Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Mapas: representação do espaço

Entenda o que são os mapas, para que eles são utilizados e quais são as suas principais funções!

Os mapas ajudam-nos a conhecer melhor o espaço geográfico Os mapas ajudam-nos a conhecer melhor o espaço geográfico

Os mapas são instrumentos de representação da realidade. Isso significa que eles reproduzem uma determinada área do espaço para que assim possamos nos localizar nessa localidade, saber onde ela se encontra ou obter informações diversas a respeito.

Imagine, por exemplo, que você está diante de um pequeno cachorro. Então, você resolve desenhá-lo, tentando reproduzir, com o máximo de detalhes, as características do cãozinho, tais como a cor, o tamanho, a sua aparência, etc. O seu desenho será, dessa forma, uma representação desse cachorro e, assim, quem olhar para o desenho terá ao menos uma ideia de como é o animal de estimação.

Com os mapas acontece mais ou menos do mesmo jeito. A diferença é que existe uma proporção entre uma área real e a sua representação em forma de mapa. Essa proporção é chamada de escala. Ela permite que áreas imensas (ou até o mundo todo) possam caber dentro de um pedaço de papel!

O mundo inteiro pode ser representado em apenas uma imagem!
O mundo inteiro pode ser representado em apenas uma imagem!

Vamos supor que a escala do mapa seja de 1:3000. Isso significa que, a cada 1 centímetro do mapa, temos 3000 centímetros do espaço real, o que é o mesmo que 30 metros. Vale lembrar que cada mapa tem a sua própria escala e ela costuma aparecer no canto do próprio mapa em questão. Clique aqui para aprender a ler um mapa!

Os mapas possuem, como já dissemos, muitas funções. Eles podem nos ajudar a localizar uma rua, um endereço ou nos auxiliar a pensar no melhor caminho de deslocamento entre um endereço e outro. Em outros casos, eles podem nos fornecer informações, como a distribuição da população em um determinado país ou o tamanho das cidades de um estado, entre inúmeras outras possibilidades. Os mapas, portanto, possuem uma grande importância.

E você, gostaria de fazer um mapa? Então que tal começar por algum lugar que você esteja habituado, como o caminho da sua casa à escola ou ao supermercado? Pegue uma folha de papel e tente desenhar, imaginando que você está vendo tudo do céu. Com certeza, com o tempo, você estará mais acostumado com os mapas e poderá utilizá-los para ir a qualquer lugar!


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Por Rodolfo F. Alves Pena

Você pode se interessar também

Geografia

Cartografia

Geografia

Importância dos mapas

Geografia

Instrumentos de Localização

Geografia

Leitura dos Mapas

Últimos artigos

Alvéolos pulmonares

Alvéolos pulmonares são estruturas que lembram pequenas bolsas e são onde ocorrem as trocas gasosas. São os responsáveis pelo aspecto esponjoso do pulmão.

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.

Raposa

Raposa é um nome popular usado para se referir a alguns representantes da família Canidae, a mesma família dos cães e lobos. São animais onívoros e geralmente solitários.