Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

GPS

Entenda o que é o GPS e como funciona esse sistema que nos permite localizar os mais diferentes pontos da Terra.

GPS é a sigla de uma expressão em inglês, “Global Positioning System”, que significa: “Sistema Global de Posicionamento”. Assim, os aparelhos de GPS são importantes instrumentos de localização geográfica e muito utilizados para a localização de pontos específicos da superfície terrestre.

O GPS é, portanto, um aparelho muito importante e cada vez mais presente em nosso cotidiano, pois, atualmente, praticamente todos os celulares e tablets já vêm equipados com essa tecnologia, além de muitos veículos. Quando estamos perdidos no meio da cidade, basta uma rápida consulta a esse instrumento e, em instantes, já conseguimos obter alternativas para chegar ao destino desejado.

Apesar de ser considerado um produto altamente tecnológico, o GPS possui projetos em operação desde a década de 1960, quando os Estados Unidos iniciaram o sistema NAVSTAR-GPS, criado, principalmente, para fins militares. O funcionamento dos primeiros aparelhos ocorreu em 1978, sendo aberto ao uso civil a partir da década de 1980 e tendo alcançado uma total integração mundial a partir do ano de 1996.

Como funciona o GPS?

Como o próprio nome da sigla nos diz, o GPS é um sistema, ou seja, uma tecnologia composta por uma série de equipamentos e empresas realizando variadas funções. Por se tratar de um sistema global de posicionamento, ele envolve até mesmo o uso de satélites.

Na composição do sistema do GPS, são utilizados 24 satélites que orbitam ao redor do nosso planeta, além de 31 estações de controle, responsáveis por emitir sinais de rádio para o aparelho de recepção.

Esses satélites obtêm e transmitem informações sobre as diferentes coordenadas geográficas do planeta, incluindo, portanto, o valor de cada uma das nossas latitudes e longitudes, além de informações específicas adicionais, como o clima, a velocidade de deslocamento, o endereço das ruas das cidades e estradas, entre outras funções.

No mundo atual, onde a globalização e a integração mundial são a regra, a necessidade de nos localizarmos nos diferentes lugares do mundo é fundamental, o que torna o GPS um equipamento essencial em nossas vidas. Além do uso individual, ele também se faz presente em navegações marítimas, aviões e outros meios de transporte, além de ser empregado na demarcação de fronteiras e territórios, entre inúmeras outras funcionalidades.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

O aparelho GPS é muito utilizado na localização terrestre O aparelho GPS é muito utilizado na localização terrestre
Por Rodolfo F. Alves Pena

Você pode se interessar também

Geografia

Coordenadas Geográficas

Geografia

Globalização

Geografia

Sistemas de Informações Geográficas

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.