Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Importância dos mapas

Você sabe qual é a função e importância dos mapas? Leia e descubra!

Os mapas ajudam-nos a conhecer o mundo e suas características Os mapas ajudam-nos a conhecer o mundo e suas características

Apesar de serem praticamente imprescindíveis em nossas vidas, muitas pessoas não conseguem entender a importância dos mapas. Através deles representamos o espaço e as diferentes localidades da Terra.

Os mapas são representações da realidade, eles ilustram de forma reduzida uma determinada área da Terra ou do espaço geográfico. Mais do que simplesmente um desenho ou uma imagem, os mapas são uma forma de comunicação, uma maneira que as pessoas têm de expressarem e compartilharem informações.

Diante disso, podemos enumerar a seguir as principais utilidades dos mapas:

a) localização: através dos mapas, podemos nos situar sobre os diferentes lugares do mundo, descobrir a rota de um determinado percurso a ser realizado ou descobrir onde nos encontramos caso estejamos perdidos (principalmente se conhecermos as Coordenadas Geográficas).

b) comunicação: como já afirmamos, os mapas são uma forma de comunicação. Através deles podemos dizer e descrever o espaço onde vivemos.

c) conhecimento: os mapas podem ser lidos, pois representam uma forma de linguagem. Sendo assim, além de simplesmente localizarem os pontos da Terra, podem caracterizá-los, designando os seus significados através de cores e símbolos que devem ter os seus conteúdos expressos na legenda. Assim, observando os mapas, podemos aprender sobre várias coisas, como as vegetações do mundo, os índices de urbanização, entre outros incontáveis fenômenos terrestres.

d) medir distâncias: com os mapas, podemos calcular algumas distâncias, fazendo o uso da escala, que é a relação entre o tamanho do mapa e o tamanho real da área representada. Considere o exemplo a seguir:

Um mapa possui a seguinte escala: 1: 1000, ou seja, cada um 1 cm no mapa equivale a 1000 cm na área real, isto é, 10 metros. Portanto, se uma rua desse mesmo mapa tiver 2 cm, obviamente ela terá 20 metros no mundo real.

Existem vários sites em que você pode observar e conhecer melhor o mundo por meio dos mapas. Neles você pode ampliar ou diminuir a escala, percorrer ruas e conhecer lugares que você nunca foi sem sair de casa! Os mais conhecidos são o Google Maps e o Maplink, que fornecem informações sobre o trânsito e as ruas das cidades, além do IBGE Países, que oferece a localização e algumas informações sobre todos os países.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia


Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Por Rodolfo F. Alves Pena

Você pode se interessar também

Geografia

Mapa do Brasil

Geografia

Mapas: representação do espaço

Geografia

Pontos cardeais | Ensino Fundamental I

Últimos artigos

Presidente da república

Presidente da república é a autoridade máxima em nosso país. É eleito(a) por meio do voto popular para um mandato de quatro anos.

Porquinho-da-índia

O porquinho-da-índia é um mamífero roedor que possui corpo pequeno e orelhas curtas. Ele pode ser criado como animal de estimação.

Escambo

O escambo é uma modalidade de transação que foi muito comum na Antiguidade. Por meio desse acordo, realiza-se a troca de mercadorias ou serviços.

Nucleotídeo

O nucleotídeo é a subunidade que forma o DNA e o RNA. Cada nucleotídeo é constituído por um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada.