Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Mineração

A mineração, uma importante atividade do setor industrial, consiste na extração e beneficiamento de minérios.

Mineração é a prática responsável por extrair minérios da natureza para uso comercial. Consiste na pesquisa, exploração, lavra (extração) e beneficiamento de minérios presentes no subsolo. A porção rochosa do planeta Terra é composta por rochas, que, por sua vez, são compostas por minerais.

Alguns desses minerais e rochas são considerados valiosos por terem algum tipo de utilidade econômica que faz com eles tenham um maior valor no mercado, são os chamados minérios. Alguns exemplos de minérios são: ferro, cobre, ouro, granito, mármore e muitos outros.

Essa é uma atividade do setor econômico indispensável ao desenvolvimento socioeconômico, pois a maioria dos produtos e recursos utilizados pela população provém dessa atividade. Isso significa dizer que ela é responsável pela geração e distribuição de matérias-primas, que são recursos utilizados na fabricação e produção de mercadorias, geralmente industrializadas.

Além disso, a mineração também é classificada como uma prática de extrativismo, uma vez que ela se caracteriza pela retirada de um recurso natural de seu ambiente.

Onde são encontrados os minérios?

A maior parte dos minérios, em sua forma sólida, é encontrada em regiões geológicas chamadas de escudos cristalinos (também conhecidos como crátons e maciços antigos).

Essas localidades apresentam rochas magmáticas e metamórficas (como basalto, granito e mármore), e junto a elas existe uma grande quantidade de minerais preciosos. Nas bacias sedimentares — um outro tipo de formação geológica —, a atividade mineradora encontra o petróleo, o gás natural, o carvão mineral e o calcário.

A formação de jazidas minerais na natureza é muito longa, podendo levar milhões de anos para acontecer, mas pode esgotar-se em um curto período de tempo, dependendo da localidade.

Tipos de mineração

Os tipos de mineração são conhecidos como métodos de lavra, que se referem às técnicas aplicadas na extração do minério. Esses métodos levam em consideração as características da área em que será realizada a atividade, como forma, profundidade do minério e aspectos geológicos. Nesse momento, são considerados também aspectos econômicos, sociais e ambientais, bem como questões de segurança e higiene, a fim de manter a vida útil da mina.

Os dois principais métodos são:


A lavra a céu aberto consiste em explorar o minério que se encontra em depósitos de menor profundidade.

 

Lavra a céu aberto

É o método de extração de minério que se encontra em depósitos próximos à superfície. Há, normalmente, exploração do minério até o esgotamento da mina.

Os principais exemplos desse método são:

- Encostas;

- Cavas;

- Fatias;

- Lavra por dissolução.


A lavra subterrânea consiste na exploração de minério que se encontra em depósitos de maior profundidade.

 

Lavra subterrânea

É o método de extração do minério que se encontra em depósitos afastados da superfície. Serviços de topografia auxiliam nesse tipo de método.

Os principais exemplos desse método são:

- Realces autoportantes;

- Realces encaixantes;

- Abatimento.

Mineração no Brasil

O Brasil é um dos principais países no que diz respeito à mineração, por possuir uma zona territorial muito grande. É considerado um país com enorme potencial no setor de mineração e, de acordo com o Departamento Nacional de Produção Mineral, produz cerca de 70 substâncias minerais. Há ouro em várias partes da região amazônica; ferro, cobre e alumínio, no Pará e em Minas Gerais; petróleo, nas regiões Sudeste e Nordeste; e carvão mineral, na região Sul.

Leia também: Os bandeirantes e a mineração no Brasil

Segundo o Instituto Brasileiro de Mineração, o Brasil conta com mais de oito mil empresas mineradoras, que se distribuem entre as regiões, e mais de três mil minas. A Região Sudeste é o local onde essas empresas concentram-se mais, seguida pela Região Sul. A região que apresenta o menor número de empresas é a Região Norte.

  • Indústrias de mineração no Brasil

O país também possui duas das maiores empresas do mundo na área da mineração: a Petrobras e a Vale do Rio Doce, essa última é considerada a segunda maior empresa de mineração do mundo. A Vale (como é atualmente chamada) já foi uma empresa estatal, isto é, pertencia ao poder público, mas foi privatizada em 1997. Já a Petrobras, apesar de ter parte de suas ações vendidas, continua pertencendo ao Estado.

Há também outras grandes empresas no país:

- Samarco

- CBMM

- Alunorte

- Namisa

- Magnesita

- Votorantim

- Hispanobras

Principais minérios encontrados no Brasil, de acordo com a pesquisa feita pela Academia Brasileira de Ciências:

Amianto

Carvão

Cobre

Bauxita

Ferro

Nióbio

Ouro

Estanho

Níquel

Mineração do ouro


A mineração do ouro, quando feita de maneira inadequada, pode provocar inúmeros problemas ambientais, como a contaminação do solo.

