Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Lua – Satélite da Terra

Satélite natural da Terra, a Lua é objeto de muita curiosidade entre os seres humanos.

Lua: o único satélite natural da Terra Lua: o único satélite natural da Terra

A Terra possui apenas um satélite natural, a Lua. Conforme informações da União Astronômica Internacional (IAU), existem mais de 160 Luas no sistema solar.

A Lua do planeta Terra tem diâmetro de aproximadamente 3.476 quilômetros, sendo 80 vezes menor que o nosso planeta. Sua distância para a Terra pode variar de 356.800 quilômetros a 406.400 quilômetros.

Assim como a Terra, a Lua também não permanece estática, realizando, portanto, alguns movimentos. Os três principais são o de rotação (deslocamento em torno de seu próprio eixo), translação (deslocamento em torno do Sol) e revolução em torno da Terra.


Missão Apolo XI

A Lua sempre foi objeto de muita curiosidade entre os seres humanos. Tanto que em 20 de julho de 1969, três astronautas dos Estados Unidos (Edwin Aldrin Jr., Neil Armstrong e Michael Collins), tripulantes da nave espacial Apolo XI, atingiram a Lua.

Essa missão ficou marcada pela seguinte frase de Neil Armstrong: “Este é um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade”.

Outras missões com o intuito de obter maiores informações sobre o satélite natural da Terra continuam sendo realizadas. A última descoberta significativa foi a existência de moléculas de água na Lua.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Por Wagner de Cerqueira e Francisco

Você pode se interessar também

História

Corrida espacial

Geografia

Eclipse

Geografia

Fases da Lua

Geografia

Movimentos da Terra

Últimos artigos

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.