Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Sol

Características da estrela central do sistema solar.

O Sol é a estrela do sistema solar. Todos os corpos celestes desse sistema, inclusive a Terra, giram em torno dele.

O diâmetro do Sol é de 1,392 milhão de quilômetros. Ele é composto principalmente por hidrogênio e hélio, além de ferro, níquel, oxigênio, silício, carbono, nitrogênio, enxofre, etc. Sua temperatura varia, podendo atingir até 5.505 graus Celsius na superfície e 16 milhões de graus Celsius no núcleo.

Assim como a Terra, o Sol também possui uma estrutura:


Estrutura do Sol

Núcleo: registra as maiores temperaturas do Sol, sendo a única parte onde há produção de energia em grande quantidade através de reações como a fusão.

Fotosfera: é a camada composta por estruturas bem pequenas, chamadas de grânulos. Ela tem a aparência de um líquido em ebulição (passagem do estado líquido para o gasoso).

Cromosfera: é uma camada de gás composta principalmente por hidrogênio e hélio. Normalmente ela não é visível, pois a radiação emitida é mais fraca que a da fotosfera. É aquecida pela energia fornecida pela fotosfera.

Coroa: é a parte externa do Sol, onde aparecem as nuvens de gás brilhante oriundas da cromosfera. Essa é a camada mais rarefeita do Sol.


O uso do protetor solar é muito importante

O Sol é de fundamental importância para a manutenção da vida terrestre, fornecendo luz, calor, energia, além de ser responsável pela evaporação e por diversos processos biológicos em plantas e animais. No entanto, a exposição excessiva aos raios solares pode provocar vários problemas à saúde, como por exemplo, câncer de pele.

Curiosidade: uma viagem da Terra com destino ao Sol, em uma espaçonave, levaria cerca de 124 dias.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Sol: estrela central do sistema solar Sol: estrela central do sistema solar
Por Wagner de Cerqueira e Francisco

Você pode se interessar também

Ciências

Energia renovável

Geografia

Eclipse

Matemática

Força gravitacional

Ciências

Energia não renovável

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.