Características da estrela central do sistema solar.
O Sol é a estrela do sistema solar. Todos os corpos celestes desse sistema, inclusive a Terra, giram em torno dele.
O diâmetro do Sol é de 1,392 milhão de quilômetros. Ele é composto principalmente por hidrogênio e hélio, além de ferro, níquel, oxigênio, silício, carbono, nitrogênio, enxofre, etc. Sua temperatura varia, podendo atingir até 5.505 graus Celsius na superfície e 16 milhões de graus Celsius no núcleo.
Assim como a Terra, o Sol também possui uma estrutura:
Estrutura do Sol
Núcleo: registra as maiores temperaturas do Sol, sendo a única parte onde há produção de energia em grande quantidade através de reações como a fusão.
Fotosfera: é a camada composta por estruturas bem pequenas, chamadas de grânulos. Ela tem a aparência de um líquido em ebulição (passagem do estado líquido para o gasoso).
Cromosfera: é uma camada de gás composta principalmente por hidrogênio e hélio. Normalmente ela não é visível, pois a radiação emitida é mais fraca que a da fotosfera. É aquecida pela energia fornecida pela fotosfera.
Coroa: é a parte externa do Sol, onde aparecem as nuvens de gás brilhante oriundas da cromosfera. Essa é a camada mais rarefeita do Sol.
O uso do protetor solar é muito importante
O Sol é de fundamental importância para a manutenção da vida terrestre, fornecendo luz, calor, energia, além de ser responsável pela evaporação e por diversos processos biológicos em plantas e animais. No entanto, a exposição excessiva aos raios solares pode provocar vários problemas à saúde, como por exemplo, câncer de pele.
Curiosidade: uma viagem da Terra com destino ao Sol, em uma espaçonave, levaria cerca de 124 dias.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia