
B) europeu.
C) oceânico.
D) americano.
E) asiático.
Resolução:
Alternativa E.
A localidade de 40º N certamente fica acima do Trópico de Câncer, em uma área de média latitude. 105º L, por sua vez, fica na porção central do continente asiático.
Fontes
IBGE. Atlas Geográfico Escolar. Rio de Janeiro: IBGE, [2024]. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/.
LUCCI, Elian Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado, 1: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2016. 289p.