Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Fases da Lua

As fases da Lua são diferentes etapas de iluminação da Lua produzidas em conjunto com a sua revolução em torno da Terra. O ciclo lunar dura 29,5 dias.

As oito fases da Lua ilustradas em céu escuro, sobre árvores. As oito fases da Lua são resultantes da sua interação com o planeta Terra e o Sol.

Fases da Lua são os diferentes estágios de iluminação do satélite natural da Terra que conseguimos observar. A interação entre a Lua, a Terra e o Sol é responsável pelo acontecimento de quatro fases principais e quatro fases intermediárias, totalizando oito fases. O período de ocorrência de todas as fases da Lua é chamado de ciclo lunar, que tem duração de 29,5 dias. Isso significa que cada uma das fases da Lua tem extensão aproximada de 3,6 dias.

Leia também: Sistema Solar — astros, origem e outras curiosidades

Resumo sobre as fases da Lua

  • Fases da Lua são os diferentes estágios de iluminação do satélite que conseguimos observar a partir da Terra.

  • As fases da Lua são causadas pela interação entre a Lua, a Terra e o Sol.

  • Existem quatro fases principais da Lua e quatro fases intermediárias.

  • São fases da Lua:

    • Lua nova;

    • Lua crescente;

    • quarto crescente;

    • crescente gibosa;

    • Lua cheia;

    • minguante gibosa;

    • quarto minguante;

    • minguante.

  • O ciclo lunar é o período decorrente entre uma Lua nova e a próxima Lua nova. Esse período tem duração de aproximadamente 29,5 dias.

  • Os eclipses lunares acontecem durante a Lua cheia, e são resultantes do posicionamento da Terra entre a Lua e o Sol.

Quais são as fases da Lua?

No decorrer de um mês podemos observar a Lua, satélite natural do planeta Terra, adquirindo novas formas aparentes com o passar do tempo, o que quer dizer que a sua aparência muda com certa frequência. Chamamos essas diferentes aparências de fases da Lua. A Lua apresenta quatro fases principais e quatro fases intermediárias, que são aquelas que acontecem entre as fases principais.

A seguir, aprenda a identificar cada uma das oito fases da Lua.

  • Lua nova

Lua nova, uma das fases da Lua.
Durante a fase da Lua nova, o satélite parece se tornar invisível no céu.

A fase nova da Lua é aquela em que o satélite não está visível no céu. Isso acontece porque a face iluminada da Lua está voltada para o Sol, e não para o planeta Terra. Por essa razão, ela se torna praticamente invisível para os observadores que estão na superfície terrestre. Além disso, é durante a Lua nova que conseguimos ver o satélite no céu durante o dia. Como a Lua está posicionada entre a Terra e o Sol, é na fase da Lua nova que são registrados os eclipses solares.

  • Lua crescente

Lua crescente, uma das fases da Lua.
O lado iluminado da Lua começa a se tornar visível na sua fase crescente.

A fase crescente da Lua é uma transição entre a sua fase nova e a fase do quarto crescente. Apenas uma pequena parte do satélite se torna visível aos observadores na Terra, que aparece para nós como uma faixa côncava iluminada. Essa faixa iluminada aumenta com o passar do tempo em decorrência do movimento de revolução da Lua ao redor do planeta Terra.

  • Quarto crescente

Quarto crescente, uma das fases da Lua.
Metade da Lua fica visível no céu durante a fase chamada quarto crescente.

Metade da face da Lua que está voltada para o planeta Terra se torna visível durante a fase do quarto crescente. Essa área representa somente um quarto de toda a superfície lunar, por isso a fase recebe o nome de quarto crescente. Devido à sua posição, a sua visibilidade é boa durante as noites de céu limpo, isto é, sem nebulosidade.

  • Crescente gibosa

Crescente gibosa, uma das fases da Lua.
Quase toda a Lua está visível na fase crescente gibosa.

Somente uma estreita faixa da Lua não está visível na sua fase crescente gibosa, que é a intermediária entre o quarto crescente e a Lua cheia.

  • Lua cheia

Lua cheia, uma das fases da Lua.
Em sua fase cheia, toda a face iluminada da Lua é visível da Terra.

A Lua cheia é a fase em que toda a face iluminada do satélite está voltada para a Terra. Por isso conseguimos ver por completo a metade da Lua que recebe luz solar, aparecendo como um enorme círculo brilhante no céu. Na fase da cheia do seu satélite o planeta Terra está posicionado entre a Lua e o Sol, motivo pelo qual é durante ela que ocorrem os eclipses lunares.

