Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Países subdesenvolvidos

Países subdesenvolvidos possuem baixos indicadores de desenvolvimento social, são pouco industrializados e vulneráveis economicamente.

por Rafaela Sousa
Níger é o país subdesenvolvido que apresenta o mais baixo IDH do mundo. Níger é o país subdesenvolvido que apresenta o mais baixo IDH do mundo.

Os países subdesenvolvidos são aqueles que possuem baixo desenvolvimento econômico e social, marcado pela desigualdade, segundo os critérios estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). São também conhecidos como países menos desenvolvidos ou países menos avançados.

É importante frisar que o termo subdesenvolvido, surgido após a Segunda Guerra Mundial para denominar as nações que necessitavam de avanços nos aspectos sociais e econômicos, caiu em desuso a partir da década de 1990, sendo então substituído pelos termos "em desenvolvimento" ou "emergente". Portanto, é comum encontrar classificações em que os países subdesenvolvidos são considerados países em desenvolvimento.

Leia também: Países desenvolvidos

Lista de países subdesenvolvidos

A lista* de países subdesenvolvidos, a seguir, obedece à classificação da ONU referente à baixa renda, fragilidade social e vulnerabilidade econômica.

São considerados países subdesenvolvidos, segundo a ONU:

  1. Níger – IDH: 0,354

  2. República Democrática do Congo – IDH: 0,457

  3. Moçambique – IDH: 0,437

  4. Burkina Faso – IDH: 0,423

  5. Mali – IDH: 0,427

  6. Eritreia – IDH: 0,417

  7. Burundi – IDH: 0,417

  8. Serra Leoa – IDH: 0,419

  9. Guiné-Bissau – IDH: 0,455

  10. Afeganistão – IDH: 0,498

*IDH: Dados de 2017

Critérios de classificação de um país subdesenvolvido

A ONU considera três critérios para classificar um país como subdesenvolvido. Ao superar esses critérios, o país deixa de ser classificado dessa forma. São eles:

Vulnerabilidade econômica

País que apresenta instabilidade nas produções agrícolas, nas exportações e possui uma população que se desloca devido a desastres naturais que assolam o país.

Fragilidade social

País que apresenta indicadores sociais baixos que levam em consideração saúde, educação e nutrição.

Baixa renda

País que apresenta PIB (Produto Interno Bruto) per capita abaixo de 750 dólares. Estando acima de 900 dólares, o país sai da lista dos subdesenvolvidos.

Características dos países subdesenvolvidos

As características dos países subdesenvolvidos referem-se principalmente aos aspectos econômicos e sociais.

→ Aspectos econômicos

Os países subdesenvolvidos são caracterizados por apresentarem baixo desenvolvimento econômico e baixo nível de industrialização. Isso significa que esses países são economicamente dependentes em relação aos países desenvolvidos. Essa dependência deve-se ao fato de que essas nações foram exploradas e colonizadas, apresentando, até hoje, marcas dessa exploração.

Em relação ao Produto Interno Bruto — que representa o valor monetário dos bens e serviços produzidos pelo país ao longo de um ano —, é baixo. O PIB per capita (Produto Interno Bruto dividido pelo número de habitantes) não excede 750 dólares. Nesses países, a economia baseia-se principalmente nos setores primário e terciário.

Outra característica, relacionada à economia e aos investimentos, é o baixo desenvolvimento científico. A falta de aplicação de capital provoca deficiência no campo tecnológico, impedindo que o país se desenvolva.

→ Aspectos sociais

O principal indicador do desenvolvimento social de um país chama-se IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que compara o desenvolvimento dos países segundo critérios como indicadores de educação, longevidade e renda.

O IDH possui referência que varia de 0 a 1. Quanto mais próximo o índice está de 1, melhores são as condições de vida, educação e renda no país. Quanto mais próximo ele está de 0, pior é qualidade de vida no país.

Sendo assim, os países subdesenvolvidos apresentam baixo IDH, portanto, estão mais próximos de 0, enquadrando-se no critério da ONU de fragilidade social. A expectativa de vida nesses países é reduzida. Já a taxa de crescimento populacional é elevada, assim como as taxas de natalidade e mortalidade.

Normalmente, esses países encontram dificuldades em atender a população, carente de políticas públicas voltadas à saúde, educação e cultura.

Diferenças entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos

Os países desenvolvidos e subdesenvolvidos apresentam diferenças em todos os aspectos. No que diz respeito ao desenvolvimento, os países desenvolvidos apresentam elevado nível de industrialização, o que não ocorre nos países subdesenvolvidos, que apresentam industrialização tardia.

Entre os aspectos econômicos, um dos mais relevantes na comparação desses países é o Produto Interno Bruto. Países desenvolvidos apresentam PIB elevado, enquanto os países subdesenvolvidos possuem PIB reduzido. Por exemplo:

  • PIB da Noruega: 398,8 bilhões de USD (país desenvolvido)

  • PIB de Níger: 3,774 bilhões de USD (país subdesenvolvido)

Ainda no aspecto econômico, há também a renda per capita. Nos países desenvolvidos, a renda per capita é elevada e geralmente distribuída de forma homogênea. Nos países subdesenvolvidos, a renda per capita é baixa e distribuída de forma heterogênea. Nesses últimos, há muita concentração de riquezas nas mãos de poucos.

Os países industrializados são dominantes na economia, apresentando um desenvolvimento econômico estável e tendo suas receitas geradas pelo setor industrial. Já os países de industrialização tardia são explorados economicamente, apresentando dependência em relação aos países desenvolvidos. A economia dos países subdesenvolvidos é baseada principalmente no setor agrícola. Suas receitas são geradas pelos setores primários e terciários.