A exploração do ouro remonta aos tempos do Brasil Colônia. O ouro era encontrado nos estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, e descobertas recentes afirmam que havia ouro também em São Paulo.|1|

Antigamente, os mineradores que iam em busca do ouro procuravam-no, contando com a sorte, em meio aos leitos dos rios e rochas. À medida que a tecnologia foi avançando, novas técnicas de exploração e extração do ouro tornaram a mineração mais precisa.

A exploração do minério varia segundo as características geológicas do depósito. Se a jazida encontrar-se próxima à superfície, será aplicado o método de lavra a céu aberto. Caso encontre-se mais distante da superfície, o método aplicado será o de lavra subterrânea.

Resumidamente, a mineração do ouro acontece da seguinte maneira: Estudos topográficos são realizados na área, a fim de analisar-se as amostras do minério antes de iniciarem-se as perfurações. A segunda etapa refere-se à extração do minério, seguida pela terceira etapa, conhecida como beneficiamento.

Essa última etapa representa a preparação do minério por meio da britagem (processo em que o minério é reduzido em pedaços menores.); do peneiramento (processo em que se separa os grandes dos pequenos pedaços); da moagem (processo em que o minério é misturado em pó fino. A mistura resultará em um minério mais fino conforme as horas que durar a mistura); e da classificação (processo em que partículas grosseiras são separadas das partículas finas).

Finalizada a etapa de beneficiamento, inicia-se a fase de concentração, podendo esta ser gravítica ou por meio da flotação.

Impactos ambientais causados pela mineração


Tragédia em Brumadinho confirmou 180 mortos e mais de 100 pessoas desaparecidas. (Créditos: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.)

A mineração, apesar de ser considerada uma atividade econômica bastante importante, possui alguns problemas. A maior parte deles é no campo ambiental, uma vez que a atividade mineradora pode agredir o solo, provocar erosões e, quando realizada em regiões florestais, ampliar o desmatamento.

Além disso, há problemas sociais causados: pelo desemprego gerado pelo esgotamento das jazidas minerais; pelo abandono dessas pelas empresas mineradoras, gerando problemas de conservação do espaço geográfico; e pela poluição sonora causada pelas explosões nas minas.

O Brasil conta com órgãos de fiscalização, concessão e cumprimento das leis, como o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério de Minas e Energia, o Serviço Geológico do Brasil e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Quando empresas não cumprem as regras determinadas por lei, esses órgãos atuam de maneira coerciva. Sendo assim, é de responsabilidade das empresas mineradoras aterem-se às questões de segurança considerando qualquer possível impacto social ou ambiental.

Um dos mais recentes problemas relacionados à atividade mineradora no Brasil causou um enorme impacto socioambiental. Dois grandes crimes ambientais ocorreram no estado de Minas Gerais envolvendo a empresa Vale, cujas barragens romperam-se, primeiramente, na cidade de Mariana, em 2015, e, posteriormente, na cidade de Brumadinho, em 2019.

Leia mais: Rompimento da barragem em Mariana

O rompimento dessas barragens, que continham rejeitos da atividade de mineração na área, provocou mortes; perda de biodiversidade; contaminação do solo e dos recursos hídricos; cidades foram destruídas; pessoas encontram-se desaparecidas; e ainda há controvérsias a respeito da responsabilidade da empresa perante esse enorme desastre.

Resumo

  • Mineração é a atividade econômica e industrial que compreende as etapas de pesquisa, exploração, extração e beneficiamento de minerais.

  • A mineração é de suma importância para o desenvolvimento socioeconômico de uma sociedade.

  • Os minérios são encontrados em regiões geológicas chamadas escudos cristalinos.

  • Existem diversos métodos de mineração. Os mais conhecidos são a lavra a céu aberto e a lavra subterrânea.

  • O Brasil é um dos países mais ricos em recursos minerais e produz cerca de 70 substâncias.

  • A Região Sudeste é a região do país que mais concentra empresas mineradoras.

  • A mineração é associada a diversos impactos ambientais negativos, como agressão ao solo, desmatamento, poluição visual, sonora e do ar.

A mineração compreende a atividade de pesquisa, exploração, extração e beneficiamento de minério, sendo de suma importância para a sociedade. A mineração compreende a atividade de pesquisa, exploração, extração e beneficiamento de minério, sendo de suma importância para a sociedade.
Por Rodolfo F. Alves Pena , Rafaela Sousa

Você pode se interessar também

Ciências

Problemas ambientais brasileiros

Geografia

Extrativismo

Geografia

Modificações do Solo

Geografia

Ação antrópica

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.