Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Matéria-prima

As matérias-primas são elementos essenciais para a fabricação de diferentes tipos de mercadorias. São ainda importantes na economia mundial, comercializadas como commodities.

Um galho com algodão sobre duas calças como representação de uma matéria-prima e de seus produtos finais. Matéria-prima é o elemento utilizado na base da produção de outros itens. Um exemplo é o algodão, utilizado na fabricação de diferentes tecidos.

Matéria-prima é o componente primário fundamental para a fabricação de mercadorias e produtos de grande relevância para a sociedade. Ela pode ser tanto natural quanto processada e tem origem animal, vegetal ou mineral. As matérias-primas são importantes para a indústria e para as economias nacionais de muitos países em desenvolvimento e subdesenvolvidos, além de serem comercializadas como commodities no mercado internacional.

Leia também: Quais são os setores da economia?

Resumo sobre matéria-prima

  • Matéria-prima é um componente essencial para a fabricação de mercadorias finais ou produtos intermediários.

  • Pode ter origem natural ou ser processada.

  • É classificada de acordo com a sua origem em animal, vegetal ou mineral.

  • As matérias-primas animais são obtidas por meio da pecuária, da caça e da pesca.

  • As matérias-primas vegetais são obtidas com a atividade agrícola e mediante o extrativismo vegetal.

  • As matérias-primas minerais são obtidas por meio do extrativismo mineral.

  • São fundamentais para a produção industrial e atendem aos mercados internacionais na forma de commodities.

  • Constituem, além disso, a base de muitas economias nacionais, principalmente de países menos desenvolvidos.

  • Toda matéria-prima é um insumo, mas nem todo insumo é matéria-prima.

O que é matéria-prima?

A matéria-prima é um componente básico utilizado na fabricação de uma mercadoria intermediária ou finalizada. As matérias-primas podem ser tanto elementos utilizados na sua forma natural ou bruta, sem terem sido submetidos a processos de transformação, quanto itens que passaram por determinado tratamento industrial ou foram processados de alguma maneira.

Existem muitos elementos que são utilizados como matérias-primas mas que também podem ser consumidos diretamente pela população, como é o caso de muitas frutas e vegetais que são ingeridos como alimentos e destinados também à indústria alimentícia para a fabricação de novas mercadorias que têm esses produtos como base.

Quais são os tipos de matéria-prima?

As principais matérias-primas utilizadas pela indústria têm origem no setor primário da economia e apresentam, assim, origem no meio natural. Existem três diferentes tipos de matérias-primas, que são classificados de acordo com a natureza do elemento: animal, vegetal ou mineral.

  • Matéria-prima animal: são materiais derivados da criação de animais (pecuária), da caça ou da atividade pesqueira e que são empregados na indústria para a fabricação de mercadorias que vão desde alimentos processados até roupas e acessórios.

    • Exemplo: o pelo que é removido das ovelhas para a fabricação de lã que, por sua vez, é utilizada na confecção de peças de vestuário. Outros materiais, como couros, peles, leite, ovos e carnes, são também matérias-primas de origem animal.

O pelo das ovelhas é um exemplo de matéria-prima animal, utilizado na produção de lãs.
  • Matéria-prima vegetal: são materiais obtidos por meio da agricultura ou do extrativismo vegetal e que são tanto consumidos in natura, isto é, em seu estado natural, ou empregados na indústria para a fabricação de uma grande variedade de mercadorias consumidas e utilizadas pela sociedade que vão de alimentos, tecidos, óleos até cosméticos e móveis.

    • Exemplo: o algodão é uma matéria-prima originária da agricultura e que é empregada na fabricação de tecidos que, por sua vez, são importantes para a confecção de roupas e acessórios. A soja é um item utilizado na produção de óleo culinário e ração animal. A madeira é outro exemplo, tendo diversas finalidades, uma delas a fabricação de móveis.

A soja é uma matéria-prima vegetal utilizada na produção de mercadorias como o óleo de soja culinário.
  • Matéria-prima mineral: elemento derivado das atividades do extrativismo mineral, que consiste na remoção de recursos das rochas, dos solos e das águas.

    • Exemplo: o minério de ferro é uma matéria-prima mineral empregada na fabricação de aço, material intermediário confeccionado nas indústrias de base e destinado à produção de outras mercadorias. Outro exemplo é a bauxita, elemento base para a fabricação de alumínio.

O minério de ferro é uma matéria-prima utilizada na fabricação do aço.

Veja também: Como ocorre a produção do óleo de soja?

Por que a matéria-prima é importante?

