Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

ONU

Saiba o que é, como funciona e quais são os principais objetivos da ONU, a Organização das Nações Unidas.

A ONUOrganização das Nações Unidas – é uma entidade internacional criada após o término da Segunda Guerra Mundial, no ano de 1945, pela Conferência de São Francisco. Seu objetivo é promover a paz, os direitos humanos e evitar conflitos internacionais ou amenizar os seus efeitos. Sua sede encontra-se na cidade de Nova York.

Nesse momento da história, o mundo encontrava-se diante do crescimento de duas grandes potências: Estados Unidos e União Soviética. Diante dessa configuração, havia a necessidade da criação de uma organização que cumprisse o papel de mediar os conflitos e tentar promover a paz, por isso a ONU foi criada.

No início, faziam parte da ONU apenas 51 países, dentre eles, o Brasil. No entanto, hoje em dia, praticamente todos os países independentes existentes fazem parte desse importante organismo internacional, que possui 193 membros. Apesar disso, as decisões são tomadas em duas instâncias: a Assembleia Geral e o Conselho de Segurança.

Assembleia Geral: é o espaço de decisão em que todos os membros participam, cada um com o direito à voz e voto. As resoluções são, nesse espaço, discutidas, alteradas e avaliadas. Para serem deliberadas, essas propostas precisam ter a aprovação de pelo menos dois terços daqueles que votam. Dessa forma, tudo o que for decidido nessa assembleia representa a opinião oficial da comunidade internacional sobre determinados temas.


É nesse local que acontecem as reuniões da Assembleia Geral da ONU*

Conselho de Segurança: é a instância principal da ONU e composta por apenas 15 países-membros. Entre eles, cinco são permanentes, isto é, sempre estão no conselho (EUA, Rússia, China, França e Reino Unido), e dez são temporários, mudando a cada dois anos. As decisões, para terem validade, precisam ser aprovadas por pelo menos nove votos. No entanto, se um dos membros permanentes quiser, ele pode vetar (proibir a aprovação) o conteúdo.

Dessa forma, se algo for aprovado pela Assembleia Geral, passará em seguida a ser discutido no Conselho de Segurança da ONU, podendo ser vetado por um único país. Essa forma de decisão é uma herança das disputas históricas de poder, pois apenas os vencedores da Segunda Guerra Mundial (além da China) são membros permanentes com direito a veto no Conselho de Segurança.

Bandeira simbolizando a ONU
Bandeira simbolizando a ONU

A ONU é composta por diversas instituições ou agências especializadas, dentre as quais podemos citar a Unesco, que cuida da educação, da ciência e da cultura; a FAO, que se preocupa com a agricultura, alimentação e combate à fome; e a OMS (Organização Mundial da Saúde), que busca melhorar as condições sanitárias e de saúde em todo o mundo.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

O símbolo da ONU é um mapa que busca enxergar todos os países da mesma forma O símbolo da ONU é um mapa que busca enxergar todos os países da mesma forma
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

IBGE

Geografia

Fome no mundo

Geografia

Países desenvolvidos

História

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Últimos artigos

Sistema respiratório | Ensino Fundamental I

O sistema respiratório é responsável pela oxigenação das células. Para que isso aconteça, é necessário que o ar passe por diversos órgãos.

Sistema Urinário | Ensino Fundamental I

O sistema urinário é o responsável por eliminar as excretas do organismo, isto é, tudo aquilo de que nosso corpo não precisa mais.

8 de setembro — Dia Internacional da Alfabetização

O Dia Internacional da Alfabetização é uma data que busca conscientizar sobre os vários problemas que envolvem a alfabetização no Brasil e no mundo.

Idade Antiga

Idade Antiga é um dos períodos da história humana, de acordo com a periodização que predomina atualmente na disciplina. Trata sobre as civilizações antigas.