Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Globalização

O processo de Globalização, seus aspectos gerais e suas consequências.

Podemos dizer que a Globalização é a integração mundial em termos sociais, políticos, econômicos e tecnológicos. Graças ao advento de novas tecnologias de transporte e comunicação, as relações entre o mundo estão cada vez mais interligadas, diminuindo o tempo e as distâncias.

Mas como esse processo ocorre? Que tipo de “integração mundial” é essa?

Observe a notícia abaixo:

___________________________

Apple compra israelense PrimeSense, de chips 3D

A Apple comprou a empresa israelense PrimeSense, desenvolvedora de chips que dão às máquinas recursos de visão tridimensional, revelaram as companhias nesta segunda-feira.

(Reuters Brasil, 25/11/2013).

___________________________

Na notícia acima, temos um caso de uma empresa dos Estados Unidos que comprou outra de Israel para melhorar sua tecnologia e vender os seus produtos para o mundo todo. Isso só é possível com o processo de Globalização.

Imagine os donos das duas tendo de realizar o negócio sem um celular para fazer a comunicação e marcar os encontros ou sem aviões super-rápidos para que os empresários realizassem as viagens necessárias durante o processo de compra e venda. Seria impossível, pois poderia levar vários anos para acontecer, não é mesmo?

Mas não se engane, a Globalização não é algo tão recente quanto parece. Na verdade, ela é um processo gradativo, em que a comunicação, os transportes e as inovações científicas vão se aprimorando cada vez mais.

Em 1500, quando Pero Vaz de Caminha, logo após o descobrimento do Brasil, enviou a sua famosa carta para o rei de Portugal, ela demorou vários meses para chegar até o seu destino. Já no ano de 1865, quando o então presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, faleceu, a notícia levou quase quinze dias para chegar à Europa. Em 2009, quando o cantor pop Michael Jackson morreu, a notícia foi divulgada quase que em tempo real para todo o mundo.

Por isso, muitos historiadores e sociólogos atribuem o início da Globalização ao século XVI, logo após o período das grandes navegações, em que os europeus se lançaram ao mar para descobrirem e dominarem novos territórios. Mas, de certa forma, podemos dizer que foi apenas na década de 1970 que esse processo, de fato, tornou-se mais consolidado.

As consequências da Globalização, além dos avanços nos recursos tecnológicos, são: a formação de blocos econômicos pelo mundo (como a União Europeia e o Mercosul), a expansão das multinacionais com empresas que estão presentes em todo o mundo e a diminuição das distâncias e do tempo (o homem desloca-se cada vez mais em um tempo cada vez menor).


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia
 

A globalização vem estreitando cada vez mais as relações mundiais A globalização vem estreitando cada vez mais as relações mundiais
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Blocos Econômicos

Geografia

Industrialização

Geografia

Fome no mundo

Geografia

Fontes de Energia

Últimos artigos

Dízima periódica

Uma dízima periódica é um número que possui sua parte decimal infinita e periódica

Período Helenístico

Período Helenístico foi iniciado com a conquista da Grécia pelos macedônicos e ficou marcado pela difusão da cultura grega a partir do reinado de Alexandre, o Grande.

Império Carolíngio

Império Carolíngio foi a continuidade do Reino dos Francos sob o controle da Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino, o Breve em meados do século VII.

Civilização Micênica

Civilização Micênica foi uma das grandes civilizações do período de formação do povo grego, conhecida por suas grandes cidades fortificadas e pelo seu bom comércio.