Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Sol

Características da estrela central do sistema solar.

Sol: estrela central do sistema solar Sol: estrela central do sistema solar

O Sol é a estrela do sistema solar. Todos os corpos celestes desse sistema, inclusive a Terra, giram em torno dele.

O diâmetro do Sol é de 1,392 milhão de quilômetros. Ele é composto principalmente por hidrogênio e hélio, além de ferro, níquel, oxigênio, silício, carbono, nitrogênio, enxofre, etc. Sua temperatura varia, podendo atingir até 5.505 graus Celsius na superfície e 16 milhões de graus Celsius no núcleo.

Assim como a Terra, o Sol também possui uma estrutura:


Estrutura do Sol

Núcleo: registra as maiores temperaturas do Sol, sendo a única parte onde há produção de energia em grande quantidade através de reações como a fusão.

Fotosfera: é a camada composta por estruturas bem pequenas, chamadas de grânulos. Ela tem a aparência de um líquido em ebulição (passagem do estado líquido para o gasoso).

Cromosfera: é uma camada de gás composta principalmente por hidrogênio e hélio. Normalmente ela não é visível, pois a radiação emitida é mais fraca que a da fotosfera. É aquecida pela energia fornecida pela fotosfera.

Coroa: é a parte externa do Sol, onde aparecem as nuvens de gás brilhante oriundas da cromosfera. Essa é a camada mais rarefeita do Sol.


O uso do protetor solar é muito importante

O Sol é de fundamental importância para a manutenção da vida terrestre, fornecendo luz, calor, energia, além de ser responsável pela evaporação e por diversos processos biológicos em plantas e animais. No entanto, a exposição excessiva aos raios solares pode provocar vários problemas à saúde, como por exemplo, câncer de pele.

Curiosidade: uma viagem da Terra com destino ao Sol, em uma espaçonave, levaria cerca de 124 dias.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Por Wagner de Cerqueira e Francisco

Você pode se interessar também

Ciências

A importância do Sol para os seres vivos | Ensino Fundamental 1

Geografia

Eclipse

Ciências

Efeitos nocivos do Sol

Geografia

Energia Solar

Últimos artigos

Crise de 1929

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo. Foi iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Retângulo

O retângulo possui quatro lados e todos os ângulos internos medindo 90°. Essa forma geométrica está muito presente no cotidiano, como na face de caixas e nas paredes.

Paralelepípedo

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui todas as faces com paralelogramos. Essa forma pode ser percebida nos prédios e em caixas de sapatos.

Hiena

Hiena é um animal encontrado na África e na Ásia, bastante conhecido por seu hábito de se alimentar de carniça. Existem atualmente três espécies diferentes de hienas.