Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

ONU

Saiba o que é, como funciona e quais são os principais objetivos da ONU, a Organização das Nações Unidas.

O símbolo da ONU é um mapa que busca enxergar todos os países da mesma forma O símbolo da ONU é um mapa que busca enxergar todos os países da mesma forma

A ONUOrganização das Nações Unidas – é uma entidade internacional criada após o término da Segunda Guerra Mundial, no ano de 1945, pela Conferência de São Francisco. Seu objetivo é promover a paz, os direitos humanos e evitar conflitos internacionais ou amenizar os seus efeitos. Sua sede encontra-se na cidade de Nova York.

Nesse momento da história, o mundo encontrava-se diante do crescimento de duas grandes potências: Estados Unidos e União Soviética. Diante dessa configuração, havia a necessidade da criação de uma organização que cumprisse o papel de mediar os conflitos e tentar promover a paz, por isso a ONU foi criada.

No início, faziam parte da ONU apenas 51 países, dentre eles, o Brasil. No entanto, hoje em dia, praticamente todos os países independentes existentes fazem parte desse importante organismo internacional, que possui 193 membros. Apesar disso, as decisões são tomadas em duas instâncias: a Assembleia Geral e o Conselho de Segurança.

Assembleia Geral: é o espaço de decisão em que todos os membros participam, cada um com o direito à voz e voto. As resoluções são, nesse espaço, discutidas, alteradas e avaliadas. Para serem deliberadas, essas propostas precisam ter a aprovação de pelo menos dois terços daqueles que votam. Dessa forma, tudo o que for decidido nessa assembleia representa a opinião oficial da comunidade internacional sobre determinados temas.


É nesse local que acontecem as reuniões da Assembleia Geral da ONU*

Conselho de Segurança: é a instância principal da ONU e composta por apenas 15 países-membros. Entre eles, cinco são permanentes, isto é, sempre estão no conselho (EUA, Rússia, China, França e Reino Unido), e dez são temporários, mudando a cada dois anos. As decisões, para terem validade, precisam ser aprovadas por pelo menos nove votos. No entanto, se um dos membros permanentes quiser, ele pode vetar (proibir a aprovação) o conteúdo.

Dessa forma, se algo for aprovado pela Assembleia Geral, passará em seguida a ser discutido no Conselho de Segurança da ONU, podendo ser vetado por um único país. Essa forma de decisão é uma herança das disputas históricas de poder, pois apenas os vencedores da Segunda Guerra Mundial (além da China) são membros permanentes com direito a veto no Conselho de Segurança.

Bandeira simbolizando a ONU
Bandeira simbolizando a ONU

A ONU é composta por diversas instituições ou agências especializadas, dentre as quais podemos citar a Unesco, que cuida da educação, da ciência e da cultura; a FAO, que se preocupa com a agricultura, alimentação e combate à fome; e a OMS (Organização Mundial da Saúde), que busca melhorar as condições sanitárias e de saúde em todo o mundo.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Datas Comemorativas

1º de janeiro – Dia Mundial da Paz

Geografia

Combustíveis fósseis

História

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Geografia

Fome no mundo

Últimos artigos

Hipérbole

A hipérbole é uma figura de linguagem que usa, de propósito, o exagero nas expressões para dar ênfase ao discurso. Ela é classificada como figura de pensamento.

Período Neolítico

Período Neolítico é um dos períodos da Pré-História, profundamente marcado pela sedentarização do humano, uma consequência do desenvolvimento da agricultura.

Predatismo

Predatismo ou predação é uma relação ecológica estabelecida entre indivíduos de espécies diferentes, na qual um organismo serve de alimento para outro.

Amensalismo

Amensalismo é uma relação ecológica em que uma das espécies envolvidas inibe o crescimento ou a reprodução de outra. Um exemplo dessa interação é a maré vermelha.