Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Leitura dos Mapas

Aprenda a ler mapas, interpretando os seus símbolos e elementos principais.

A Leitura dos mapas é muito importante para orientar a nossa localização em lugares desconhecidos A Leitura dos mapas é muito importante para orientar a nossa localização em lugares desconhecidos

Para realizar a Leitura dos mapas é necessário saber, primeiramente, qual é a visão adotada na criação deles. O mapa é sempre um espaço da terra visto do céu, entretanto, existem duas formas de isso ser feito.

Existe a visão oblíqua, que é um espaço da Terra visto do céu em forma diagonal, como se o observador estivesse em cima, mas vendo um pouco de lado.

Foto aérea da paisagem na visão oblíqua

E existe a visão vertical, quando o espaço é visto do alto, como se o observador estivesse em linha reta. Os mapas sempre se encontram na visão vertical.


Exemplo de um mapa na visão vertical ilustrando ruas e avenidas.

Para entender os mapas é preciso, também, conhecer as função e importância das legendas. Elas são muito úteis para nos dizer quais os significados dos símbolos que estão nos mapas.

Além das legendas, existe também a orientação do mapa, que é responsável por mostrar para qual lado o mapa está apontando. O mapa pode estar na direção Norte, Sul, Leste ou Oeste.

E para nos dizer o tamanho da área que o mapa está indicando, temos a escala. Ela estabelece a proporção entre o tamanho real e o tamanho da área no mapa.  As escalas podem ser pequenas ou grandes.

Quanto mais alta for a visão do observador que constrói o mapa, menor será a escala e maior será o espaço representado. Em escalas pequenas, os mapas apresentam menos detalhes sobre a superfície.


Mapa em escala grande. Uma área menor é representada

Quanto mais baixa for a visão do observador que constrói o mapa, maior será a escala e menor  será o espaço representado. Em escalas maiores, os mapas apresentam mais detalhes sobre a superfície.


Mapa em escala pequena. Uma área maior é representada

Por Rodolfo F. Alves Pena

Você pode se interessar também

Geografia

Cartografia

Geografia

Localização do Brasil

Geografia

Mapas: representação do espaço

Geografia

Pontos cardeais

Últimos artigos

Brincadeiras juninas

As brincadeiras juninas são uma das partes mais divertidas da Festa Junina. A seguir, você verá dicas de 15 dessas brincadeiras!

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.