A matéria-prima é importante porque ela constitui um elemento fundamental para a fabricação de novas mercadorias. Sem a matéria-prima não há como desenvolver a maioria dos itens que são utilizados no cotidiano da sociedade, desde aqueles produtos mais básicos destinados ao consumo imediato como alimentos diversos, a exemplo de pães, até os nossos acessórios, cosméticos, roupas, utensílios domésticos, móveis, carros e casas.

Pensando pelo viés econômico, as matérias-primas são comercializadas como commodities no mercado internacional. As commodities são produtos primários, vendidos em seu estado bruto e em grandes volumes, cujos preços são padronizados e negociados em bolsas de valores. Algumas das principais commodities do mundo atual são a soja, o petróleo e o minério de ferro, todas elas importantes elementos base para a fabricação de mercadorias e produtos indispensáveis para a sociedade, como combustíveis, por exemplo.

Muitos países, notadamente os países emergentes e os países subdesenvolvidos, se inserem na Divisão Internacional do Trabalho (DIT) atual como países produtores e exportadores de commodities, isto é, de matérias-primas. Sendo assim, as matérias-primas se tornam também a base que sustenta a economia de muitas nações do Sul Global, principalmente, e das quais os países desenvolvidos dependem para a obtenção de material básico para o funcionamento de suas indústrias.

Quais são as diferenças entre matéria-prima e insumos?

As matérias-primas e os insumos são ambos elementos importantes para o desenvolvimento do processo de produção industrial e para a fabricação de mercadorias. Ainda assim, é necessário atenção para não confundi-los, pois tratam-se de componentes distintos.

Insumos são todos os materiais e os serviços utilizados durante a fabricação de um determinado produto. A força de trabalho da mão de obra, a infraestrutura de armazenagem e de transporte, a eletricidade e a água, os equipamentos e maquinários, o capital investido e até a própria matéria-prima são considerados insumos. Dessa forma, podemos dizer que toda matéria-prima é um insumo, mas nem todo insumo é matéria-prima.

Exercícios resolvidos sobre matéria-prima

Questão 1

(Enem)

Na América do Sul, a principal orientação dos investimentos nas últimas décadas foi direcionada para aumentar a oferta de commodities agropecuárias e minerais no mercado mundial. Grande parte dessas commodities está sendo consumida na China e na Índia, que são países que apresentam um rápido crescimento urbano com uma substancial mudança da distribuição territorial de suas numerosas populações. Soja, minério de ferro, alumínio, petróleo e, mais recentemente, biocombustíveis integram a pauta de exportações das nações sul-americanas.

EGLER, C. G. Crise, mudanças globais e inserção da América do Sul na economia mundial. In: VIDEIRA, S. L.; COSTA, P. A.; FAJARDO, S. (Org.). Geografia econômica: (re)leituras contemporâneas. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2011.

O principal risco econômico para os países da América do Sul dependentes da comercialização dos produtos mencionados no texto é o(a)

A) surgimento de fontes energéticas renováveis.

B) instabilidade do preço dos produtos primários.

C) distância dos principais parceiros comerciais.

D) concorrência de economias emergentes asiáticas.

E) esgotamento das reservas de combustíveis fósseis.

Resolução:

Alternativa B

As commodities são matérias-primas comercializadas em larga escala e têm preços definidos no mercado internacional, nas bolsas de valores, o que faz com que eles sejam bastante instáveis e variem de acordo com condições específicas.

Questão 2

(IFSE) No início do século XX, diversos países menos desenvolvidos, incluindo o Brasil, eram predominantemente agroexportadores. Suas economias estavam assentadas principalmente na exportação de matérias-primas ou produtos primários para os países desenvolvidos. São mercadorias em estado bruto ou produtos primários que sofrem pouca ou nenhuma transformação e são classificadas como:

A) customizadas.

B) pós-fordista.

C) união aduaneira.

D) commodities primárias.

Resolução:

Alternativa D

Os produtos primários que são descritos no enunciado da questão são as commodities, que são essencialmente matérias-primas que passaram por pouca ou nenhuma alteração da sua forma natural.

Por Paloma Guitarrara

Você pode se interessar também

Geografia

Agricultura

Geografia

Extrativismo

Geografia

Minerais

Geografia

Pecuária

Últimos artigos

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é o rico conjunto de manifestações de nossa cultura. Mitos, lendas, danças, músicas, brincadeiras e festas populares fazem parte dele.

El Niño

O El Niño é um fenômeno descrito pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, provocando chuvas volumosas no Sul do Brasil e secas severas no Norte e no Nordeste.

Bicho-papão

Bicho-papão é uma lenda presente no folclore brasileiro que fala de um monstro que sequestra e devora crianças desobedientes. Foi influência portuguesa em nossa cultura.

Queda da Bastilha

A queda da Bastilha foi um acontecimento marcante que se passou em 14 de julho de 1789, marcando o início da Revolução Francesa.