  • Minguante gibosa

Minguante gibosa, uma das fases da Lua.
A fase minguante gibosa ocorre quando a face iluminada da Lua começa a diminuir gradativamente depois da fase cheia.

É a fase intermediária entre a Lua cheia e o quarto minguante. O satélite continua o seu movimento de revolução em torno da Terra, e mais uma vez o lado iluminado visível a partir da superfície terrestre diminui. Nesse caso, uma estreita faixa da Lua fica escura, sendo ela a faixa do lado oposto àquela que estava invisível na fase da crescente gibosa.

  • Quarto minguante

Quarto minguante, uma das fases da Lua.
Metade da face iluminada da Lua está visível para os observadores na Terra.

Na fase do quarto minguante, metade da face iluminada da Lua é visível a partir da superfície terrestre. Entretanto, o lado visível é oposto àquele que aparece na fase do quarto crescente, já que o satélite está em processo de retorno para próximo do Sol.

  • Lua minguante

Lua minguante, uma das fases da Lua.
Apenas uma faixa da Lua é visível durante a fase minguante.

A fase minguante da Lua é aquela que antecede a Lua nova. Por essa razão, apenas uma estreita faixa convexa do satélite fica visível para os observadores. Nesse caso, trata-se da faixa oposta àquela que conseguimos enxergar na fase crescente.

Veja também: Quais são os movimentos que a Terra faz?

Por que acontecem as fases da Lua?

As fases da Lua acontecem em decorrência de dois fatores diferentes:

  • Revolução da Lua: esse é o nome do movimento que a Lua realiza ao redor do planeta Terra. Em função disso, o satélite assume diferentes posições com relação ao nosso planeta no decorrer de quase um mês. Junto da translação, esse movimento faz com que tenhamos diferentes percepções do lado iluminado da Lua.

  • Translação da Lua: esse é o nome do movimento que a Lua realiza ao redor do Sol, em conjunto com o planeta Terra. Por conta da translação a Lua assume posições diferentes com relação ao Sol no decorrer do tempo, o que interfere na área iluminada.

Então, as diferentes fases da Lua são causadas pelos movimentos que esse astro realiza em torno do Sol e em torno da Terra, que alteram a maneira como vemos a sua face iluminada.

O eclipse lunar

Diagrama do eclipse lunar na fase da Lua cheia.
O eclipse lunar acontece quando a Terra está posicionada entre o Sol e a Lua, durante a Lua cheia.

O eclipse lunar é um fenômeno astronômico que acontece quando o planeta Terra está posicionado entre a Lua e o Sol. Na ocasião, a luminosidade que o Sol emana para o satélite natural é temporariamente bloqueada pela Terra, que projeta a sua sombra na superfície da Lua. A ocorrência dos eclipses lunares se dá durante a fase cheia da Lua, quando a face iluminada do satélite está voltada para o nosso planeta.

Saiba mais: Como foi a viagem do homem à Lua?

Quanto tempo dura o ciclo lunar?

É chamado de ciclo lunar o período entre o acontecimento de uma Lua nova e outra. Esse ciclo recebe também o nome de período sinódico, e durante ele se sucedem todas as fases da Lua. Cada ciclo lunar tem 29,5 dias, ou 29 dias, 12 horas e 44 minutos. Por não ter exatamente um mês completo (30 dias), é possível que haja a ocorrência de duas Luas cheias em um determinado mês. Essa segunda Lua cheia do mês, quando acontece, recebe o nome de Lua Azul.

Fontes

DIAZ, Luccas. Conheça as 8 fases da Lua. Guia do Estudante. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/conheca-as-8-fases-da-lua/.

NASA. Earth’s moon: Moon in motion. NASA Science, [s.d.]. Disponível em: https://moon.nasa.gov/moon-in-motion/moon-phases/.

SILVA, Jorge Luís Alves da. Eclipses e Fases da Lua. Instituto de Física da UFRGS, [s.d.]. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~fatima/fis2004/trabalhos_082/Jorge/eclipses_e_fases_da_lua.htm.

Por Paloma Guitarrara

Você pode se interessar também

Geografia

Eclipse

Geografia

Lua – Satélite da Terra

Geografia

Movimentos da Terra

História

Neil Armstrong

Últimos artigos

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.

Arte rupestre

A arte rupestre são as obras de arte produzidas pelos hominídeos na Pré-História, destacando-se as pinturas e as gravuras.