Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Matéria-prima

Saiba o que são as matérias-primas, seus tipos e a importância delas na economia e na vida das pessoas.

Quando consumimos uma mercadoria industrializada – um lápis, por exemplo –, estamos utilizando um produto que foi transformado. Isso significa que um material-base (no caso do lápis, a madeira) foi utilizado e modificado por uma técnica industrial ou artesanal para que pudesse atender a uma determinada finalidade.

Esse “material-base” utilizado para produzir uma determinada mercadoria é chamado de matéria-prima.

Portanto, matérias-primas são os materiais retirados da natureza ou produzidos no meio rural para serem transformados em mercadorias. Em vários casos, a matéria-prima em si pode ser diretamente utilizada pelo consumidor, como os vegetais e as frutas, pois não precisa ser transformada industrialmente.

Hoje em dia, as matérias-primas são estrategicamente importantes na economia global, pois sem elas não seria possível a obtenção de praticamente tudo o que utilizamos em nosso dia a dia, pois todo produto ou mercadoria veio da transformação de uma ou mais matérias-primas. Assim, se, por exemplo, o preço delas aumentar, é muito provável que o produto final delas resultante também fique mais caro.

Existem vários tipos de matérias-primas de acordo com os setores de onde elas são oriundas. Há os minérios, que são extraídos do solo (como o ouro, o diamante e outros); os materiais de origem vegetal extraídos das plantas (como o látex usado para fazer a borracha); os de origem agrícola (como as lavouras de milho, algodão, soja, entre outros); e também há a pecuária, com a exploração animal (como a carne, o leite e muitos outros exemplos).


O látex é extraído da seringueira para a produção de borracha

No mundo econômico, é de suma importância que os países possuam meios de produzir a sua própria matéria-prima para a fabricação mais facilitada de seus produtos. Em muitos casos, países não conseguem produzi-la pelas limitações dos seus territórios ou porque o seu nível de consumo é muito alto, o que faz com que eles importem (comprem) produtos primários de outros países.

Assim, a maioria dos países considerados desenvolvidos importa matérias-primas, enquanto, por outro lado, a maior parte dos países subdesenvolvidos volta-se para exportar tais elementos, pois suas economias são pouco industrializadas e eles não possuem muitas condições de transformar seus meios naturais em mercadorias voltadas para o consumo.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

A madeira é uma matéria-prima utilizada para a produção de vários tipos de mercadorias A madeira é uma matéria-prima utilizada para a produção de vários tipos de mercadorias
Por Rodolfo F. Alves Pena

Você pode se interessar também

Geografia

Setores da Economia

Geografia

Agricultura

Geografia

Minerais

Geografia

Pecuária

Últimos artigos

Dízima periódica

Uma dízima periódica é um número que possui sua parte decimal infinita e periódica

Período Helenístico

Período Helenístico foi iniciado com a conquista da Grécia pelos macedônicos e ficou marcado pela difusão da cultura grega a partir do reinado de Alexandre, o Grande.

Império Carolíngio

Império Carolíngio foi a continuidade do Reino dos Francos sob o controle da Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino, o Breve em meados do século VII.

Civilização Micênica

Civilização Micênica foi uma das grandes civilizações do período de formação do povo grego, conhecida por suas grandes cidades fortificadas e pelo seu bom comércio.