Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

PIB – Produto Interno Bruto

Conheça a definição do PIB, o Produto Interno Bruto, e descubra a utilidade desse índice econômico.

Quando assistimos aos telejornais ou quando lemos alguma notícia de economia em algum lugar, frequentemente encontramos alguns termos que não fazemos a menor ideia do que significam, não é mesmo? Um deles é o PIB, o Produto Interno Bruto. Vamos descobrir agora o que ele significa!

O Produto Interno Bruto é a soma de todas as riquezas produzidas por um país. Trata-se de um índice para descobrir como anda a atividade econômica em um determinado local.

O PIB revela a dinâmica da produção e do consumo. Pela ótica da produção, ele avalia o que as empresas dos setores primário (agropecuária e extrativismo), secundário (indústrias) e terciário (comércio e serviços) estão gerando em termos de riqueza. Pela ótica do consumo, ele avalia o que as famílias, as instituições e o governo estão consumindo, além de verificar os investimentos realizados e os efeitos das importações e exportações de mercadorias.

Portanto, quando alguém diz que o PIB de um determinado país aumentou, significa que esse país está economicamente mais ativo, ou seja, as empresas estão produzindo (e vendendo) mais e as pessoas estão consumindo e gerando mais riquezas.

No entanto, esse conceito apresenta algumas limitações. A primeira delas é a de não diferenciar as riquezas geradas pelas empresas nacionais daquelas produzidas por instituições estrangeiras que estão instaladas no país. A segunda é a de que esse índice avalia apenas o crescimento econômico, e não o desenvolvimento, ou seja, ele não incorpora questões como a qualidade de vida e a distribuição de renda.

De toda forma, o PIB é um importante dado para nos dizer como anda a situação econômica dos diferentes países, avaliando o resultado dos investimentos realizados e nos dizendo quais os setores que precisam melhorar os seus desempenhos.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

O PIB é um importante indicador econômico O PIB é um importante indicador econômico
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Países subdesenvolvidos

Geografia

Países desenvolvidos

Geografia

IDH – Índice de Desenvolvimento Humano

Geografia

IBGE

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.