Saiba mais: Quais são os setores da economia?

Em relação aos aspectos sociais, o IDH é bastante relevante para fazer a comparação entre os países. Países desenvolvidos apresentam IDH elevado, bem como elevada é a expectativa de vida. Nos países subdesenvolvidos, ocorre o contrário, o IDH é baixo, bem como a expectativa de vida.

Indicadores demográficos, como taxa de natalidade e mortalidade, também assumem um papel importante. Nos países desenvolvidos, há maior controle de natalidade e políticas públicas no setor da saúde mais eficientes. O que também se reflete na taxa de mortalidade. Ambas são reduzidas nesses países. Já nos países subdesenvolvidos as taxas de natalidade e mortalidade são elevadas, considerando que os programas voltados à saúde e à educação são pouco eficientes. Esses países enfrentam inúmeros problemas sociais, como altos índices de violência e altas taxas de analfabetismo.

Países subdesenvolvidos da América

Haiti
O Haiti é considerado, segundo critérios da ONU, um país subdesenvolvido e com elevada fragilidade social.

O Haiti é o único país considerado subdesenvolvido do continente americano e, segundo o Índice de Desenvolvimento Humano e os critérios estabelecidos pela ONU, é o país mais pobre da América. O país vive um cenário dramático tanto no aspecto econômico quanto no aspecto social e político.

O Haiti, além de enfrentar quadros de corrupção alarmantes, segundo relatórios do Índice de Percepção da Corrupção, sofreu também, ao longo de sua história, 32 golpes de Estado. A corrupção, relacionada a uma grande rede de desvios de fundos, está associada aos índices de pobreza no país, que vive períodos de inflação altíssima.

O país sofre inúmeros problemas sociais principalmente no que diz respeito à saúde. Os índices de tráfico são alarmantes, pessoas vivem na miséria apresentando quadros de subnutrição, e a educação no país é precária. O país recebe ajuda de programas como a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). A Unicef, juntamente ao governo, promove vacinações, como o programa de vacinação contra a cólera, doença que matou cerca de 10 mil haitianos.

Todos esses problemas são agravados devido aos inúmeros desastres ambientais que assolam o país. O Haiti tem enfrentado diversos terremotos e furacões de proporções catastróficas. Muitas pessoas deixam o país em busca de melhores condições de vida, e, de acordo com o Programa Mundial de Alimentos, cerca de 140 mil pessoas vivem em refúgios temporários no país.

Saiba mais: Imigração haitiana no Brasil

O Brasil é um país subdesenvolvido?

Primeiramente, é importante reforçar que muitas classificações buscam segmentar os países segundo seus níveis de desenvolvimento. Essas classificações não se baseiam nos mesmos critérios, portanto, é preciso atentar aos critérios utilizados para cada uma delas, a fim de entender o desenvolvimento econômico e social de um país.

A respeito do Brasil, sabemos que, historicamente, foi uma colônia de exploração, dominada e explorada por um longo período. Tais ações deixaram marcas de dependência e fragilidade no país. O Brasil, por muito tempo, foi considerado um país subdesenvolvido e até hoje apresenta características que o remetem a esse subdesenvolvimento, como a fragilidade social, a fome, a desigualdade e a concentração de renda.

Leia também: Fases da colonização no Brasil

Contudo, muitas classificações enquadram o Brasil como um país em desenvolvimento, ou seja, um país que apresenta ascensão social, melhoria de indicadores sociais e crescente desenvolvimento econômico e industrial, apesar de lento. Os países em desenvolvimento apresentam níveis médios de desenvolvimento social e econômico e também potencial para se tornarem grandes economias ao longo dos anos, como é o caso do Brasil. Sendo assim, apesar de ainda apresentar características de subdesenvolvimento, atualmente o Brasil é considerado um país em desenvolvimento.

Resumo

Países subdesenvolvidos são, segundo a Organização das Nações Unidas, aqueles que:

- possuem reduzido desenvolvimento social e econômico;

- apresentam indicadores sociais baixos;

- sua economia baseia-se, principalmente, na agricultura e no setor de serviços;

- apresentam industrialização tardia.

- normalmente foram colônias de exploração, por isso apresentam dependência econômica em relação aos países desenvolvidos.

 

________________
*Crédito de imagem: naTsumi / shutterstock
 

Você pode se interessar também

Geografia

Países desenvolvidos

Geografia

IDH – Índice de Desenvolvimento Humano

Geografia

Taxas de Natalidade e Mortalidade

Geografia

PIB – Produto Interno Bruto

Não encontrou o
conteúdo ou matéria
que queria?

Mande seu questionamento, dúvidas ou sugestões para a equipe do Escola Kids que está pronta pra te ajudar.

Saiba mais

Últimos artigos

Travessão

O travessão é um sinal de pontuação cuja finalidade é indicar o discurso direto, ou seja, a fala de personagens em narrativas, ou enfatizar (destacar) passagens de textos jornalísticos ou argumentativos.

Mapa do Brasil

O Mapa do Brasil corresponde à representação cartográfica do território brasileiro. Esse mapa pode indicar a divisão territorial e aspectos físicos e políticos.

Útero

O útero é um importante órgão do sistema reprodutor feminino e está relacionado com o desenvolvimento do feto no corpo da mulher.

Arara-azul

A arara-azul é uma espécie que se destaca por sua cor vibrante e seu grande tamanho, podendo atingir até um metro de comprimento.