Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Coordenadas de Localização

Clique aqui e conheça as principais coordenadas de localização!

Tiago foi acampar com seu pai e alguns colegas. O pai de Tiago era o responsável por orientar todo mundo, ele era o mais velho e com experiência nesse tipo de situação, pois era tenente do exército brasileiro.



 

Ele apresentou aos meninos a rosa dos ventos e uma bússola, objetos que seriam os principais responsáveis pela localização na área florestal. Explicou a eles que os principais pontos de localização são chamados de cardeais: Norte (N), Sul (S), Leste (L) e Oeste (O). Existem também os pontos colaterais: Nordeste (NE), Noroeste (NO), Sudoeste (SO) e Sudeste (SE).




 

O pai de Tiago disse aos meninos que a bússola é um objeto que tem como referência a região Norte, mas que na falta da bússola todos podem se localizar com as orientações da rosa dos ventos, para isso basta criar um mecanismo próprio de localização.

1º passo: aponte sua mão direita para a posição em que o sol nasce (Leste).

2º passo: aponte sua mão esquerda para a posição em que o sol se põe (Oeste).


Realizando esses dois procedimentos, seu nariz apontará para a posição Norte e a nuca ficará voltada para a região sul. Dessa forma você fará utilização dos pontos cardeais como principais coordenadas de localização.

 


 


Caso queira fazer uso dos pontos colaterais, basta lembrar das seguintes posições:

O Nordeste (NE) está entre o Norte e o Leste.

O Noroeste (NO) está entre o Norte e o Oeste.

O Sudoeste (SO) está entre o Oeste e o Sul.

O Sudeste (SE) está entre o Sul e o Leste.



Os pontos de localização são muito utilizados nas rotas marítimas e aéreas. Tropas militares também são colocadas em movimento através das coordenadas de localização. As corridas de rally e os aviões utilizam um equipamento sofisticado chamado de GPS, que fornece em tempo real a localização dos competidores.

 

Por Marcos Noé
Matemático
Equipe Escola Kids


 

Utilizando os pontos cardeais na localização Utilizando os pontos cardeais na localização
Por Amanda Gonçalves Ribeiro

Você pode se interessar também

Geografia

Instrumentos de Localização

Geografia

Paralelos e Meridianos

Geografia

Fusos horários

Geografia

Latitude e o clima

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.