Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Erosão

O conceito de erosão e suas principais causas e características.

Erosão do solo em área urbana* Erosão do solo em área urbana*

Observe a imagem acima. Nela podemos perceber que há um desgaste do solo, provavelmente feito pela passagem da água ao longo do tempo, o que provocou a formação de grandes buracos na rua, atrapalhando o fluxo das pessoas e impedindo a passagem de veículos. Trata-se de um exemplo de erosão.

Mas o que é erosão?

A erosão não é apenas a formação de “buracos” no solo. Na verdade, erosão é todo e qualquer desgaste dos solos e das rochas em que há o transporte de pequenos detritos de um lugar para outro. Por isso, as erosões podem variar desde a retirada de uma pequena camada de terra no chão até a formação de verdadeiras crateras.

O homem é responsável pela erosão?

A erosão é um processo natural, ou seja, ela já existe na natureza sem a interferência do homem. Porém, à medida que o ser humano altera a composição da superfície terrestre, ele pode intensificar a erosão e os seus efeitos, provocando graves prejuízos ao solo.

Quais são os fatores que provocam as erosões?

As erosões, em geral, são provocadas pelos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo, como a água, os ventos, o clima e muitos outros elementos.

A água, por exemplo, vai “fazendo caminhos” no solo por onde ela passa. Temos aí mais um exemplo de erosão, provocada por um dos principais agentes de transformação do relevo. Um outro caso é quando as enxurradas removem ou “lavam” a camada superficial do solo, processo chamado de lixiviação ou erosão laminar.

Além da água, o vento também atua no processo de erosão. Observe:


Formação rochosa encontrada no deserto do Saara

Essa forma de relevo é resultante da ação do vento durante centenas ou até milhares de anos. Aos poucos, as formações rochosas vão sendo “esculpidas” e, assim, erodidas. O mesmo acontece, às vezes, com os solos, principalmente quando eles estão completamente expostos.

Compreender a ação dos processos erosivos ajuda-nos a evitar os problemas por eles causados e também a compreender o papel que eles exercem na formação do relevo terrestre.

____________________________

*Créditos da imagem: Wikimedia Commons


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

 

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Datas Comemorativas

21 de março - Dia Internacional das Florestas

Geografia

Assoreamento

Geografia

Desmatamento: causas e consequências

Ciências

Importância das matas ciliares

Últimos artigos

Crise de 1929

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo. Foi iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Retângulo

O retângulo possui quatro lados e todos os ângulos internos medindo 90°. Essa forma geométrica está muito presente no cotidiano, como na face de caixas e nas paredes.

Paralelepípedo

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui todas as faces com paralelogramos. Essa forma pode ser percebida nos prédios e em caixas de sapatos.

Hiena

Hiena é um animal encontrado na África e na Ásia, bastante conhecido por seu hábito de se alimentar de carniça. Existem atualmente três espécies diferentes de hienas.