Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Instrumentos de Localização

Os principais instrumentos de localização e sua importância para o ser humano.

Os instrumentos de localização permitem a orientação das pessoas no espaço geográfico Os instrumentos de localização permitem a orientação das pessoas no espaço geográfico

O homem, ao longo dos tempos, sempre desenvolveu as mais curiosas e engenhosas maneiras de se localizar sobre a superfície terrestre. Os seres humanos pré-históricos, por exemplo, desenvolveram métodos de marcação em superfícies e paredes de pedras como forma de identificação de suas localizações para que eles não se perdessem. Além disso, várias civilizações antigas sabiam utilizar a posição dos astros e do sol para identificar as suas posições geográficas e escolherem a direção a ser seguida em suas viagens.

No caminho dessas descobertas, alguns aparelhos foram utilizados para identificar, localizar e orientar as posições e caminhos traçados pelos homens em seus diferentes percursos sobre a superfície terrestre. Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventos, a bússola e, mais recentemente, o GPS.

Rosa dos Ventos:


A rosa dos ventos e a divisão dos pontos cardeais e colaterais

A rosa dos ventos é um instrumento extremamente importante por apontar e dividir os diferentes pontos de orientação cartográficas, conhecidos como pontos cardeais.

Os pontos cardeais são quatros: norte (N), sul (S), leste (E) e oeste (W). A combinação entre eles dá origem aos pontos colaterais: nordeste (NE), noroeste (NW), sudeste (SE) e sudoeste (SW).

Os pontos cardeais podem ser absolutos (quando consideram toda a Terra) e relativos (quando são estabelecidos a partir de um referencial específico).

Exemplo de pontos cardeais absolutos: “O Brasil encontra-se quase totalmente na região sul do planeta Terra”.

Exemplo de pontos cardeais relativos: “O posto de gasolina mais próximo encontra-se a nordeste de nossa localização atual”.

Bússola:


A bússola, um dos mais importantes instrumentos da história da humanidade

A bússola é um dos mais antigos instrumentos ainda utilizados pelo homem. Não se sabe ao certo onde ela foi inventada, mas acredita-se que os chineses tenham sido os responsáveis.

Ela funciona a partir da atração de seu ímã para com o sul magnético do planeta, que corresponde ao norte geográfico. Dessa forma, ela estará sempre apontando em direção à região norte do globo, auxiliando navegantes e outros tipos de aventureiros a não se perderem.

O uso da bússola, apesar de muito importante, vem caindo em desuso. Isso porque ela mostra-se bastante imprecisa quando está perto de objetos magnéticos ou elétricos e, dependendo da região onde estiver, ela para de funcionar. Outro problema é que, de acordo com alguns geólogos, o polo magnético da Terra vem lentamente se alterando, deixando as bússolas cada vez menos precisas.

GPS:


GPS: o mais moderno dos aparelhos de localização já inventados pelo homem

O GPS – abreviação para a expressão Global Positioning System, que significa “Sistema de Posicionamento Global” – é um aparelho pequeno que, graças ao apoio de mais de 20 satélites e das coordenadas geográficas, é capaz de indicar e localizar qualquer ponto da superfície terrestre. Trata-se, portanto, do mais moderno dos aparelhos de localização inventados pelo homem.

Esse importante instrumento foi inventado na década de 1960, durante a Guerra do Vietnã, e, desde então, vem se aperfeiçoando cada vez mais. Além de fornecer a localização, o GPS também funciona como memorizador de rotas, indicador de hora e velocidade do deslocamento, informa a altitude em que nos encontramos, entre outras funções.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em geografia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Coordenadas Geográficas

Matemática

Coordenadas de Localização

Matemática

Localização de Pontos

Geografia

Mapas: representação do espaço

Últimos artigos

Revolta da Armada

Revolta da Armada foi um levante armado organizado por membros da Marinha, em 1893. Esse movimento se deu pela forte oposição da Marinha a Floriano Peixoto.

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.