Satélite natural da Terra, a Lua é objeto de muita curiosidade entre os seres humanos.
A Terra possui apenas um satélite natural, a Lua. Conforme informações da União Astronômica Internacional (IAU), existem mais de 160 Luas no sistema solar.
A Lua do planeta Terra tem diâmetro de aproximadamente 3.476 quilômetros, sendo 80 vezes menor que o nosso planeta. Sua distância para a Terra pode variar de 356.800 quilômetros a 406.400 quilômetros.
Assim como a Terra, a Lua também não permanece estática, realizando, portanto, alguns movimentos. Os três principais são o de rotação (deslocamento em torno de seu próprio eixo), translação (deslocamento em torno do Sol) e revolução em torno da Terra.
Missão Apolo XI
A Lua sempre foi objeto de muita curiosidade entre os seres humanos. Tanto que em 20 de julho de 1969, três astronautas dos Estados Unidos (Edwin Aldrin Jr., Neil Armstrong e Michael Collins), tripulantes da nave espacial Apolo XI, atingiram a Lua.
Essa missão ficou marcada pela seguinte frase de Neil Armstrong: “Este é um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade”.
Outras missões com o intuito de obter maiores informações sobre o satélite natural da Terra continuam sendo realizadas. A última descoberta significativa foi a existência de moléculas de água na Lua.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia