A latitude e a longitude são medidas que indicam a posição de qualquer ponto na superfície do planeta Terra. Elas constituem o sistema de coordenadas geográficas.
Latitude e longitude são medidas de localização sobre a superfície terrestre. Elas formam o sistema de coordenadas geográficas, e são fundamentais para a identificação da posição de qualquer pessoa ou referencial no espaço com precisão e para auxiliar nos deslocamentos de uma área até outra. A latitude é, então, a distância, em graus (º), minutos (‘) e segundos (‘‘), de um ponto na superfície com relação à Linha do Equador; enquanto a longitude é a distância, também em graus (º), minutos (‘) e segundos (‘‘), de um ponto com relação ao Meridiano de Greenwich.
Além das suas funções cartográficas, a latitude e a longitude são utilizadas, respectivamente, para a delimitação das zonas térmicas do nosso planeta e para a determinação dos fusos horários.
Leia também: Quais são os principais instrumentos de localização?
A latitude e a longitude são medidas de localização que constituem o sistema de coordenadas geográficas.
Latitude é a distância, em graus (º), minutos (‘) e segundos (‘‘), entre qualquer ponto na superfície terrestre e a Linha do Equador. É medida sobre os paralelos.
Longitude é a distância, em graus (º), minutos (‘) e segundos (‘‘), entre qualquer ponto na superfície terrestre e o Meridiano de Greenwich. É medida sobre os meridianos.
Ambas são fundamentais para a localização de pontos na superfície do planeta Terra com precisão, além de serem importantes para os deslocamentos de um local a outro.
A latitude auxilia, ainda, na delimitação das zonas térmicas da Terra.
A longitude também é utilizada para a determinação dos 24 fusos horários em que a Terra se divide, os quais têm intervalo de 15º cada um.
O cálculo da latitude e da longitude pode ser feito mediante a observação dos astros e a identificação das horas no relógio. Entretanto, os mapas e os instrumentos modernos como o GPS fornecem esses dados diretamente.
Latitude é a distância entre qualquer ponto situado na superfície terrestre e a Linha do Equador, o paralelo de 0º. A medida da latitude é expressa em graus (º), minutos (‘) e segundos (‘‘) e varia de 0 a 90º em ambos os hemisférios: Norte e Sul.
A identificação dos hemisférios é feita com as suas respectivas iniciais (N e S) após o valor da latitude ou, ainda, com o uso do sinal de negativo (-) antes das latitudes do Hemisfério Sul.
Exemplo: a cidade de Goiânia (GO) está localizada na latitude 16º 40’ 48’’ S. Já a cidade de Londres (Reino Unido) está em uma latitude de 51º 30’ 35’’ N.
Longitude é a distância entre qualquer ponto situado na superfície terrestre e o Meridiano de Greenwich, o meridiano de 0º. Assim como a latitude, a longitude é uma medida expressa em graus (º), minutos (‘) e segundos (‘‘). As longitudes variam de 0 a 180º em ambos os hemisférios: Leste e Oeste.
A identificação dos hemisférios é, igualmente, feita com a indicação das iniciais (L e O) ou com o sinal negativo (-) indicando o Hemisfério Oeste.
Exemplo: a cidade de Goiânia (GO) está localizada na longitude 49º 15’ 18’’ O. A cidade de Londres (Reino Unido), por sua vez, fica em uma longitude de 0º 7’ 5’’ O.
A latitude e a longitude são duas medidas fundamentais para se determinar a localização exata de qualquer ponto que esteja sobre a superfície do planeta Terra. Elas são chamadas, por essa razão, de coordenadas geográficas. Para além da sua função de orientação no espaço, as latitudes e as longitudes apresentam funcionalidades próprias e que as tornam ainda mais importantes para a análise geográfica. São essas funções:
Latitude: permite a divisão do planeta nos hemisférios Norte e Sul, além da determinação das zonas térmicas da Terra pela identificação do que chamamos de paralelos notáveis (trópicos de Câncer e de Capricórnio e os círculos polares Ártico e Antártico).
Longitude: permite a divisão do planeta nos hemisférios Leste e Oeste, e é utilizada no estabelecimento das diferentes zonas horárias ou fusos horários da Terra. Cada fuso horário representa um intervalo de 15º de longitude. Para a melhor orientação e contagem do tempo, foram estabelecidos os meridianos notáveis: Greenwich (0º de longitude) e a Linha Internacional da Data (180º de longitude).
Por muitos anos, o cálculo da latitude e da longitude era feito com base na observação dos astros nos céus. A identificação da Estrela Polar e da sua posição com relação ao Sol era a principal forma de se medir a latitude de determinado local. É possível, ainda hoje, fazer essa conta, mas existem equipamentos modernos que nos auxiliam na determinação das coordenadas geográficas.
O mesmo acontece com a longitude. Caso saibamos o fuso horário, que já indica a distância da área com relação ao Meridiano de Greenwich, e a hora exata em determinado local, é possível calcular a longitude.
Como adiantamos, no entanto, a modernidade facilitou bastante a orientação dos indivíduos no espaço geográfico. Hoje temos aplicativos e também equipamentos tecnológicos, a maioria deles portátil, e os dados transmitidos por satélites nos permitem saber com precisão as coordenadas geográficas de qualquer ponto na superfície terrestre. Esses equipamentos fazem uso do Sistema de Posicionamento Global (mais conhecido como GPS, na sigla em inglês).
Os paralelos e meridianos são linhas imaginárias traçadas sobre o planisfério terrestre. Com base nelas são determinadas as latitudes e as longitudes respectivamente, constituindo, assim, a base do sistema de coordenadas geográficas. A diferença entre os paralelos e meridianos é simples de ser compreendida:
Paralelos: linhas imaginárias traçadas na horizontal, perpendicularmente ao eixo de rotação do planeta Terra e paralelamente à Linha do Equador. Os paralelos circunscrevem a esfera terrestre, e são maiores quanto mais próximos do Equador. Utilizados na medição da latitude.
Meridianos: linhas imaginárias traçadas na vertical, paralelamente ao eixo terrestre e perpendicularmente à Linha do Equador. São formados por um meio círculo, e todos se encontram nos polos Norte e Sul terrestres. São utilizados na medição da longitude.
Para saber mais sobre os paralelos e os meridianos, clique aqui.
O fuso horário está diretamente relacionado com a longitude, mas não com a latitude. As latitudes não interferem na determinação da passagem das horas na superfície terrestre.
As longitudes e os meridianos foram utilizados para convencionar a contagem das horas no planeta Terra. Dividiu-se a esfera terrestre em 24 faixas longitudinais, os chamamos fusos ou zonas horárias, cada um com 15º de intervalo, que correspondem às horas. O ponto inicial para a contagem é o Meridiano de Greenwich, que consiste no meridiano de 0º de longitude.
Questão 1
O sistema de coordenadas geográficas permite que saibamos a localização de qualquer ponto ou referencial na superfície do planeta Terra. Uma coordenada geográfica é sempre dada por duas medidas, que são chamadas de:
A) altitude e longitude
B) ponto cardeal e longitude
C) latitude e ponto cardeal
D) latitude e longitude
E) altitude e umidade
Resolução:
Alternativa D
Uma coordenada geográfica é dada sempre por um valor de latitude e um valor de longitude.
Questão 2
(Udesc) Sobre as coordenadas geográficas, assinale a alternativa correta.
A) A longitude é determinada pelo ângulo formado pela posição de determinado ponto e o plano meridional, podendo variar de zero a 90 graus.
B) Coordenada geográfica é o ponto em que duas latitudes se cruzam.
C) Tanto as latitudes quanto as longitudes são medidas em graus, minutos e segundos.
D) Os principais paralelos e meridianos que cortam o território brasileiro são: Equador e Tordesilhas
E) O paralelo é uma circunferência imaginária que pode ser traçada até 180 vezes sobre a superfície terrestre.
Resolução:
Alternativa C
As latitudes e longitudes são medidas em graus, minutos e segundos.
Créditos de imagem
[1] Djexplo / Wikimedia Commons (Imagem editada: Textos em inglês foram traduzidos, e a cor do fundo foi alterada.)
[2] Djexplo / Wikimedia Commons (Imagem editada: Textos em inglês foram traduzidos, e a cor do fundo foi alterada.)
Fontes
IBGE. Conceitos gerais: Coordenadas geográficas. IBGE - Atlas Escolar, 2022. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/conceitos-gerais/o-que-e-cartografia/coordenadas-geogra-ficas.html.
MOREIRA, Igor. O Espaço Geográfico: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo, SP: Editora Ática, 2004. 47ª edição, 3ª reimp. 455p.
SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. São Paulo: Scipione, 2018, 268p.