Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Pontos cardeais

Os pontos cardeais nos ajudam a localizar lugares e posições na Terra. Com eles, as pessoas sabem onde estão e para onde podem ir.

Rosa dos ventos, símbolo que indica os pontos cardeais. Na rosa dos ventos encontramos as letras dos pontos cardeais e colaterais.

Os pontos cardeais são utilizados como referência, pois com eles encontramos qualquer lugar sobre a superfície da Terra. Quando você está à procura de algum lugar, você utiliza algumas referências, não é mesmo? As referências podem ser o nome da rua, um comércio da região, o número da casa, o CEP. Tudo isso facilita a procura por um endereço.

Leia também: Rotação terrestre – movimento que nos ajuda a identificar os pontos cardeais

Quais são os pontos cardeais?

Os pontos cardeais são: norte (N), sul (S), leste (L) e oeste (O) e foram definidos há muitos anos, pelas civilizações antigas. É por meio deles que as pessoas conseguiam localizar-se, pois não havia placas com os endereços. Assim, foi criada a rosa dos ventos, que parece uma estrela, e em suas pontas encontramos as letras dos pontos cardeais e pontos colaterais.

A Rosa dos Ventos indica os quatro sentidos, ou seja, os pontos cardeais.

Você sabe como identificar os pontos cardeais?

O Sol é nosso grande aliado nessa atividade. Você precisa esticar seu braço direito para a direção em que o Sol nasce. Chamamos essa posição de nascente. Logo após identificá-la, você terá encontrado o ponto leste (L). Em seguida, estique o braço esquerdo para a outra direção e você encontrará o ponto oeste (O). À sua frente, você terá o ponto norte (N) e, atrás de você, o ponto sul (S).

Além dos pontos cardeais, temos também os pontos colaterais. Com eles conseguimos identificar as regiões entre os pontos cardeais. São eles: nordeste (NE), sudeste (SE), noroeste (NO) e sudoeste (SO).

Os instrumentos criados para se localizar em um determinado lugar também sofreram modificações ao longo do tempo. A bússola, por exemplo, foi substituída pelo GPS. Você já deve ter visto um adulto dizer: “Procura o endereço no GPS!”. Isso porque esse instrumento já tem gravado em si o mapa das cidades, com os endereços e complementos, o que deixou a busca por determinada localização mais fácil.

Instrumentos que nos orientam em qual localização estamos e para onde vamos.

Veja também: Como fazer leitura dos mapas?

Atividades

Questão 1 – Responda com X na alternativa correta:

a) Os pontos cardeais são: norte (N), sul (S), leste (L) e centro-oeste (CE).

b) Os pontos cardeais são: nordeste (NE), sul (S), leste (L) e oeste (O).

c) Os pontos cardeais são: norte (N), sul (S), leste (L) e oeste (O).

d) Os pontos cardeais são: norte (N), sudeste (SE), leste (L) e oeste (O).

Resposta:

Alternativa C.

Questão 2 - Preencha a rosa dos ventos com as siglas dos pontos cardeais.

Resposta:

Pontos cardeais: norte, sul, leste, oeste.

Por Daviane Nunes

Você pode se interessar também

Geografia

Cartografia

Geografia

Coordenadas Geográficas

Geografia

Fusos horários

Geografia

Fusos horários do Brasil

Últimos artigos

Brincadeiras juninas

As brincadeiras juninas são uma das partes mais divertidas da Festa Junina. A seguir, você verá dicas de 15 dessas brincadeiras!

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.