Clique aqui e conheça as principais coordenadas de localização!
Tiago foi acampar com seu pai e alguns colegas. O pai de Tiago era o responsável por orientar todo mundo, ele era o mais velho e com experiência nesse tipo de situação, pois era tenente do exército brasileiro.
Ele apresentou aos meninos a rosa dos ventos e uma bússola, objetos que seriam os principais responsáveis pela localização na área florestal. Explicou a eles que os principais pontos de localização são chamados de cardeais: Norte (N), Sul (S), Leste (L) e Oeste (O). Existem também os pontos colaterais: Nordeste (NE), Noroeste (NO), Sudoeste (SO) e Sudeste (SE).
O pai de Tiago disse aos meninos que a bússola é um objeto que tem como referência a região Norte, mas que na falta da bússola todos podem se localizar com as orientações da rosa dos ventos, para isso basta criar um mecanismo próprio de localização.
1º passo: aponte sua mão direita para a posição em que o sol nasce (Leste).
2º passo: aponte sua mão esquerda para a posição em que o sol se põe (Oeste).
Realizando esses dois procedimentos, seu nariz apontará para a posição Norte e a nuca ficará voltada para a região sul. Dessa forma você fará utilização dos pontos cardeais como principais coordenadas de localização.
Caso queira fazer uso dos pontos colaterais, basta lembrar das seguintes posições:
O Nordeste (NE) está entre o Norte e o Leste.
O Noroeste (NO) está entre o Norte e o Oeste.
O Sudoeste (SO) está entre o Oeste e o Sul.
O Sudeste (SE) está entre o Sul e o Leste.
Os pontos de localização são muito utilizados nas rotas marítimas e aéreas. Tropas militares também são colocadas em movimento através das coordenadas de localização. As corridas de rally e os aviões utilizam um equipamento sofisticado chamado de GPS, que fornece em tempo real a localização dos competidores.
Por Marcos Noé
Matemático
Equipe Escola Kids